O que é market cap?
Como é calculado o market cap?
Classificação do market cap
Qual o impacto do market cap para uma empresa?
Dica bônus!

Market cap: entenda mais sobre o valor de mercado das empresas

Descubra o que é market cap e por que é tão importante que os investidores saibam entender o valor de mercado das empresas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Market cap: entenda mais sobre o valor de mercado das empresas

Com certeza você já ouviu ou leu notícias falando sobre a performance das empresas listadas na Bolsa de Valores. Mas você já parou para pensar sobre os indicadores que dão base para essa análise? Um dos mais importantes deles se chama market cap.

Se você ficou interessado em entender mais sobre esse indicador e a importância do market cap para as empresas, acompanhe esse conteúdo que preparamos para você, que está organizado nos seguintes tópicos:

  • O que é market cap?
  • Como é calculado o market cap?
  • Classificação do market up?
  • Qual o impacto do market cap para uma empresa?

O que é market cap?

O market cap é a medida do tamanho da empresa a partir do valor com que ela é negociada na Bolsa de Valores. Esse indicador também é uma das melhores maneiras para avaliar se uma organização está performando bem e crescendo ao longo do tempo.

O conceito de market cap pode ser traduzido para português como capitalização de mercado. Em termos práticos, esse indicador mostra qual é valor total de mercado de uma empresa.

Sendo assim, o market cap é uma forma de análise da dimensão da companhia e, por isso, ele é tão importante para os investidores. Afinal, por meio desse indicador e de seu histórico, é possível entender se a organização já é madura, se está em fase de crescimento e, até mesmo, se está perdendo seu valor de mercado.

Dessa forma fica mais fácil para o investidor saber se a empresa possui constância na entrega de resultados, bem como na performance ao longo do tempo. A constante evolução positiva do market cap é um indício de qualidade.

Mas afinal, como é calculado o market cap das empresas? Confira o próximo tópico e entenda melhor.

Como é calculado o market cap?

Para calcular o market cap das organizações negociadas na Bolsa de Valores, é necessário multiplicar o número de ações que a empresa possui pelo preço unitário de cada uma delas.

Por exemplo, se uma instituição possui cerca de 13 mil ações e o valor da cada uma delas é de R$10, para obter o valor de mercado é necessário fazer a seguinte operação: R$10,00 x 13.000. Ou seja, o seu market cap será de R$130.000.

Uma forma de ilustrar de maneira prática é com o caso da Ambev. A empresa possuía em novembro de 2020 um total de 15.735.117.965 a um valor de R$14,90. Assim, o seu market cap no período estava em torno de R$234 bilhões.

Existem diferentes classificações de empresas, de acordo com o market cap? Descubra a resposta desta pergunta no próximo tópico.

Classificação do market cap

De maneira geral, ao analisar o market cap, é possível dividir as empresas grupos diferentes: large cap, mid cap e small cap. Cada um deles norteia o investidor a entender quais são as características do investimento nessas organizações.

Com isso, é possível entender qual delas faz mais sentido para o perfil de investidor e os objetivos que cada pessoa possui ao aplicar determinado capital.

Por isso, separamos as características das três divisões. Confira!

Large-cap

As empresas classificadas como large-cap são as organizações com maior valor de mercado. Quantitativamente, para entrarem nessa categoria, o seu market cap deve ser de pelo menos $10 bilhões de dólares.

É comum que entre as características dessas empresas estejam:

  • Organizações dominantes do setor de atuação
  • Bom desempenho histórico e crescimento contínuo
  • Marcas consolidadas
  • Bom histórico de pagamento de dividendos, ótimas fontes de renda passiva.

Devido a suas características mais maduras, esse é um investimento considerado menos arriscado para os investidores. Afinal, nesse grupo estão as blue chip, as maiores, mais negociadas e líquidas empresas da bolsa.

Mid-cap

Já as mid-cap são as organizações com market cap intermediário, seus valores de mercado estão entre $2 e $10 bilhões de dólares. Por estarem nessa faixa, é possível elencar alguns pontos em comum entre essas organizações, como:

  • Busca pelo aumento da participação do mercado
  • Foco no crescimento e maior consolidação da empresa.

Por apresentarem essas características, as mid-cap são caracterizadas como aplicações um pouco mais arriscadas do que as large-cap.

Small-cap

Por fim, o grupo de small-cap são as empresas com market cap inferior a $2 bilhões de dólares. Além disso, essas organizações contam com menos liquidez. Afinal, as suas negociações não possuem grande volume.

Outras características que podem ser elencadas para as small caps são:

  • Boas oportunidades de valorização do investimento
  • Maior risco nos negócios e necessidade alta de capitalização
  • Atuação em setores emergentes e alto desenvolvimento de tecnologias.

As small caps são investimentos que podem trazer altos retornos no longo prazo. Afinal, é comum que essas organizações se encontrem em fases de crescimento exponencial. No entanto, também são empresas consideradas como capital de risco.

Confira como avaliar o market cap para encontrar os melhores investimentos para o seu perfil.

Qual o impacto do market cap para uma empresa?

O market cap é um indicador muito comum para analisar empresas e, por isso, pode ser entendido como exclusivo para produtos de renda variável.

Assim, mesmo pessoas que tenham um perfil de investimento moderado ou arrojado devem verificar se o market cap das empresas escolhidas é condizente com o objetivo de cada aplicação financeira.

Um exemplo claro são as pessoas que buscam uma renda constante na forma de dividendos. Para elas, é comum que as large-cap façam mais sentido e estejam mais alinhadas com o propósito do investimento.

Se você ficou curioso para saber como o market cap impacta na rotina de uma empresa, entenda melhor a seguir.

O market cap é um importante indicador para as empresas. Em sua análise, ele demonstra como está o desempenho histórico da organização no quesito mais importante: o compilado dos resultados, que se manifesta de seu valor de mercado.

Por isso, mais importante do que ter bons resultados pontualmente, as empresas devem buscar uma constância no seu crescimento. Isso faz com que ela seja melhor vista pelos investidores, aumentando, assim, a procura por aplicações financeiras na mesma.

Em outro ponto de vista, quando uma organização possui um histórico de market cap decrescente, é um indicador que ela precisa rever alguns processos e otimizá-los. Com isso, é possível reverter esse cenário e alcançar patamares operacionais melhores.

Dica bônus!

Neste artigo, você aprendeu a definição de market cap e a sua importância na atração de investidores. Agora, o próximo passo para o seu empreendimento é dominar as principais estratégias de crescimentos a fim de melhor ainda mais a sua capitalização.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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