As transformações nos ambientes organizacionais exigem uma liderança emocional forte, ou seja, pessoas emocionalmente inteligentes, capacitadas para assumir os novos desafios e incertezas inerentes ao mundo VUCA.
Tendo em vista este contexto, a inteligência emocionalé uma habilidade necessária para um bom líder. Ter controle emocional e estimular o gerenciamento das emoções em seus liderados é de suma importância para um ambiente de trabalho saudável.
Ao longo deste artigo, vamos conversar um pouco sobre:
Uma frase bem clichê para motivar a leitura:
"Liderança não é um dom, mas sim uma habilidade como qualquer outra que pode ser aprendida e ensinada."
Liderança emocional é a liderança que se baseia nos pilares da inteligência emocionale os utiliza tanto para o benefício próprio, para conhecer e gerenciar as próprias emoções, quanto a aplica no seu relacionamento com os seus liderados, praticando a empatia, por exemplo.
Um bom líder é aquele que conhece e sabe administrar as suas emoções e, tendo conhecimento destas, sabe o impacto que elas podem causar em seus liderados, caso sejam mal geridas.
O líder emocional é aquele capaz de potencializar as características positivas de toda a sua equipe.
Os líderes desempenham um papel emocional muito importante dentro de uma organização. Ele é responsável por encaminhar as emoções de seus liderados para um caminho positivo, incentivando-os nos momentos necessários.
No ambiente corporativo, os profissionais são expostos a diversos fatores que podem gerar estresse, frustrações, sobrecarga e uma série de emoções negativas. Tudo isso pode gerar uma queda de produtividade e motivação na equipe, além da alta tendência ao home office, gerando também a necessidade de uma boa gestão de equipes à distância.
Existem 6 tipos de liderança emocional. Vamos conhecer quais são elas e suas características?
O conceito de liderança emocional foi criado por Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie Mckee em seu livro Primal Leadership.
Um bom líder conhece e domina cada um dos tipos de liderança emocional e sabe o momento certo de aplicar cada um deles.
Cada tipo possui as suas características particulares, porém todos são baseados na compreensão das emoções daqueles que estão ao seu redor.
Segundo os autores, os estilos de liderança emocional são:
A conotação de autoritarismo pode parecer ruim, porém, nesse contexto, esse tipo de liderança auxilia no alcance de metas e objetivos difíceis, ajudando a equipe competente e motivada a atingir resultados. Ele pode ter um efeito negativo, caso utilizado da maneira incorreta.
É o estilo de líder que se preocupa em alinhar os objetivos das pessoas com os da organização. Isso auxilia o colaborador a ser mais eficiente.
O estilo afetivo é aquele que cria um ambiente harmônico dentro da organização. Isso auxilia na resolução de conflitos, motiva a equipe em momentos difíceis e melhora o relacionamento entre as pessoas.
O estilo democrático valoriza a contribuição de cada integrante da equipe e é apropriado em momentos que necessitam de consenso.
O líder visionário compartilha as suas visões e os seus sonhos com as demais pessoas da equipe. Sua atitude proporciona um efeito muito positivo e é essencial para momentos de mudanças que exigem uma perspectiva nova com orientações claras, típicas de uma gestão transparente.
O líder direcionador é capaz de dar instruções claras em situações de emergência. O seu autocontrole é capaz de passar segurança para os demais membros da equipe.
Vamos conhecer agora as características de um líder emocional?
Um líder emocional possui características relacionadas a sua inteligência emocional, sendo elas:
O líder, que possui o seu autoconhecimento desenvolvido, tem certeza sobre as suas habilidades, o que dá segurança a ele e aos seus liderados em relação à tomada de decisão.
Quando temos uma boa relação com o nosso eu conseguimos, com maior facilidade, construir relações saudáveis com as pessoas.
O autocontrole é uma habilidade muito importante para um líder, pois ela o auxilia em situações de conflito.
Assim, ele consegue analisar a situação vivenciada e a responder de maneira assertiva.
Essa soft skilltambém é importante em momentos em que são necessários assumir a responsabilidade pelos seus atos. Um líder também comete erros e ele precisa assumir e não culpar a equipe.
Como manter uma equipe motivada se o próprio líder não possui brilho nos olhos pelo que faz?
É preciso ser resiliente e exercitar a adaptabilidade para alinhar os seus objetivos com o seu trabalho e não permitir que os obstáculos que aparecem no dia a dia afetem a produtividade da equipe.
Ser empático não é apenas se colocar no lugar do outro, mas sim ouvir a sua equipe de modo a ajudá-los no seu desenvolvimento.
Sabemos que uma organização é composta por pessoas e pessoas são movidas pelas emoções. Assim, é necessário estar disposto a conversar com a sua equipe, colocar em prática técnicas como o feedforward e o feedback para entender as particularidades de cada membro.
Para ser um bom líder, é importante exercitar a inteligência social. Isso o ajuda a gerir conflitos, ter uma comunicação assertivae a construir relações saudáveis e duradouras.
Agora que já sabemos as características de uma liderança emocional está na hora de dar o primeiro passo para colocá-la em prática. Não é mesmo?
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Alguns dos pontos abordados por Luis na entrevista foram:
E aí, o que achou da entrevista?
Ao longo deste artigo, aprendemos sobre o que é a liderança emocional e vimos que ela afeta a organização e os membros dela.
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Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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