Cada vez mais as empresas estão investindo em estratégias e ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), para melhorar o tráfego orgânico e como consequência a taxa de conversão. Uma das maneiras de se fazer isso, é através de links dofollow!
Sendo que a conquista de links dofollow é uma das melhores práticas dentro do SEO off-page.
Apesar do nosso foco aqui ser outro, não podemos esquecer da criação de links internos, sendo uma ótima estratégia para fazer com que o usuário continue navegando dentro de seu site.
Ficou curioso em saber mais sobre links dofollow? Continue lendo este blog post! Separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
Os links dofollow são os tipos de links que passam o voto de confiança e autoridade, normalmente chamados de link juice, para a página da internet para o qual ele está vinculado. Por padrão, todos os links são dofollow.
Obter um link dofollow de seu site no site de outras pessoas, é uma ótima forma de ranqueá-lo no Google, sendo uma das principais estratégias de SEO.
Caso você crie um link referenciando outro site, você está dando para ele o que chamamos de backlink.
Caso uma página ou site tenha recebido muitos links dofollow, em breve ela irá ganhar autoridade perante o Google, fazendo com que o site alcance o topo mecanismo de busca mais rapidamente.
E é exatamente por isso que dentro da estratégia de link building, os profissionais buscam ganhar links dofollow, para que seu site consiga uma alta autoridade e ganhe impulso.
Agora você entendeu o que são os links dofollow, mas que tal entender mais a fundo para o que ele serve? Isso é o que vamos conferir no tópico seguinte.
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Em geral, quando um link aparece dentro de um conteúdo web, sua função é trazer referência ao assunto tratado, com o objetivo de complementar a experiência do usuário que está navegando na página.
Quando isso ocorre, todas as partes (incluindo o usuário) são beneficiadas, o site dono da página consegue deixar seu conteúdo mais completo, o usuário pode aprofundar ainda mais seu conhecimento e o site referenciado ganha mais autoridade de domínio, alcançando melhores posições nos mecanismos de busca.
A autoridade de domínio é um indicador que serve para verificar se um determinado domínio ou site é confiável e relevante para seu público. Caso seja, ele tenderá a se destacar sempre quando alguma palavra-chave referente a ele for pesquisada.
De modo geral, o resultado de uma boa autoridade é a ascensão do site dentro da SERP (página de resultados dos mecanismos de busca), e como consequência, o aumento do tráfego orgânico e conversão.
Parece ser muito vantajoso ter outros sites referenciando o seu através de links dofollow, não é mesmo? Mas como conseguir esses links?
Esta acaba sendo uma dúvida muito comum entre os profissionais de SEO e entre as empresas que estão começando a implementar a otimização nos mecanismos de busca. Pois, quanto mais sites confiáveis apontam para o seu, melhor será para você os indicadores.
A principal dica aqui, é criar o melhor conteúdo possível sobre um assunto.
O conteúdo deve necessariamente ser útil e pertinente para o usuário que está acessando, desta forma, maiores serão as chances dele estar nas primeiras posições do Google, fazendo com que os outros sites passem a referenciar o seu conteúdo, tratando como alguém que realmente sabe do assunto.
Uma outra forma de conseguir aumentar sua autoridade através dos links dofollow, é trabalhando com o Guest Post. Alguns sites e blogs permitem que outras pessoas escrevam conteúdos para eles, com o objetivo de aumentar o número de conteúdos. Em troca disso, é possível inserir links no artigo que redirecionam para seu site.
Sendo assim, procure escrever guests posts para os sites que possuam grande autoridade e com algum tipo de ligação com o nicho de sua empresa.
Além dos links do follow, também existem os links nofollow. Você sabe o que são eles? Não? Fique tranquilo, vamos explicá-los no tópico seguinte, mostrando a diferença entre os dois.
A principal diferença entre um link dofollow e um link nofollow é como o relacionamento entre o site onde o link está inserido e o site referenciado é estabelecido.
Quando um site recebe um dofollow backlink, os buscadores entendem rapidamente que existe uma relação de confiança entre os domínios que estão vinculados.
Ele acha que o site vinculado é uma boa referência, pelo menos para aquele em que o link foi inserido, e pode concluir que deveria ser visto por mais pessoas.
Isso acontece principalmente quando o site de referência tem muita autoridade. Os sites referidos através do link têm uma autoridade ligeiramente maior e chances de ocupar uma posição mais alta nos rankings de resultados.
Alguns sites simplesmente não querem tomar partido no relacionamento. Eles concordaram em inserir o link para melhorar a experiência de leitura, mas modificam o código HTML do link para inserir a nofollow tag.
Portanto, eles se comunicam com o algoritmo do Google que não considera que este link seja usado para fins de classificação, indicando que não confiam na informação que o site ao qual estão vinculando.
As razões para esta decisão são variadas. Algumas mídias, principalmente as maiores, afirmam não conseguir verificar todos os links que recebem nas sugestões de conteúdo, portanto, acabam padronizando as suas publicações, adotando nofollow 100% das vezes, porém isso não é uma decisão totalmente correta.
O link nofollow foi originalmente indicado pelo Google para uso em publicidade, afiliados. No entanto, o uso excessivo dessa propriedade, principalmente em grandes portais, resultou em uma navegação prejudicada pelos robôs do Google.
E por isso que o Google recentemente começou a tratar o nofollow backlink como uma "dica" de autoridade.
Sendo assim, hoje em dia, tanto os links dofollow quanto os nofollow acabam passando algum tipo de autoridade, mesmo que os nofollow sejam em proporções bem menores.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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