O que é Marketing B2B?
Qual a Diferença entre Negócios Envolvendo B2B e B2C?
Como Definir Público Alvo em uma Empresa B2B?
Quais as Formas de Comunicação para Negócios B2B?
3 passos para Elaborar um Plano de Marketing B2B!
Impulsione suas Vendas com Marketing!

Seu Público-Alvo são Outras Empresas? Conheça o Marketing B2B!

O Marketing B2B é voltado para fortalecer as relações entre empresas e seus clientes pessoa jurídica. Descubra como traçar estratégias assertivas nesse âmbito.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Seu Público-Alvo são Outras Empresas? Conheça o Marketing B2B!

O marketing B2B é marketing voltado para elaborar estratégias para a venda de produtos ou serviços para outras empresas. E por esse foco, ele acaba tendo diversas especificidades.

Afinal, empresas B2B enfrentam desafios muito diferentes do que pode ser visto nos B2C. Desde o tamanho do mercado, até o processo burocrático na hora de fechar negócios.

Mas não se preocupe. Aqui você vai aprender tudo o que é fundamental sobre o marketing B2B, como aplicá-lo e ter sucesso nas suas ações. Para isso, confira os tópicos a seguir:

  • O que é Marketing B2B?
  • Qual a Diferença entre Negócios Envolvendo B2B e B2C?
  • Como Definir Público Alvo em uma Empresa B2B?
  • Quais as Formas de Comunicação para Negócios B2B?
  • 3 passos para Elaborar um Plano de Marketing B2B!
  • Impulsione suas Vendas com Marketing!

O que é Marketing B2B?

O marketing B2B é uma das vertentes da administração voltadas para criar um conjunto de técnicas pensando em atender às necessidades de outras empresas, como seus clientes.

Em outras palavras, são as estratégias utilizadas por companhias que possuem pessoas jurídicas como público alvo.

Apesar de ser um conceito muito simples, ele traz grandes impactos na construção de um plano de marketing. Para que você saiba mais a fundo quais são eles, confira o tópico a seguir.

Qual a Diferença entre Negócios Envolvendo B2B e B2C? 

Ao ler a pergunta deste tópico, tenho certeza que a resposta já veio à sua cabeça: o público-alvo, ou seja, B2B para pessoas jurídicas e B2C para pessoas físicas.

No entanto, essa simples mudança de foco traz impactos para todo o funcionamento de um negócio. Como por exemplo:

  • Tamanho do mercado: o mercado B2C tende a ser mais amplo que o B2B devido ao número de potenciais clientes ser muito maior;
  • Decisão de compra: a decisão de compra no B2B em geral é mais burocrática, afinal, envolve alçadas e poderes de diferentes hierarquias, enquanto no B2C é apenas um consumidor final com a tomada de decisão;
  • Relacionamento com cliente: em geral as relações no B2B são de longo prazo, enquanto no B2C há alternâncias frequente entre os players de mercado;
  • Marketing de conteúdo: no B2C as estratégias são mais simples e escaláveis, enquanto no B2B é preciso uma produção informativa, detalhada e relevante.

Agora que você já sabe o que está por trás dos desafios do marketing B2B, é hora de entender como definir o seu público-alvo e estratégias para atingi-lo. Para isso, leia este conteúdo até o final.

Como Definir Público Alvo em uma Empresa B2B? 

Definir o público-alvo no marketing B2B pode ser considerado cada vez mais um desafio. Afinal, não basta saber quais empresas são potenciais clientes, é essencial entender quais pessoas dentro dela você deverá abordar para fechar negócios.

Para isso, em um primeiro momento, é necessário identificar quais os nichos de atuação das empresas que o seu produto ou serviço seria importante.

Descubra como Seus Clientes Enxergam sua Marca!

É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.

Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.

Não perca tempo e faça o download desse material agora mesmo clicando no botão abaixo!


planilha pesquisa de satisfação


Para entender o funcionamento do mercado, é possível fazer uma análise dos concorrentes e seus parceiros ou até mesmo desenvolver estudos sobre as necessidades de várias áreas do mercado, como varejo, indústria e outros.

Após esse mapeamento, é preciso levantar os cargos que em geral são tomadores de decisão no mercado em que você atua.

Por exemplo, para empresas de investimentos seria o CFO.

Quais as Formas de Comunicação para Negócios B2B? 

Definir os canais de comunicação no marketing B2B é um grande desafio. Afinal, ele normalmente não conta com tantos artifícios quanto no mundo de pessoas físicas.

Por isso, vale levantar algumas possibilidades, como:

  • Redes sociais corporativas, principalmente o LinkedIn;
  • E-mail marketing;
  • Blogs com conteúdos voltados para a solução de problemas do seu mercado;
  • Infoprodutos, como e-books, infográficos e cursos;
  • Parcerias em eventos e palestras. 

Nesse sentido, vale avaliar quais são as formas mais assertivas para abordar as pessoas tomadoras de decisão nos cargos que possuem interface com o seu negócio.

3 passos para Elaborar um Plano de Marketing B2B! 

Elaborar um plano de marketing para o B2B pode ter desafios diferentes em comparação com estratégias B2C. No entanto, alguns princípios básicos são os mesmos.

Mas para que você saiba quais são as similaridades e diferenças dos planos de marketing na vertente B2B, separamos um passo a passo completo para você. Confira!

1. Tenha Claro o Seu Objetivo

O marketing pode ser utilizado para que as empresas alcancem qualquer que seja o seu objetivo. Mas, para isso, é preciso que elas saibam qual é ele.

Por isso, o primeiro passo é ter essa definição em mente. Sendo assim, pelo menos algumas perguntas devem ser respondidas:

  • O que a minha empresa quer alcançar? De maneira clara e objetiva;
  • Até quando essa meta deve ser cumprida? Prazo certo;
  • Quais métricas vou utilizar para acompanhar esse atingimento? Devem ser mensuráveis. 

Diante disso, no marketing B2B, temos exemplos como:

  • Aumentar em 50% o faturamento das vendas digitais em um ano;
  • Participar e promover pelo menos 5 eventos para empresários do ramo com fechamento de 10 negócios em cada.

2. Indicadores

Outro ponto importante e que vai de encontro com a terceira questão do tópico anterior é a escolha dos indicadores que irão acompanhar o resultado de cada uma das ações, sejam elas de marketing digital ou tradicional.

Essas métricas bem definidas mostraram se as estratégias estão fazendo com que o plano de marketing alcance os seus objetivos iniciais.

Essa periodicidade no acompanha permite que outros rumos sejam tomados ou atividades sejam intensificadas.

Afinal, ao fim do prazo determinado, não é mais possível fazer ajustes. Para que os objetivos sejam alcançados, é preciso focar nesses reparos durante o processo.

3. Reforçar o Posicionamento

No mundo dos negócios, aproveitar as oportunidades pode fazer com que uma empresa conquiste espaço no mercado. Por isso, patrocinar e participar de eventos pode ser uma boa forma de captar novos leads.

Mas essas não são as únicas formas de reforçar o posicionamento. Afinal, parcerias estratégicas, anúncios e promoções também podem fazer toda a diferença para se promover dentro do seu nicho de mercado.

Impulsione suas Vendas com Marketing!

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Satisfacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.