O que é Liderança para Gestores?
Por que desenvolver a Liderança para Gestores?
Como desenvolver a Liderança para Gestores?
Quais características desenvolver em um líder?
Aprenda a desenvolver sua liderança

Saiba qual é a importância da Liderança para Gestores em uma empresa

A Liderança para Gestores é um elemento fundamental no mundo dos negócios e da administração. Aprenda sua importância e como desenvolvê-la na sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba qual é a importância da Liderança para Gestores em uma empresa

A liderança para gestores aborda a arte de influenciar, inspirar e orientar equipes em direção ao sucesso organizacional. Isso é feito através de estratégias de comunicação eficaz, tomada de decisões assertivas e habilidades interpessoais.

O gestor de uma empresa tem um poder muito grande em suas mãos: mudar completamente a cultura organizacional e trazer motivação para seus colaboradores. Desta forma, investir na liderança para gestores é muito importante.

Mas você sabe como funciona este processo? Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado sobre este tema, sendo eles:

  • O que é Liderança para Gestores?
  • Por que desenvolver a Liderança para Gestores?
  • Como desenvolver a Liderança para Gestores?
  • Quais características desenvolver em um líder?

Vamos à leitura?

O que é Liderança para Gestores?

A liderança para gestores é um treinamento que tem o objetivo de desenvolver os gestores de empresas.

Este tipo de treinamento tem a finalidade de auxiliar os líderes no desenvolvimento de suas competências e planos de ações, que são necessários para gestores de diversas áreas, empresas e negócios.

O treinamento pode ser realizado através de palestras, aulas online e atividades práticas, proporcionando aos gestores visão estratégica, autoconhecimento e como liderar de forma incrível.

Além disso, essas qualificações também permitem o desenvolvimento daquelas competências que são necessárias para aprender como encontrar as melhores formas de resolver um problema, independente de qual seja.

Só com essa introdução, você já deve estar pensando que a liderança para gestores é de extrema importância dentro de uma empresa. Mas, vamos conferir mais detalhadamente sobre isso?

Por que desenvolver a Liderança para Gestores?

O líder é aquela pessoa que pode mudar completamente o ambiente de trabalho e elevar para o patamar de alto desempenho, trazendo uma maneira mais dinâmica e produtiva para todo o time. Com certeza você já ouviu falar de gestores que foram capazes de transformar completamente uma empresa.

Ou seja, um bom líder, tem a habilidade de inspirar outras pessoas da equipe, buscando engajar e promover mudanças comportamentais com o fim de alcançar as metas do planejamento estratégico.

A liderança também é responsável por criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, que estimula entre os colaboradores a cooperação, e não a competição, que pode ser muito prejudicial para o time.

Desta forma, é possível garantir maior satisfação do time com o trabalho. Além de ter impactos na saúde e no bem estar dos funcionários.

E é exatamente por isso que é tão importante desenvolver o espírito de liderança nos gestores de sua empresa.

Agora você deve estar se perguntando, “mas, como fazer isso?”. Fique tranquilo, separamos o tópico seguinte exatamente para tratar deste assunto. Vamos conferir?

Como desenvolver a Liderança para Gestores?

Para desenvolver bons gestores, é preciso guiar estes profissionais para que desenvolvam várias competências. Veja a seguir como guiá-los da melhor forma.

1. Promova o autoconhecimento

O líder precisa se autoconhecer, saber seus pontos fortes e seus pontos fracos, para conseguir lidar com os desafios do dia a dia da melhor forma e determinar metas profissionais.

A partir do momento que estiver claro esses pontos, será necessário realizar um trabalho contínuo em busca de melhorar cada vez mais.

O autoconhecimento também contribui para uma maior aceitação de críticas, pois desta maneira, ele consegue encarar os feedbacks de uma melhor forma.

2. Foco na gestão de conflitos

Os líderes precisam ser capazes de mediar conflitos e resolver diferenças entre o time para conciliar interesses e tratar todas as partes de forma justa. Para isso, é fundamental que ele saiba ser imparcial e saiba conduzir a conversa.

Portanto, o treinamento de liderança deve focar no desenvolvimento da comunicação e das habilidades interpessoais. Para lidar com o conflito, os profissionais devem ser criativos e dispostos a buscar extrair alternativas dos obstáculos e ajudar a construir conselhos eficazes para todos.

3. Desenvolva a inteligência emocional no líder

Um bom treinamento de liderança para gestores deve incluir atividades que envolvam o aperfeiçoamento da inteligência emocional.

É necessário que o bom líder reconheça suas emoções e sentimentos e saiba lidar com eles de maneira equilibrada. Algo que vai diretamente de encontro com o autoconhecimento.

Ou seja, desenvolver a inteligência emocional, significa desenvolver também o autoconhecimento, a empatia, a gestão de pessoas, relacionamento e a autogestão.

4. Desenvolva suas habilidades de comunicação

As habilidades de comunicação são essenciais para se ter um bom relacionamento com o time, gerando processos mais eficientes.

Além disso, a comunicação é uma habilidade excelente para ajudar na tarefa de delegar atividades, pois as informações serão transmitidas de formas mais clara e assertiva.

Desta forma, é imprescindível que um treinamento de liderança para gestores tenham atividades que envolvam a competência de comunicação.

5. Desenvolva suas relações interpessoais

As lideranças em geral, precisam criar relacionamentos saudáveis com a equipe, superiores, clientes e parceiros.

Manter relações saudáveis cria um apoio para momentos difíceis, sendo possível criar cada vez mais uma rede de contatos sólida e de confiança.

Quais características desenvolver em um líder?

Além das competências mostradas acima, também existem outras características que são de extrema importância que os líderes tenham desenvolvido.

Conhecimento técnico

Quando pensamos em características de um líder, pensamos logo de cara sobre as soft skills, mas o conhecimento técnico também é um dos elementos essenciais para que a liderança cumpra suas responsabilidades.

Os líderes também precisam saber como funcionam os processos e como resolver problemas técnicos nas operações.

Obviamente, o líder não precisa ser um especialista no assunto, mas deve compreender os fundamentos das funções subordinadas para dar a direção certa. 

Essa base técnica também proporciona ao líder a segurança para fazer as demandas certas de sua equipe quando necessário, de acordo com temperamento e conhecimento de cada um.

Desta forma, acaba sendo muito interessante investir em treinamentos técnicos também.

Feedback

Muitas vezes o feedback é causa de nervosismo para diversos líderes. Porém, este é um dos momentos mais importantes entre líder e equipe. Quando feito de forma correta, ele cria um ambiente de confiança e traz diversos benefícios para o time.

O feedback pode ser tanto formal quanto informal, positivo ou negativo e nunca deve ser esquecido ou deixado de lado. É essencial que ele esteja enraizado na cultura da empresa.

Mentoria

A mentoria é um importante papel de um líder. Essa atividade ajuda a desenvolver futuros líderes. Como resultado, os líderes atuais podem se concentrar na execução de outras tarefas destinadas a promover a empresa.

Dessa forma, o treinamento de liderança também é repassado aos novos colaboradores que provavelmente assumirão novos desafios dentro da empresa.

Aprenda a desenvolver sua liderança

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.