O que é Marca Pessoal?
Qual é o objetivo da Marca Pessoal?
Como definir sua Marca Pessoal?
Marca Pessoal x Marketing Pessoal
Dica de ouro!

O que é Marca Pessoal? Aprenda a definir a sua para se destacar!

Saiba neste artigo o que é a Marca Pessoal e de que forma ela garante que você consiga as melhores oportunidades para sua carreira.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Marca Pessoal? Aprenda a definir a sua para se destacar!

Você sabia que independente do seu perfil, a maneira que você se porta, veste, comunica e trabalha causa grande influência naquilo que as pessoas pensam de você e pode fazer grande diferença na hora de conseguir um cliente ou entrar em um novo trabalho? Existe um conceito que está por trás disso e ele é chamado de Marca Pessoal!

Hoje em dia diversas pessoas investem nesse conceito para que de fato tenham um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Além disso, existe um outro conceito que pode ser usado junto com o de marca pessoal que é o Marketing Pessoal, assunto que vamos abordar mais a frente no artigo.

Ficou interessado em aprender mais sobre este conceito? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:

●     O que é Marca Pessoal?

●     Qual é o objetivo da Marca Pessoal?

●     Como definir sua Marca Pessoal?

●     Marca Pessoal x Marketing Pessoal

  • Dica de ouro!

Vamos à leitura?

O que é Marca Pessoal?

A nossa Marca Pessoal é algo que as pessoas olham como nossa identidade, como elas nos enxergam e quais são as qualidades e personalidade que fazem associação conosco.

Em geral, a marca pessoal é um conceito que revela quem nós somos, o que valorizamos e o que podemos oferecer.

Um exemplo disso é quando somos colaborador de alguma empresa, nossos colegas de trabalho criam uma percepção sobre nós com base no que somos no dia a dia.

Portanto, é necessário entender a importância de cuidarmos da nossa imagem pessoal, porque as pessoas podem enxergar em nós uma imagem boa ou ruim, e é claro que queremos que elas enxerguem uma imagem positiva.

Veja no tópico seguinte qual é o objetivo e as vantagens que a construção de uma marca pessoal pode trazer para você.

Qual é o objetivo da Marca Pessoal?

O objetivo de construir uma marca pessoal é fazer com que as pessoas tenham uma boa percepção perante você, fazendo com que você se destaque no mercado de trabalho.

Desta forma, as marcas pessoais serão responsáveis por criar uma diferença competitiva com os empregadores e clientes.

Além de melhorar sua imagem, a marca pessoal também fará que seu talento seja reconhecido e destacado. Viu como construir a marca pessoal é essencial para com que você se conecte com outras pessoas, engaje a audiência e realize networking?

E que tal agora aprender como construir a sua marca pessoal? Aposto que você já está ansioso para isso. Vamos lá?

Como definir sua Marca Pessoal?

Embora pareça difícil definir a sua marca pessoal, não é! Saiba que não é necessário que você mude a sua personalidade , é necessário apenas que você alinhe os pontos e faça com que as pessoas te reconheçam como uma pessoa incrível.

Cuide da sua imagem

É fato que sua imagem diz muito sobre quem você é! Desta forma, é necessário que você realize uma análise completa de sua aparência pessoal, comportamentos e modo de falar sobre os assuntos. Comece por aqueles aspectos que mais chamam a atenção das pessoas e com o tempo vai adequando também os outros detalhes.

Procure se vestir com a roupa que reflete da melhor forma a pessoa que você deseja ser no futuro. Além disso, volte a atenção para acessórios e cosméticos.

Melhore a aparência dos seus materiais

É possível que seus clientes, fornecedores ou parceiros de negócio entrem em contato com você a partir de algum material exposto, online e offline, como por exemplo: através de cartão de visita, site, e-mail, redes sociais ou portfólio.

Por ser o primeiro contato da pessoa com você, é importante que você gere uma forte impressão positiva.

Portanto garanta que este material tenha uma imagem profissional,  agradável e consiga causar a impressão certa. Revise para que não tenha erros gramaticais e use um estilo de arte que faça sentido para você e seu público alvo.

Trajetória de carreira

Seu currículo e suas conquistas profissionais dão dicas de quem você é atualmente. As pessoas vão analisar sua trajetória e observar se ela é verdadeira e podem dar a credibilidade necessária. Portanto sua carreira deve ser coerente!

Pular de empresa em empresa poderá deixar pontos negativos na sua carreira. Ficar por muito tempo em um cargo também! Então pense se a sua carreira está alinhada com a imagem profissional que deseja transmitir.

Faça networking

É extremamente importante que você construa um relacionamento com pessoas influentes e importantes dentro da onde você atua! Isso poderá potencializar as suas chances de recolocação no mercado e promoções.

Seja um bom profissional

As pessoas lembrarão de você por aquilo que você fez, e sem dúvidas ser um bom profissional é uma das melhores formas de criar uma imagem positiva dentro do trabalho, isso se potencializa ainda mais caso você seja sempre desta forma!

Marca Pessoal x Marketing Pessoal

Caso você deseje ser reconhecido como alguém muito bom no que faz, sem dúvidas você irá estudar, desenvolver o autoconhecimento e se dedicar para que isso aconteça e para que as pessoas vejam todos estes resultados e o que você é capaz de fazer.

Este grande reconhecimento que você vai conquistar está relacionado com a sua marca pessoal. Porém, nenhuma marca se mantém bem posicionada caso não invista em estratégias que a promova, e é aqui onde o marketing pessoal entra, tendo uma simples atividade de promover você ainda mais.

Então basicamente o marketing pessoal vem como um suporte, promovendo para que a sua marca pessoal esteja sempre em um nível elevado.

Dica de ouro!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.