O que é a Matriz Nine Box?
Como funciona a Matriz Nine Box?
Benefícios da Matriz Nine Box
Dica Bônus

Como a Matriz Nine Box pode melhorar o desempenho dos colaboradores?

A Matriz Nine Box é uma poderosa ferramenta de avaliação de colaboradores. Saiba quais benefícios ela pode trazer para sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como a Matriz Nine Box pode melhorar o desempenho dos colaboradores?

Diversas ferramentas de gerenciamento são utilizadas pelos gestores e setores de recursos humanos. Uma delas é a Matriz Nine Box, que proporciona um panorama do comportamento dos colaboradores de uma organização. Ela é utilizada principalmente para a gestão de talentos.

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, empresas que investem em sua gestão de talentos apresentam melhores resultados. Isso demonstra a importância dessa área para o gerenciamento.

Por isso, nesse artigo, vamos te mostrar como uma Matriz Nine Box pode auxiliar sua empresa a elaborar um planejamento de sucessão eficiente.

O que é a Matriz Nine Box?

A Matriz Nine Box é uma ferramenta de análise de desempenho de colaboradores bastante visual. Ela serve para que os gestores possam identificar mais facilmente o panorama de características dos funcionários, definindo quais deles precisam de mais atenção através de seus comportamentos.

Ela é bastante útil quando precisamos avaliar um colaborador em situações de promoção, remanejamento, premiação, necessidade de treinamento e até mesmo a demissão.

Historicamente, o foco inicial da matriz era avaliar o desempenho da liderança. Entretanto, logo a matriz nine box foi adaptada para o uso com outros grupos de colaboradores, principalmente os fundamentais para o negócio.

Hoje em dia, temos vários sistemas de recursos humanos que integram a matriz nine box, permitindo o planejamento e desenvolvimento mais rápido e eficaz da gestão de talentos.

Quando usada de maneira correta, a matriz se mostra uma ferramenta muito versátil e valiosa para as organizações. Entretanto, como qualquer recurso, a utilização incorreta pode trazer problemas para a empresa. Por isso, é preciso conhecer bem seu funcionamento para utilizá-la.

Super dica para você!

Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.

Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!

Recursos Humanos

Como funciona a Matriz Nine Box?

Esse recurso de gestão de talentos basicamente divide os colaboradores em nove grupos. Assim, os gestores avaliam seus comportamentos no dia a dia de trabalho sob duas perspectivas diferentes: sua performance hoje e sua performance no futuro, ou seja, seu potencial de desenvolvimento.

Para montar a matriz, utilizamos um eixo cartesiano. Primeiramente cruzamos duas linhas, uma horizontal e outra vertical. A linha horizontal irá representar o desempenho, enquanto a vertical simboliza o potencial de cada colaborador.

Matriz nine box

Quanto maior a avaliação do desempenho e do potencial, melhor colocado é o colaborador. Para medir os dois, podemos utilizar 3 escalas:

  • (da esquerda para a direita): abaixo do esperado, médio, acima do esperado;
  • (de baixo para cima): baixo, médio, alto.

Após isso, formamos os quadrantes dentro da matriz. No total, o cruzamento entre desempenho atual e potencial formará nove caixas diferentes, em três linhas e três colunas.

Matriz nine box e análise dos colaboradores

Depois, basta fazer a análise dos colaboradores e enquadrá-los dentro desses campos. Dependendo do resultado, existem planos de ação diferentes para os perfis de cada colaborador.

Vamos ver alguns exemplos de atitudes que podem ser tomadas para cada enquadramento:

  • Más contratações: com pouca eficiência e potencial, podemos verificar a possibilidade de realocação em outro cargo ou demissão.
  • Necessidade de aperfeiçoar: produz satisfatoriamente, mas a ausência de potencial pode indicar a necessidade de novos desafios.
  • Contratações duvidosas: produzem pouco, mas tem um potencial médio. Nesse caso, podemos avaliar as responsabilidades delegadas.
  • Trabalha muito, pouco potencial: normalmente, o potencial máximo aqui já foi atingido. Por isso, o ideal é mantê-lo.
  • Enigmas: possuem muito potencial, mas produzem pouco. Verificar se as atribuições condizem com o perfil ou possíveis motivações.
  • Colaboradores fundamentais: possuem potencial dentro das suas funções.
  • Alta performance: têm forte desempenho, mas ainda podem ganhar novas responsabilidades dentro da função.
  • Alto potencial: observar e estimular o desempenho no dia a dia, mas planejando o crescimento futuro.
  • Alto potencial e performance: estão no canto superior direito, a avaliação máxima. Isso quer dizer delegar maiores responsabilidades para prepará-lo a cargos de liderança.

Benefícios da Matriz Nine Box 

Agora que já vimos o que é como utilizar matriz nine box, veja alguns benefícios dessa ferramenta:

Comunicação

Dentro de uma empresa, muitas vezes é difícil avaliar e qualificar os diferentes talentos dos colaboradores, principalmente em grandes organizações. Entretanto, isso é fundamental para auxiliar no planejamento do negócio, sua continuidade e crescimento.

Quando temos que lidar com muitos setores ou colaboradores, definir a performance presente e futura de cada um pode ser um grande desafio. Essa tarefa é importante para explorar o potencial máximo dos colaboradores, definir quem serão os futuros líderes ou quem tem apresentado resultados insatisfatórios.

E a matriz nine box é uma ferramenta simples e poderosa que serve de base para o diálogo entre os gestores, estimulando a comunicação. Por meio dela, eles podem identificar coletivamente forças e fraquezas entre os colaboradores, dando transparência ao planejamento de sucessão e removendo obstáculos.

Retenção de talentos

Quando utilizamos uma matriz 9 box para definir uma política de gestão de pessoas, sinalizamos para os colaboradores que existem perspectivas de futuro dentro da empresa, e que seu trabalho é observado e valorizado.

Isso cria uma sensação de estabilidade e confiança, que contribui muito para a baixa rotatividade de cargos dentro da empresa. Os funcionários qualificados, sabendo que serão recompensados por seu trabalho através de um sistema justo, permanecem na organização.

Isso auxilia em diversos processos dos recursos humanos. Além disso, a retenção dos talentos colabora com a coesão contínua de toda a equipe. Cada vez que um colaborador é trocado, a equipe precisa se adaptar.

Tomada de decisão

Como o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores e sua qualificação na matriz é feita de maneira colaborativa, os gestores podem ouvir opiniões diferentes, tornando esse processo mais objetivo. Isso contribui para o progresso e tomada de decisão mais efetiva.

Entretanto, esse processo não para na conversa construtiva. Essas informações só têm valor se são utilizadas para ou o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Assim, garantimos o crescimento e melhoria contínua dos negócios.

Portanto, a matriz nos auxilia não somente a identificar os colaboradores com desempenho acima do esperado, ou melhor potencial, mas ajuda na tomada de decisão e elaboração de sistemas de desafios e recompensas.

Dica Bônus

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Recursos Humanos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.