Você tem uma ideia de negócio fantástica! Mas será que a sua ideia tem mercado? Pois é, não basta só ter uma grande ideia de negócio, ela tem de ser viável para se transformar em lucro para a sua empresa. Pensando nisso, o mapeamento de mercado pode te ajudar a validar suas ideias para construir uma empresa lucrativa.

Mas você sabe o que é mapeamento de mercado? Não? 

Então para te ajudar, neste artigo vou te ensinar:

  • O que é mapeamento de mercado?
  • Como fazer um mapeamento para seu negócio?
  • O que é Persona?

Então, continue lendo o artigo para obter todas essas respostas!

 

O que é mapeamento de mercado?

 

O mapeamento de mercado é um processo de medição e monitoramento do contexto em que seu empreendimento está envolvido no mundo dos negócios. Ele também pode ser utilizado na área de recursos humanos, na captação de profissionais em processos seletivos.

A pesquisa, neste último caso, é feita para descobrir o perfil da vaga e os profissionais que podem corresponder a ela.

Mas no que envolve a abertura de um negócio, o que você precisa saber é que o mapeamento de mercado envolve a pesquisa e coleta de dados de outras empresas do ramo e clientes. 

A seguir, vou te ensinar como fazer um mapeamento de mercado para seu negócio. Para te ajudar nisso, quero te oferecer uma planilha de Pesquisa de Mercado gratuita! 

Ela será uma ferramenta importante para que você saiba organizar as informações coletadas durante o mapeamento. Quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes e melhor a análise dessas informações, melhor será o desempenho do empreendimento.

Não perca tempo e baixe agora mesmo sua planilha.

 

Planilha de Pesquisa de Mercado

 

Agora, vamos aprender como fazer o mapeamento de mercado?

 

Como fazer um mapeamento de mercado para o seu negócio?

 

Agora que você já sabe o que é o mapeamento de mercado e qual o seu impacto, deve estar se perguntando o que é necessário para fazer esse mapeamento e como ele é feito.

Bem, a seguir vamos dividir em duas etapas esse processo, que envolvem: o entendimento do mercado em que seu negócio estará inserido e a compatibilidade do seu produto ou serviço com seu cliente.

 

1. Conhecendo o mercado

 

O primeiro passo para realizar o mapeamento de mercado é entender qual é o tipo de negócio que você está desenvolvendo. Estando atento a qual mercado ele se encaixa e o tamanho desse mercado.

Com essas informações bem definidas é hora de pesquisar!

Pesquise casos de empresas que são semelhantes à sua, aprenda com elas. Entendendo como elas cresceram e quais dificuldades tiveram. Você pode fazer isso com o auxílio do Google, ou por meio de palestras, reuniões e eventos.

Esse processo de comparação é denominado benchmarking, e ele pode ser de vários tipos, como: competitivo, colaborativo e interno. Para você saber mais sobre cada tipo de benchmarking e como realizá-lo, não deixe de acessar nosso artigo sobre o que é e como fazer um benchmarking.

 

2. Compatibilidade com o cliente

 

Outro passo importante para o mapeamento de mercado é entender qual é o perfil do seu cliente. 

Por meio dessa análise de perfil, você poderá tomar decisões em relação a seu produto ou serviço, de modo que seja mais compatível com as vontades e necessidades do seu público alvo.

Para ajudar no processo de mapeamento de perfil, você pode definir as personas do seu produto ou serviço. 

Se você nunca ouviu falar sobre esse termo, não se preocupe! A seguir te ensinarei sobre esse conceito, acompanhe.

 

O que é Persona?

 

A Persona, ou Buyer Persona, é a personificação detalhada de um perfil de cliente, construída a partir da coleta de informações sobre suas características e comportamentos. 

Por meio da coleta de dados você pode definir a Persona a partir das informações a seguir:

 

  • Nome, Idade, Formação;
  • Sonhos, competências, objetivos, desafios; e
  • Como sua empresa pode ajudá-la?

 

Seu negócio pode ter várias Personas e você deve pensar em estratégias para atuar com cada uma delas.

 

O que é persona?

 

Pronto para começar?

 

O mapeamento de mercado é o ponto de partida para aprimorar sua ideia de negócio. Por meio dele, você vai ter uma visão mais definida do seu ramo de atuação e do seu público-alvo.

Mas esse não é o único fator a ser levado em consideração quando pensamos em empreender. 

Pensando nisso, temos um curso completo de formação empreendedora! Neste curso você estará preparado para Compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio,  utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio. 

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