Como funcionam as lojas autônomas do Carrefour?
Como surgiu a necessidade da criação da loja autônoma?
Como é realizada a segurança de uma loja autônoma?

Entenda como funcionam as lojas autônomas criadas pelo Carrefour

Saiba agora mesmo como são realizadas as compras nas lojas autônomas no Carrefour e como é possível ter segurança em um local sem atendentes.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Entenda como funcionam as lojas autônomas criadas pelo Carrefour

O Carrefour é uma rede de hipermercados fundada na década de 1960, na França. Possui inúmeras lojas pelo mundo e a primeira delas que foi instaurada no continente americano, está no Brasil.

Recentemente, o Carrefour anunciou a inauguração de duas lojas autônomas, ou seja, lojas sem atendentes, no Brasil. Uma delas está localizada em São Bernardo do Campo, em um condomínio residencial, e a outra na grande São Paulo.

De acordo com a companhia, ela é a primeira do ramo varejista a apostar nesse modelo.

O diretor de Inovação do Carrefour, Luiz Rufino, disse em entrevista ao TecMundo que a novidade está baseada na aproximação do cliente, conforto e experiência fluida, tendo as pessoas como centro da estratégia.

Quer entender mais sobre o assunto? Então permaneça com a gente, porque vamos abordar neste artigo os seguintes tópicos:

  • Como funcionam as lojas autônomas do Carrefour?
  • Como surgiu a necessidade da criação da loja autônoma?
  • Como é realizada a segurança de uma loja autônoma?

Ficou curioso(a)? Então vamos lá!

Como funcionam as lojas autônomas do Carrefour?

Para realizar as compras em uma das lojas autônomas do Carrefour, localizadas na grande São Paulo ou em São Bernardo do Campo, o cliente precisa baixar o aplicativo “Meu Carrefour” em seu smartphone.

O aplicativo possui uma função chamada “Scan & Go” que vai ler o QR Code localizado na entrada da loja.

Os produtos da compra também precisam ser escaneados pelo celular e, em seguida, vão entrar para um “carrinho virtual”. O valor da compra é atualizado em tempo real e o pagamento é aceito apenas em cartão de crédito.

Terminadas as compras é necessário, novamente, utilizar o QR Code, que vai liberar a saída do estabelecimento.

Como surgiu a necessidade da criação da loja autônoma?

A necessidade de criar lojas autônomas no Brasil surgiu da vontade de resolver um problema que as pessoas enfrentam todos os dias ao fazer suas compras: filas gigantes e demoradas.

Segundo Luiz Rufino, diretor de inovação do Carrefour, essa experiência não agrega nenhum valor para o consumidor e faz com que percam bastante tempo nos caixas das lojas.

Em São Paulo, por exemplo, o trânsito já é sempre um fator que faz com que o consumidor perca um tempo valioso na sua jornada cotidiana. Então, oferecer a ele uma opção simples, dinâmica e fluida nas compras seria um grande passo para a inovação.

E, embora as lojas autônomas possam ser uma tendência, a companhia entende que, no futuro, seus funcionários terão outras habilidades. Eles vão precisar ajudar os clientes com a tecnologia utilizada e dar mais acesso às informações dos produtos, por exemplo.

As lojas autônomas do Carrefour são um teste e o modelo vai seguir recebendo feedbacks e adicionando melhorias.

Como é realizada a segurança de uma loja autônoma?

A segurança de uma loja autônoma é feita com o auxílio de ferramentas digitais e o ambiente em que as lojas estão inseridas. No caso do Carrefour, uma das lojas está localizada em um prédio comercial e a outra em um condomínio fechado.

Além disso, as lojas possuem o controle de quem entra e quem sai por meio do aplicativo “Meu Carrefour”.

Dessa forma, a aposta é que o próprio cliente já faça parte dessa segurança com seu smartphone, já que para efetuar uma compra é preciso fornecer o código do cartão de crédito também.

E, se mesmo assim, as lojas sofrerem algum tipo de fraude, a empresa realiza um acompanhamento bem próximo de cada compra que é feita no local.

Os produtos vendidos são aqueles que possuem em uma conveniência: frios, produtos de higiene, refrigerantes, biscoitos, entre outros.

Então, o Carrefour afirma que conhece o ticket médio das lojas e que não é de costume o cliente realizar compras muito caras. Nesse sentido, se acontecer algo parecido, já ficam sob alerta.

E você? Gostaria de ter uma loja autônoma no seu bairro?

Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das atualidades e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular, participe agora do nosso canal do telegram, clicando na imagem abaixo!

Canal do Telegram

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.