Já imaginou conquistar novos clientes e torná-los promotores da sua marca? Saiba que isso é possível através da estratégia de Marketing Promocional.
É muito importante a conquista de novos clientes, e a alta competitividade entre as empresas é um empecilho. Entretanto, a aplicação certa das estratégias de Marketing Promocional pode garantir um grande diferencial competitivo para a sua empresa.
Ficou interessado em aprender mais sobre Marketing Promocional? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O conceito de Marketing Promocional está relacionado a um tipo de estratégia de marketing que consiste em realizar diversas atividades para promover experiências de valor para os usuários, de modo a criar uma forte relação entre marca e consumidor e aumentar o número de vendas.
Se você é leitor do nosso blog, é possível que já tenha lido a respeito do Primal Branding, uma outra estratégia que também busca criar forte relação com o consumidor. Caso ainda não tenha lido, recomendamos a leitura!
O objetivo do Marketing Promocional é divulgar ações promocionais de produtos e serviços que venham chamar a atenção do cliente, gerando um grande diferencial competitivo para a empresa. Dentre algumas dessas ações, podemos citar a divulgação de cupons de desconto e distribuição de amostras grátis.
Em geral, o foco da estratégia é oferecer ao cliente uma experiência única, que consiga representar todos os valores da marca e o que os produtos podem proporcionar no dia a dia do cliente, criando um desejo de compra.
Entendeu o que é o Marketing Promocional? Apostos que você deve estar pensando que esta estratégia possui uma série de benefícios. E para isso, separamos quais são as principais vantagens de aplicar essa estratégia na sua empresa.
Vamos agora, apresentar quais são as vantagens do Marketing Promocional com o objetivo de ajudar a você a entender se é ou não vantajoso aplicá-lo em sua empresa. Vamos lá?
Um dos principais benefícios da estratégia sem dúvidas é atrair novos clientes para a jornada de compra do seu negócio. Quanto mais pessoas comprando de você é melhor, não é mesmo?
Todo mundo sabe que conquistar novos clientes dentro do marketing digital geralmente tem um custo elevado, e neste caso, o Marketing Promocional ajuda a conquistar novos clientes que possivelmente nem sabiam que a sua empresa existia.
Em geral, as promoções conseguem despertar grande curiosidade dos consumidores que estão chegando, fazendo com que eles economizem em suas compras.
Agora pensa o quão bom seria se o cliente que você acabou de conquistar se torne um fiel consumidor da sua marca ou empresa. Seria ótimo!!
Para isso é fundamental a criação de promoções que sejam de fato benéficas para o cliente. Isso contribui para a fidelização de clientes.
Mas lembre-se que as promoções devem ser de fato verdadeiras. Nada de metade do dobro hein? Uma estratégia dessa executada da forma errada pode até mesmo manchar o nome da empresa e fazer com que você perca clientes.
Imagine poder ganhar novos clientes, fazer com que eles se tornem fiéis e agora fazer com que eles se tornem promotores da sua marca? Isso é o que todas empresas buscam.
O Marketing Promocional permite que os clientes se tornem engajados com a divulgação da marca, compartilhando seus produtos e serviços com os amigos e familiares. Ou seja, potencializando ainda mais a aquisição de novos clientes que podem até mesmo se tornar outros promotores.
Além disso, é possível usar o tráfego pago dentro das suas campanhas de Marketing Promocional para chegar até mais consumidores e potencializar ainda mais os resultados da sua empresa.
E que tal agora aprendermos como colocar em prática esta incrível estratégia dentro da sua empresa a partir de ações de Marketing Promocional e já começar a aumentar seus números de vendas?
Ponto importante para diversas estratégias de marketing é definir a sua persona.
A persona, ou buyer persona, é a representação do cliente ideal de um negócio. Trata-se de um personagem fictício, criado a partir de dados reais de quem já comprou produtos ou serviços de uma empresa ou de potenciais clientes desta companhia.
Lembrando que a persona é diferente do público-alvo, sendo que o público alvo consiste em uma descrição mais generalizada.
Existem diversas ações que podem ser utilizadas dentro da estratégia de Marketing Promocional, sendo elas:
Oferecer brindes personalizados para os consumidores, parceiros, potenciais clientes e para os colaboradores é uma ótima maneira de se realizar o Marketing Promocional.
Em geral, estes brindes conseguem criar uma ótima impressão do cliente, mesmo que de maneira inconsciente, criando uma forte conexão com a marca.
Possivelmente você já tenha comprado um produto após receber uma amostra grátis. Em geral, oferecer o produto gratuitamente ao consumidor é uma ótima maneira para conseguir novos clientes.
Também existem os casos onde as empresas disponibilizam o seu serviço gratuitamente durante um certo período de tempo, como é o caso do Spotify, da Netflix e do Amazon Prime.
Sem dúvidas, essa estratégia não poderia ficar de fora. Quem não deseja pagar mais barato nos produtos?
Aproveite para divulgar os cupons com parceiros através das mídias sociais e por meio de conteúdos em seu blog de maneira exclusiva.
A realização de sorteios é uma ótima forma de conseguir mais engajamento e aquisição de clientes. Eles podem ser realizados no Instagram, pedindo para que as pessoas marquem um amigo, curta a publicação, entre outras ações.
Além disso, após o ganhador receber o prêmio, peça para que ele divulgue o momento em suas redes sociais.
Portanto, utilize os sorteios ao seu favor e ofereça kits incríveis neles.
Crie campanhas de incentivo que estimulem os clientes a continuar comprando com você. A exemplo disso, podemos citar o programa de milhas aéreas, que consiste em acumular a espécie de uma moeda de troca conforme a pessoa realiza compras.
Utilize a participação em eventos corporativos como forma de Marketing Promocional. Você pode criar estandes com as novidades de produtos, palestras com ótimos conteúdos sobre a sua área de atuação, além de um ponto de venda no local.
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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