O que é a liderança transformacional?
O que é a liderança transacional?
Liderança Transformacional X Liderança Transacional
Dica de Ouro

Conheça a liderança transformacional e a liderança transacional

Aprenda mais sobre a liderança transformacional e a liderança transacional e saiba mais sobre as suas características e diferenças.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Conheça a liderança transformacional e a liderança transacional

A liderança é o pilar de um bom empreendimento. Um bom líder conduz a sua empresa auxiliando vários setores para que juntos possam alcançar o crescimento gradual e eficaz da mesma.

O papel de um líder é muito importante pois além de servir de influencia para seus empregados ele tem a responsabilidade de gerir a empresa e fazer com que ela funcione adequadamente.

A liderança faz toda a diferença para uma empresa.

Pensando nisso, separamos um pouco sobre dois tipos de liderança para você saber mais, esses por sua vez são: a liderança transformacional e a liderança transacional.

Fique com a gente e saiba mais sobre o assunto nos seguintes tópicos:

  • O que é a liderança transformacional?
  • O que é a liderança transacional?
  • Liderança Transformacional X Liderança Transacional

Vamos lá?

O que é a liderança transformacional?

A liderança transformacional é o estilo de liderança que preza muito pelo carisma e considera o mesmo um elemento crucial para um bom tipo de líder.

Segundo a teoria da liderança transformacional, os líderes transformacionais precisam ser guiados por seus valores e ética, para assim, conquistar os seus empregados por meio de um discurso persuasivo com uma base humana e emocional.

Para James MacGregor Burns, grande estudioso sobre o conceito de liderança transformacional, o carisma viria em forma de uma maneira ideal para influenciar os demais em prol de alcançar os mesmos objetivos organizacionais em coletividade.

Nesse tipo de liderança, criar uma visão positiva sua para os seus funcionários é ideal para que eles ajam com respeito e entusiasmo.

Para gerir uma empresa, é necessário habilidades interpessoais e muita inteligência emocional.

Um líder transformacional trabalha para direcionar os seus empregados em um mesmo propósito.

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

5 práticas exemplares de Liderança, baixe agora!


Legal não é mesmo? Fique com a gente e saiba mais também sobre o que é a liderança transacional.

Veja só!

O que é a liderança transacional?

A liderança transacional é baseada em relações estritamente profissionais.

Nesse tipo de liderança a influência idealizada ao tipo de líder não influencia diretamente na gestão, pois o contato entre as partes tende a ser objetivo e o mínimo pessoal possível.

Dessa forma, os laços entre líder e funcionários costumam ser superficiais e separados por uma hierarquia impulsionada.

A liderança transacional tem como referência os líderes políticos, que prometem recompensas e adotam a reciprocidade, confiabilidade e o cumprimento das promessas como prioridade.

Um líder transacional se fundamenta nas relações para troca de interesses e é completamente objetivo.

Bernard M. Bass, criador da liderança transacional, salientava que os líderes transacionais estariam focados em orientar e direcionar os seus empregados para as metas empresariais e tarefas organizacionais a serem feitas.

Com o intuito de promover um maior crescimento e de preferência, em curto prazo, esse tipo de liderança funciona como um estímulo a se alcançar metas impostas e influenciar a maior produtividade dos funcionários.

Interessante, não é?

Continue com a gente e saiba mais sobre a diferença entre esses dois tipos de liderança.

Liderança Transformacional X Liderança Transacional

A diferença entre a liderança transacional e a liderança transformacional está ligada diretamente com a satisfação dos funcionários e a eficácia dos métodos utilizados por cada um para gerir as pessoas.

Na liderança transformacional é interessante salientar que sua metodologia se trata de mudar as estratégias e a cultura da empresa para que se ajustem melhor ao ambiente que as envolve.

A liderança transformacional pode ser agente da mudança que energiza e direciona os funcionários para uma nova visão estratégica como uma motivação inspiradora.

Já na liderança transacional a gestão se refere a ajudar os funcionários a se tornarem mais produtivos e satisfeitos na situação atual.

Dessa forma, as teorias comportamentais da liderança se referem a gerir os funcionários porque elas se concentram nos comportamentos do líder que melhoram o desempenho e o bem‐estar dos funcionários.

Visto isso, não estaria interessada nos comportamentos que movem a empresa e a unidade de trabalho em uma nova direção.

As empresas necessitam de líderes que gerenciem os funcionários e que transformem a unidade de trabalho ou organização.

A liderança transformacional é particularmente importante nas empresas que requerem alinhamento significativo com o ambiente externo.

Sem líderes transformacionais, as empresas estagnam e ficam gravemente desalinhadas com seus ambientes.

A liderança transacional melhora a eficiência organizacional, enquanto a liderança transformacional dirige as empresas para um direcionamento melhor.

Por fim, é importante conciliar essas duas formas de gestão em uma só.

Uma empresa precisa de líderes que inspirem os seus funcionários mas que também estimulem os seus processos de produção e criação para o seu crescimento.

Dica de Ouro

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores  irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!!

Liderança para Gestores

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.