Você já deve ter percebido como o mundo vêm passando por uma grande mudança e modernização nos últimos anos, o que chamamos de Mundo VUCA. A maior evidência dessa modernização é a ascensão das maiores empresas de tecnologia do mundo do final do século XX até os dias atuais.

Podemos comprovar essa ascensão tanto pela presença de tais marcas no dia a dia das pessoas, quanto pelo valor de mercado delas que cresce dia após dia.

Para tentar entender o crescimento exponencial do ramo, vamos nos aprofundar no seguinte tópico:

  • Quais são as 9 maiores empresas de tecnologia do mundo?

Preparada(o) para descobrir quais empresas fazem parte dessa lista? Confira a seguir!

 

Quais são as 9 maiores empresas de tecnologia do mundo?

 

Trouxemos aqui a lista das 9 maiores empresas de tecnologia do mundo de acordo com a Forbes. Além disso, te explicaremos também o que estas empresas de tecnologia realmente produzem e como se deu o crescimento das atuais maiores empresas do mundo.

Porém, antes de entrar na nossa lista, poderíamos analisar o tamanho de uma empresa por meio de diversas métricas, porém, a escolhida aqui foi uma média do valor de mercado delas, segundo a Forbes, a FXSSI e a Oficial da Net.

Sem mais delongas, vamos a elas:

 

1Microsoft

 

Avaliada pelo mercado em 1,4 trilhão de dólares, a Microsoft é atualmente a segunda empresa mais cara do mundo, perdendo apenas para a Saudi Aramco!

É pouco provável que você não conheça um pouco da história da marca, mas se este for o caso: a Microsoft é a responsável por desenvolver os primeiros softwares que viabilizaram os computadores domésticos (computadores didáticos, intuitivos e fáceis de usar).

E isto quer dizer que a empresa é responsável por desde os sistemas operacionais da maioria dos computadores espalhados ao redor do mundo, até muitos dos programas que utilizamos dentro destes sistemas operacionais como ExcelPower BI e outros do Pacote Office.

 

2Apple

 

Já a Apple está sendo avaliada por 1,3 trilhão de dólares pelo mercado.

A Apple vem ocupando o primeiro lugar dessa lista por muito tempo, porém recentemente perdeu a posição após alguns lançamentos que não foram tão bem quanto o esperado.

Apesar disso, a empresa tem suma importância para a história dos aparelhos eletrônicos e das tecnologias de informação e de comunicação.

Não há quase ninguém que não conheça a marca da maçã mordida. Isso se deve pela participação também pioneira no mercado de computadores domésticos e, principalmente, por sua linha de produtos móveis (iPhone e iPad).

 

3. Amazon

 

A Amazon tem valor de mercado de aproximadamente 1,2 trilhão de dólares, chegou a ser a empresa mais cara do mundo, atuando na área de varejo de uma maneira muito disruptiva.

A marca cresceu no mercado varejista com técnicas de dumping para crescimento do seu e-commerce e expandiu suas áreas de atuação também para a computação em nuvem, serviços de streaming inteligência artificial.

 

4. Alphabet

 

Este pode ser o primeiro nome da nossa lista que você não conhece.

Mas, calma, este é apenas o novo nome oficial da holding que criou o Google e que, hoje em dia, proporciona serviços muito além do bom e velho mecanismo de busca, pelo qual provavelmente você chegou a este artigo.

Entre estes serviços podemos citar o Google Drive, o Google Docs, o Google Sheets, o Android, o Google Maps, o Google Meet e etc.

Tudo isso faz com que o valor de mercado da holding gire em torno dos 900 bilhões de dólares.

 

5. Facebook

 

A rede social que "sucedeu" o Orkut, vem sobrevivendo ao tempo muito mais do que qualquer um poderia prever. O valor de mercado do Facebook gira em torno de 580 bilhões de dólares.

E não só isso, a rede social é visitada por mais de 2 bilhões de usuários por dia, e seu valor de mercado reflete este fato, assim como o fato de a empresa gerar mais de 22 bilhões de dólares de lucro líquido anual somente com publicidade.

 

6. Alibaba Group

 

A empresa chinesa avaliada em torno de 550 bilhões de dólares pelo mercado trabalha com negócios baseados em e-commerce.

Sua área de atuação vai desde o B2B até vendas no varejo, pagamentos online, mecanismo de busca para compras e serviços de computação em nuvem.

 

7Tencent

 

No nosso sétimo lugar, está mais uma empresa de tecnologia e Internet, agora focada no setor de jogos, a Tencent.

A Tencent é também uma Holding de investimentos e entre seus serviços oferece: música, sistemas de pagamento, comércio eletrônico, portais, jogos para celular, redes sociais, jogos online multiplayer e outros serviços de Internet.

Entre seus jogos podemos citar: Arena of Valor.

A Tencent é avaliada em 510 bilhões de dólares pelo mercado.

 

8. Samsung

 

A Samsung é uma corporação sul-coreana, transnacional, que atua na área de tecnologia da informação e comunicação.

Como grande concorrente da Apple, no que diz respeito a computadores e aparelhos móveis, a Samsung tem seu valor de mercado estimado em mais de 300 bilhões de dólares.

No ano de 2018, foi a empresa que mais vendeu smartphones no mundo e trabalha ainda com: TVs, CDs, DVDs, câmeras fotográficas, discos rígidos, drives ópticos, home theaters, impressoras, entre outros.

 

9. Intel

 

A Intel Corporation (INTC) é mais uma empresa de tecnologia, que tem seus produtos espalhados ao redor de todo o mundo.

São grandes as chances de que você esteja utilizando um de seus microprocessadores neste exato momento, dentro do seu computador ou notebook.

A empresa atua ainda na produção de chips semicondutores e na expansão da tecnologia de nuvem.

O valor médio de mercado da Intel é de 260 bilhões de dólares.

As mudanças que essas empresas vêm gerando não são incríveis em termos econômicos, mas também elas têm sido responsáveis por mudanças em nosso cotidiano por meio de seus produtos e de seus serviços.

Por isso, elas podem ser grandes fontes de inspiração para você que sonha em empreender!

 

O importante é começar!

 

Nest artigo, você descobriu quais são as 9 maiores empresas de tecnologias atuais. Você pode perceber como produtos e serviços oferecidos podem revolucionar a maneira como conduzimos nossas vidas.

E você? Tem um sonho de um serviço ou de um produto e gostaria de impactar a vida das pessoas da mesma forma que as companhias que falamos acima?

Então, você precisa começar a sua trajetória de empreendedorismo. Para te ajudar nesse processo, trouxemos para você o curso Formação Empreendedora!

Nele, você aprenderá a definir um propósito e uma ideia, a medir o tamanho real de um mercado, a analisar e lançar um protótipo e a melhorar suas ideias!

Não perca essa chance e se inscreva agora!

Curso de formação empreendedora