Você conhece o novo conceito de liderança, chamado de liderança 4.0? Esse conceito surgiu devido a quarta revolução industrial, também chamado de Indústria 4.0, para as organizações se manterem competitivas e inovadoras diante das novas tecnologias.
Para isso, a liderança 4.0 pode ser a chave para se destacar no mercado de trabalho e estabelecer uma cultura organizacional cada vez mais sólida nas organizações.
Nesse artigo, vamos entender como funciona essa nova liderança e como implementar esse conceito na sua empresa e nos seus colaboradores. Confira abaixo quais serão os tópicos abordados:
A liderança 4.0 é um novo conceito criado diante da transformação digital. Esse termo foi impulsionado por conta do avanço tecnológico e também pela constante mudança do ambiente, chamado de mundo VUCA.
Com isso, temos muitas inovações no mercado, mas vemos muitas tecnologias sendo consideradas ultrapassadas tão rapidamente. Por essa razão, pela velocidade com que as mudanças acontecem dentro de uma organização, é preciso se preocupar com a gestão de pessoas.
Uma aliança entre a inovação e as relações humanas dentro das empresas é uma das características de uma liderança 4.0. O autor do livro "A Quarta Revolução Industrial", Klaus Schwab, salientou que:
"Os bons líderes compreendem e dominam a inteligência contextual."
Ou seja, os líderes devem entender todo o contexto, para que seja possível alcançar melhores resultados da sua equipe no ambiente de trabalho. Isso está relacionado com instalar uma cultura na empresa.
A partir disso, o líder encontrará qual a melhor abordagem a fim de extrair e estimular as melhores habilidades de seus colaboradores.
Quando falamos de líder e liderança, existem algumas habilidades e características essenciais para que possa exercer esse papel com maior eficácia. Pensando nisso, ofereço para você um conteúdo incrível sobre soft skills.
A Websérie Soft Skills: As habilidades do profissional do futuro contém uma série de vídeos que irão te auxiliar a desenvolver algumas habilidades essenciais, como: a inteligência emocional, o trabalho em equipe e também o gerenciamento do tempo.
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E aí, já garantiu o seu acesso a essa websérie? Não perca esse conteúdo! Além dessas soft skills, um líder 4.0 possui algumas características referentes à relações humanas. No próximo tópico, vamos falar sobre quais as principais características para uma liderança 4.0. Vamos lá?
Para uma liderança 4.0, é preciso que o líder entenda que é essencial se preocupar ao mesmo tempo com a era digital e as relações saudáveis entre todos os colaboradores. Para isso, existem algumas qualidades desejáveis para esse líder, são elas:
Diante disso, para incorporar uma liderança 4.0 na sua empresa, é preciso compreender a importância das pessoas para o desenvolvimento da organização. Além disso, ao ocupar esse cargo ajuda as empresas na tomada de decisão mais certeiras.
Nesse tópico, vamos abordar três dicas para você implementar uma liderança 4.0 na sua empresa e fomentar esse conceito nos seus colaboradores.
O primeiro passo para implementar uma liderança 4.0 é papel da organização. É preciso compreender a importância do capital humano dentro da empresa.
Para isso, uma ótima estratégia é realizar o desenvolvimento dos seus colaboradores. Existem diversas formas para desenvolver as pessoas na sua empresa, por isso, invista em:
Essa estratégia fará com que a motivação e a produtividade da sua empresa aumente.
O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para adquirir uma liderança sólida. Não seria diferente para uma liderança 4.0, não é mesmo? Portanto, um líder 4.0 precisa estimular a alta performance de sua equipe.
Essa habilidade fará com que cada profissional se preocupe em aprimorar suas habilidades e características pessoais. Isso fará bem para os seus colaboradores não somente na vida profissional, mas também na sua vida pessoal.
Um bom relacionamento é essencial para que se instale uma liderança 4.0. Essa característica fará com que seja possível aplicar as outras dicas acima.
As vantagens de um bom relacionamento do líder com toda a equipe mantém o ambiente de trabalho mais harmônico. Para saber como anda o relacionamento de todos os seus colaboradores, uma ferramenta para isso é a pesquisa de clima.
A partir disso, para estreitar melhor essa relação, o líder 4.0 deve observar os seus colaboradores fora e dentro do ambiente colaborativo. Demonstrar humanidade, estar sempre perguntando se está tudo bem, são gestos para que se desenvolva a confiança com seu colaborador.
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:
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Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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