Você sabia que o Marketing de Performance pode ser uma ótima estratégia para aumentar os resultados de sua empresa através da venda de produtos ou serviços? Não sabia?
O Marketing de Performance busca a conversão - geração de leads, engajamento do público e venda - por meio de ações realizadas com tráfego pago e monitoradas constantemente.
Deseja aprender mais sobre esse tipo de estratégia? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O marketing de performance é uma das estratégias de marketing digital onde as ações são pagas de acordo com o desempenho que as campanhas, anúncios e a partir de quando a conversão ocorre.
A conversão é definida antes que a campanha comece a rodar, podendo ser ela a geração de leads, a venda ou o engajamento do público alvo.
O marketing de performance é focado na utilização de mídias pagas específicas com o objetivo de ter um retorno mensurável das ações. E para que este objetivo seja atingido, é possível utilizar de várias mídias de performance diferentes.
É importante esclarecer que cada mídia digital tem sua particularidade, oferecendo recursos importantes com o objetivo de retornar bons números e também um ótimo acompanhamento pelo gestor da campanha.
Esta estratégia pode proporcionar diversas vantagens, principalmente quando comparadas a outras estratégias de marketing mais tradicionais. Separamos o tópico seguinte para explicar mais a fundo sobre essas vantagens, vamos conferir?
Para que você realmente entenda a importância de usar a estratégia de marketing de performance, é necessário que você conheça as vantagens que ela pode proporcionar para a sua companhia. Vamos conferir para você decidir se faz sentido ou não?
Uma das grandes vantagens do marketing de performance é poder acompanhar o desempenho de cada anúncio em tempo real.
Desta forma os gestores e analistas de marketing conseguem mensurar a eficiência da estratégia e se necessário realizar os ajustes para um melhor aproveitamento, aumentando a capacidade da tomada de decisão de todo o time de maneira rápida e eficaz.
Do mesmo jeito que é possível acompanhar de perto os resultados das campanhas de marketing, também é possível fazer alterações quantas vezes forem necessárias, com o objetivo de otimizar a campanha e ter mais resultados.
De maneira mais prática, imagine que você perceba que um anúncio possui muitas impressões mas poucas pessoas estão clicando, você pode, por exemplo alterar a arte e o copy com o objetivo de atrair de maneira mais assertiva o clique e aumentar o CTR, resultando em maior taxa de conversão.
Algumas estratégias como de fortalecimento de marca possui grandes dificuldades para de fato saber o momento no qual o cliente de fato conhece a sua marca. Porém, essa dificuldade não acontece no marketing de performance.
É possível enxergar os resultados de todas as ações dentro de uma campanha. Desta forma, é possível comparar os resultados entre os canais, campanhas e anúncios diferentes e identificando quais as ações que foram mais efetivas.
E para identificar e mensurar os resultados são utilizados vários indicadores e KPIs diferentes. Separamos o tópico seguinte para apresentar para você quais são os indicadores mais utilizados na estratégia.
Trabalhar com indicadores é fundamental para qualquer estratégia dentro do marketing, pois são eles que vão dizer se você está indo pelo caminho certo ou se é necessário traçar rotas diferentes ao longo da estratégia.
Este indicador mostra a quantidade de vezes em que o anúncio foi mostrado para o público. A impressão é contabilizada toda vez que o anúncio é exibido em um canal, seja ele Google Ads, Facebook e Instagram.
Pense você ao digitar “Lean Six Sigma” no Google. Será mostrado a você um artigo da Voitto e será contabilizado uma impressão:
Lembrando, não é necessário clicar no artigo e entrar na página para que a impressão seja contabilizada.
Impressões e cliques também são muito utilizadas dentro das estratégias de marketing de conteúdo e uso de palavras chave.
O engajamento mostra a quantidade de vezes em que o usuário interagiu com o anúncio. Dentro das redes sociais essa métrica contabiliza para os likes, reações, cliques, comentários, compartilhamentos, etc.
Está métrica é muito importante, principalmente quando combinado junto a métrica de Impressões, pois é possível mensurar quantas impressões foram necessárias para que ocorresse um clique, ou seja, uma taxa de cliques.
Desta forma é possível validar se o conteúdo é bom ou não e se o cliente ficou curioso em saber mais sobre o conteúdo a partir do CTA.
Se o número de impressões estiver muito alto e o número de cliques muito baixo, será necessário otimizar o anúncio, testando novas artes, copy, etc. Até mesmo pode ser útil rodar o teste A/B.
Podemos considerar que gerar leads é o principal objetivo de qualquer estratégia de marketing. Este indicador mostra a quantidade de pessoas com potencial para entrar no funil de vendas e percorrer pela jornada de compras da sua empresa.
O usuário vira um lead a partir da manifestação de interesse, pode ser por meio de um download de ebook, assinatura de newsletters, solicitação de orçamento, etc.
Este indicador mostra qual o tipo de tráfego que fez o usuário chegar até o anúncio, tráfego orgânico ou tráfego pago.
Embora o marketing de performance seja baseado em anúncios pagos, ou seja, tráfego pago, também é importante considerarmos o tráfego orgânico, principalmente devido a seu custo ser reduzido.
Porém, em geral o tráfego orgânico leva mais tempo para começar a apresentar resultados.
E que tal agora aprendermos como colocar esta incrível estratégia em prática para já ir colhendo os resultados? Bora lá?
Separamos algumas dicas para que você seja mais assertivo na hora de aplicar a estratégia em sua companhia e atingir o público de maneira eficaz.
O primeiro passo para aplicar a estratégia é definir seus objetivos. Para isso, você pode se perguntar: Qual é o propósito do anúncio? Quais resultados quero alcançar? Como mensurar?
Então procure separar um tempo para estabelecer as metas com calma e que ao mesmo tempo sejam desafiadoras e possíveis de serem alcançadas.
Hoje o mercado disponibiliza diversas ferramentas e tecnologias para aplicar em sua campanha e fazer o acompanhamento dos dados. Dentre as tecnologias, podemos citar: Inteligência Artificial, Data Mining e Big Data.
Porém, vale ressaltar que nada adianta você enxergar os dados e não entendê-los. Desta maneira é necessário de fato entender as informações para conseguir traçar um plano de ações e estratégias.
A cada novo estudo sobre o comportamento do consumidor, vemos que o público deseja uma experiência memorável ao utilizar qualquer tipo de solução. Sabendo disso, é fundamental focar os clientes em todas as estratégias criadas.
Colocar o cliente no centro do negócio não apenas cria anúncios mais relevantes, mas também jornadas de compra inesquecíveis.
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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