A Linguagem Persuasiva é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para influenciar e convencer outras pessoas a adotarem uma determinada opinião, ideia, produto ou comportamento.
A linguagem persuasiva está presente na sociedade desde muito tempo.
A persuasão consiste em convencer e influenciar alguém a realizar certa ação ou a acreditar em algo. Ela é essencial principalmente no mundo dos negócios.
Continue neste artigo e saiba mais sobre a persuasão por meio dos seguintes tópicos:
Vamos começar?
A linguagem persuasiva é aquela que possui o objetivo de influenciar alguém a pensar ou a realizar alguma ação, por meio de argumentos bem embasados.
Ela busca convencer o seu interlocutor, custe o que custar. Dessa forma, o locutor busca conhecê-lo, suas paixões, suas crenças, sua história e, por meio disso, elaborar um pensamento estratégico para a produção do argumento e persuadi-lo.
Trata-se de um discurso ideológico, subjetivo e temporal. O convencimento é realizado de forma que o interlocutor não perceba que está sendo influenciado, mas sim, que está tomando as atitudes por conta própria.
De acordo com o professor Lionel Bellenger, a linguagem persuasiva é composta por 4Cs:
A linguagem persuasiva surgiu na Grécia Antiga, com a presença dos sofistas. Essas pessoas utilizavam da retórica e da dialética para ensinar os cidadãos, principalmente com o objetivo político.
Em seguida, o filósofo Aristóteles também desenvolveu sua estratégia de persuasão por meio da retórica a serviço do verdadeiro e do justo, como um “instrumento da opinião” - o interesse e o convencimento levam a ação.
Por fim, a lógica apresentou o Método Argumentativo, que pode ser dividido entre indução (conduz a argumentação do particular para o geral) e dedução (conduz a argumentação do geral para o particular).
Continue neste artigo e confira quais são os principais recursos expressivos da persuasão!
A linguagem persuasiva é composta por recursos expressivos que contribuem na argumentação e no convencimento do interlocutor. Confira a seguir alguns deles:
A utilização de conectivos permite a coesão de um argumento. Eles permitem a relação entre as frases e a produção de sentidos diferentes.
Os conectivos podem produzir efeitos de inclusão, exclusão, retificação, relevância, consequência, sucessão, hipótese, certeza, intenção, entre outros.
A utilização de figuras de linguagem no discurso é essencial para a produção de sentidos entre o locutor e o interlocutor, facilitando a compreensão do último em relação ao argumento.
Algumas delas são metáforas, metonímias, comparações, analogias, hipérboles, eufemismos e paradoxos.
O emprego do modo imperativo no discurso é um dos tópicos mais comuns da linguagem e da persuasão.
O seu objetivo persuasivo é pedir ou ordenar o interlocutor a realizar a ação proposta pelo locutor, facilitando o processo de convencimento.
A utilização de trocadilhos e de jogos de palavras é uma ótima estratégia para marcar o seu discurso na mente das pessoas.
Por requerer raciocínio lógico do interlocutor, ele demora mais tempo para processar os argumentos e, consequentemente, aderir ao pensamento do locutor.
O emprego de informações verídicas mostram credibilidade ao seu argumento, tornando-o uma autoridade no assunto.
Isso acontece porque os fatos, dados e estatísticas mostram relação direta com a realidade. Assim, o seu objetivo também é convencer o leitor ou interlocutor sobre o que você está comunicando.
As expressões corporais demonstram muito a confiança e a credibilidade de alguém. Dessa forma, é fundamental atentar-se à sua postura corporal, à sua expressão facial e aos seus gestos com as mãos.
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A persuasão está presente em vários gêneros da comunicação. Confira a seguir alguns deles:
As campanhas institucionais são responsáveis por apresentar a imagem de uma instituição, logo, utilizam da linguagem persuasiva para convencer o interlocutor da identidade organizacional da empresa e das ideias desejadas.
Os discursos políticos são um grande exemplo de linguagem persuasiva por consistir em argumentos que convençam os interlocutores a aderirem à sua ideia e, consequentemente, apoiar o candidato, seja por meio do voto ou da aceitação.
A linguagem persuasiva é fundamental em campanhas de vacinação, na qual o principal objetivo é convencer a população a se vacinar e, consequentemente, diminuir a ocorrência das doenças em uma região ou no país inteiro.
Os anúncios publicitários estão presentes nos meios de comunicação - e fora deles - para persuadir o interlocutor a adquirir um produto ou um serviço.
O anúncio publicitário é um dos principais exemplos de como ser efetivo com a linguagem persuasiva.
Veja agora algumas dicas de como aplicar a linguagem persuasiva em seu dia a dia:
Antes de iniciar qualquer comunicação persuasiva, é importante entender quem são as pessoas com as quais você está se comunicando. Conheça seus interesses, desejos e necessidades para adaptar sua mensagem de acordo.
Construa seus argumentos de forma lógica e clara. Apresente fatos, estatísticas e exemplos relevantes para respaldar suas ideias e torná-las mais convincentes.
As emoções desempenham um papel fundamental na tomada de decisão. Ao usar a linguagem persuasiva, tente despertar emoções positivas e relacionadas ao seu objetivo. Isso pode ser feito por meio de histórias impactantes, metáforas ou palavras que evocam sentimentos específicos.
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Foque nos benefícios que sua proposta ou ideia trará para a outra pessoa. Mostre como ela resolverá um problema, trará vantagens ou melhorará uma situação atual.
Utilize recursos como repetição de ideias-chave, argumentação baseada em autoridade ou credibilidade, e antecipação de objeções para neutralizá-las antes que sejam levantadas.
Mostre interesse genuíno pelas opiniões e perspectivas dos outros. Ouça com atenção, valide suas preocupações e necessidades. Isso cria uma conexão mais forte e facilita o processo persuasivo.
A linguagem corporal também desempenha um papel importante na persuasão. Mantenha uma postura confiante, faça contato visual, utilize gestos e expressões faciais que transmitam segurança e assertividade.
Lembrando que a persuasão deve ser utilizada de forma ética e responsável, respeitando as opiniões e escolhas das outras pessoas.
Pratique essas habilidades no seu dia a dia e busque aprimorar sua capacidade de se comunicar de maneira persuasiva, sempre com o objetivo de construir relacionamentos e alcançar resultados positivos.
Tornar-se persuasivo é um grande desafio da comunicação. Conhecer o público-alvo, sua história, seus sentimentos e o contexto em que vive é fundamental para a realização de uma linguagem persuasiva adequada e efetiva.
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Além disso, é essencial desenvolver as habilidades relacionadas aos recursos expressivos, possibilitando o embasamento dos argumentos e em consequência, a credibilidade e o convencimento.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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