O Carrefour é uma rede de hipermercados fundada na década de 1960, na França. Possui inúmeras lojas pelo mundo e a primeira delas que foi instaurada no continente americano, está no Brasil.
Recentemente, o Carrefour anunciou a inauguração de duas lojas autônomas, ou seja, lojas sem atendentes, no Brasil. Uma delas está localizada em São Bernardo do Campo, em um condomínio residencial, e a outra na grande São Paulo.
De acordo com a companhia, ela é a primeira do ramo varejista a apostar nesse modelo.
O diretor de Inovação do Carrefour, Luiz Rufino, disse em entrevista ao TecMundo que a novidade está baseada na aproximação do cliente, conforto e experiência fluida, tendo as pessoas como centro da estratégia.
Quer entender mais sobre o assunto? Então permaneça com a gente, porque vamos abordar neste artigo os seguintes tópicos:
Ficou curioso(a)? Então vamos lá!
Para realizar as compras em uma das lojas autônomas do Carrefour, localizadas na grande São Paulo ou em São Bernardo do Campo, o cliente precisa baixar o aplicativo “Meu Carrefour” em seu smartphone.
O aplicativo possui uma função chamada “Scan & Go” que vai ler o QR Code localizado na entrada da loja.
Os produtos da compra também precisam ser escaneados pelo celular e, em seguida, vão entrar para um “carrinho virtual”. O valor da compra é atualizado em tempo real e o pagamento é aceito apenas em cartão de crédito.
Terminadas as compras é necessário, novamente, utilizar o QR Code, que vai liberar a saída do estabelecimento.
A necessidade de criar lojas autônomas no Brasil surgiu da vontade de resolver um problema que as pessoas enfrentam todos os dias ao fazer suas compras: filas gigantes e demoradas.
Segundo Luiz Rufino, diretor de inovação do Carrefour, essa experiência não agrega nenhum valor para o consumidor e faz com que percam bastante tempo nos caixas das lojas.
Em São Paulo, por exemplo, o trânsito já é sempre um fator que faz com que o consumidor perca um tempo valioso na sua jornada cotidiana. Então, oferecer a ele uma opção simples, dinâmica e fluida nas compras seria um grande passo para a inovação.
E, embora as lojas autônomas possam ser uma tendência, a companhia entende que, no futuro, seus funcionários terão outras habilidades. Eles vão precisar ajudar os clientes com a tecnologia utilizada e dar mais acesso às informações dos produtos, por exemplo.
As lojas autônomas do Carrefour são um teste e o modelo vai seguir recebendo feedbacks e adicionando melhorias.
A segurança de uma loja autônoma é feita com o auxílio de ferramentas digitais e o ambiente em que as lojas estão inseridas. No caso do Carrefour, uma das lojas está localizada em um prédio comercial e a outra em um condomínio fechado.
Além disso, as lojas possuem o controle de quem entra e quem sai por meio do aplicativo “Meu Carrefour”.
Dessa forma, a aposta é que o próprio cliente já faça parte dessa segurança com seu smartphone, já que para efetuar uma compra é preciso fornecer o código do cartão de crédito também.
E, se mesmo assim, as lojas sofrerem algum tipo de fraude, a empresa realiza um acompanhamento bem próximo de cada compra que é feita no local.
Os produtos vendidos são aqueles que possuem em uma conveniência: frios, produtos de higiene, refrigerantes, biscoitos, entre outros.
Então, o Carrefour afirma que conhece o ticket médio das lojas e que não é de costume o cliente realizar compras muito caras. Nesse sentido, se acontecer algo parecido, já ficam sob alerta.
E você? Gostaria de ter uma loja autônoma no seu bairro?
Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das atualidades e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular, participe agora do nosso canal do telegram, clicando na imagem abaixo!
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!