O que é Marketing Promocional?
Quais são as Vantagens de se aplicar o Marketing Promocional?
Como Aplicar o Marketing Promocional?
Aprenda mais sobre Marketing e Vendas!

O que é o Marketing Promocional e como utilizá-lo para impulsionar suas vendas!

Aprenda neste artigo o que é o Marketing Promocional e como aplicar esta estratégia para aumentar os resultados de vendas em sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é o Marketing Promocional e como utilizá-lo para impulsionar suas vendas!

Já imaginou conquistar novos clientes e torná-los promotores da sua marca? Saiba que isso é possível através da estratégia de Marketing Promocional.

É muito importante a conquista de novos clientes, e a alta competitividade entre as empresas é um empecilho. Entretanto, a aplicação certa das estratégias de Marketing Promocional pode garantir um grande diferencial competitivo para a sua empresa.

Ficou interessado em aprender mais sobre Marketing Promocional? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Marketing Promocional?
  • Quais são as Vantagens de se aplicar o Marketing Promocional?
  • Como Aplicar o Marketing Promocional?
  • Aprenda mais sobre Marketing e Vendas!

Vamos à leitura?

O que é Marketing Promocional?

O conceito de Marketing Promocional está relacionado a um tipo de estratégia de marketing que consiste em realizar diversas atividades para promover experiências de valor para os usuários, de modo a criar uma forte relação entre marca e consumidor e aumentar o número de vendas.

Se você é leitor do nosso blog, é possível que já tenha lido a respeito do Primal Branding, uma outra estratégia que também busca criar forte relação com o consumidor. Caso ainda não tenha lido, recomendamos a leitura!

O objetivo do Marketing Promocional é divulgar ações promocionais de produtos e serviços que venham chamar a atenção do cliente, gerando um grande diferencial competitivo para a empresa. Dentre algumas dessas ações, podemos citar a divulgação de cupons de desconto e distribuição de amostras grátis.

Em geral, o foco da estratégia é oferecer ao cliente uma experiência única, que consiga representar todos os valores da marca e o que os produtos podem proporcionar no dia a dia do cliente, criando um desejo de compra.

Entendeu o que é o Marketing Promocional? Apostos que você deve estar pensando que esta estratégia possui uma série de benefícios. E para isso, separamos quais são as principais vantagens de aplicar essa estratégia na sua empresa.

Quais são as Vantagens de se aplicar o Marketing Promocional?

Vamos agora, apresentar quais são as vantagens do Marketing Promocional com o objetivo de ajudar a você a entender se é ou não vantajoso aplicá-lo em sua empresa. Vamos lá?

Atrair novos clientes para o seu negócio

Um dos principais benefícios da estratégia sem dúvidas é atrair novos clientes para a jornada de compra do seu negócio. Quanto mais pessoas comprando de você é melhor, não é mesmo?

Todo mundo sabe que conquistar novos clientes dentro do marketing digital geralmente tem um custo elevado, e neste caso, o Marketing Promocional ajuda a conquistar novos clientes que possivelmente nem sabiam que a sua empresa existia.

Em geral, as promoções conseguem despertar grande curiosidade dos consumidores que estão chegando, fazendo com que eles economizem em suas compras.

Fidelização

Agora pensa o quão bom seria se o cliente que você acabou de conquistar se torne um fiel consumidor da sua marca ou empresa. Seria ótimo!!

Para isso é fundamental a criação de promoções que sejam de fato benéficas para o cliente. Isso contribui para a fidelização de clientes.

Mas lembre-se que as promoções devem ser de fato verdadeiras. Nada de metade do dobro hein? Uma estratégia dessa executada da forma errada pode até mesmo manchar o nome da empresa e fazer com que você perca clientes.

Promotores da sua marca

Imagine poder ganhar novos clientes, fazer com que eles se tornem fiéis e agora fazer com que eles se tornem promotores da sua marca? Isso é o que todas empresas buscam.

O Marketing Promocional permite que os clientes se tornem engajados com a divulgação da marca, compartilhando seus produtos e serviços com os amigos e familiares. Ou seja, potencializando ainda mais a aquisição de novos clientes que podem até mesmo se tornar outros promotores.

Além disso, é possível usar o tráfego pago dentro das suas campanhas de Marketing Promocional para chegar até mais consumidores e potencializar ainda mais os resultados da sua empresa.

E que tal agora aprendermos como colocar em prática esta incrível estratégia dentro da sua empresa a partir de ações de Marketing Promocional e já começar a aumentar seus números de vendas?

Como Aplicar o Marketing Promocional?

Tenha sua persona definida

Ponto importante para diversas estratégias de marketing é definir a sua persona.

A persona, ou buyer persona, é a representação do cliente ideal de um negócio. Trata-se de um personagem fictício, criado a partir de dados reais de quem já comprou produtos ou serviços de uma empresa ou de potenciais clientes desta companhia.

Lembrando que a persona é diferente do público-alvo, sendo que o público alvo consiste em uma descrição mais generalizada.

Crie ofertas diversificadas

Existem diversas ações que podem ser utilizadas dentro da estratégia de Marketing Promocional, sendo elas:

Distribuição de brindes

Oferecer brindes personalizados para os consumidores, parceiros, potenciais clientes e para os colaboradores é uma ótima maneira de se realizar o Marketing Promocional.

Em geral, estes brindes conseguem criar uma ótima impressão do cliente, mesmo que de maneira inconsciente, criando uma forte conexão com a marca.

Amostras grátis

Possivelmente você já tenha comprado um produto após receber uma amostra grátis. Em geral, oferecer o produto gratuitamente ao consumidor é uma ótima maneira para conseguir novos clientes.

Também existem os casos onde as empresas disponibilizam o seu serviço gratuitamente durante um certo período de tempo, como é o caso do Spotify, da Netflix e do Amazon Prime.

Cupons de desconto

Sem dúvidas, essa estratégia não poderia ficar de fora. Quem não deseja pagar mais barato nos produtos?

Aproveite para divulgar os cupons com parceiros através das mídias sociais e por meio de conteúdos em seu blog de maneira exclusiva.

Sorteios

A realização de sorteios é uma ótima forma de conseguir mais engajamento e aquisição de clientes. Eles podem ser realizados no Instagram, pedindo para que as pessoas marquem um amigo, curta a publicação, entre outras ações.

Além disso, após o ganhador receber o prêmio, peça para que ele divulgue o momento em suas redes sociais.

Portanto, utilize os sorteios ao seu favor e ofereça kits incríveis neles.

Incentivos

Crie campanhas de incentivo que estimulem os clientes a continuar comprando com você. A exemplo disso, podemos citar o programa de milhas aéreas, que consiste em acumular a espécie de uma moeda de troca conforme a pessoa realiza compras.

Participação de eventos

Utilize a participação em eventos corporativos como forma de Marketing Promocional. Você pode criar estandes com as novidades de produtos, palestras com ótimos conteúdos sobre a sua área de atuação, além de um ponto de venda no local.

Aprenda mais sobre Marketing e Vendas!

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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