O que é mentalidade estratégica?
Como desenvolver uma mentalidade estratégica?
Quais são as 5 principais etapas da mentalidade estratégica?
Como a mentalidade estratégica pode te ajudar?

Saiba como desenvolver a mentalidade estratégica para maximizar seus resultados!

Veja as características que fazem parte da mentalidade estratégica e saiba como incorporar isso em sua personalidade e como se desenvolver!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Saiba como desenvolver a mentalidade estratégica para maximizar seus resultados!

Atualmente ser considerado um ótimo profissional vai além de cumprir metas e desenvolver aquilo que é pedido! Ter uma boa mentalidade estratégica, perfil de liderança e saber lidar com as diversidades são características muito importantes!

Independente da sua área de atuação, algumas habilidades são super bem vindas e requisitadas no  mercado de trabalho, afinal essas habilidades te ajudarão  tanto durante o processo de entrevista até ao seu crescimento profissional!

Por  isso destacamos a mentalidade estratégica, pessoas que muitas vezes é um requisito inato,  ou seja, você não nasce com essa característica!  Mas isso não impede de você desenvolvê-la e implementá-la em seu perfil!

Assemelha ela como algo super importante para seu aprimoramento e sucesso profissional!  Pois ela te permite  a construção de uma visão mais abrangente e condições para lidar e atuar em diversas posições  e situações!

Pensando nisso hoje abordaremos melhor esse assunto, através dos seguintes tópicos:

  • O que é mentalidade estratégica?
  • Como desenvolver uma mentalidade estratégica?
  • Quais são as 5 principais etapas da mentalidade estratégica?
  • Como a mentalidade estratégica pode te ajudar?

Vamos começar?

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

O que é mentalidade estratégica?

A mentalidade reúne a estratégia e a técnica, e é essencial para possibilitar a construção de uma visão de futuro! Pois ela alia diversos requisitos da nossa mente, e nos auxilia a tomar decisões para não afetar e prosperar nosso futuro!

O significado apresentado pelo dicionário, referente ao conceito de estratégia, relaciona-se ao sentido de métodos ou técnicas que envolvam os meios para promover, alcançar, ou obter alguma coisa ou algum objetivo.

E aí relacionando os dois termos, conseguimos chegar à ideia de que juntas o seu significado passa a ser o exercício de pensamentos e a adoção de práticas estabelecidas e definidas em um planejamento para tomada de ações.

Portanto, os passos seguidos não são escolhidos de qualquer maneira, existem estudos previamente calculados, dados levados em consideração, relatórios e análises,  para enfim, criar uma decisão.

Isso acontece para que os negóciostenham mais sucessos e as metas sejam alcançadas, afinal dessa maneira, as possibilidades de erros são previamente levantadas e desviadas!

Veja a seguir como você pode desenvolver essa habilidade em sua personalidade, para que você seja um pensador estratégico !

Como desenvolver uma mentalidade estratégica?

Existem algumas maneiras de desenvolver uma mentalidade estratégica  de maneira perspicaz e eficiente! Listamos algumas dicas que podem ser utilizadas para estimular o desenvolvimento dela:

  • Acompanhe Identifique as tendências;
  • Não se prenda apenas nas suas responsabilidades, importe-se também com a gestão financeira;
  • Identifique os pontos fracos de todos da equipe, incluindo o seu;
  • Busque alternativas para melhorar os pontos fracos;
  • Esteja disposto a ser mais empático;
  • Antes de tomar uma decisão seja flexível e avalia as possibilidades;
  • Busque entender o que levou determinada ação acontecer;
  • Quando se deparar com algum problema foque na solução;
  • Não se deixe levar pelo trabalho automático;
  • Encare e compreenda os conflitos;
  • O último passo é avaliar decisões com base no cenários a médio e longo prazo. 

Além disso, você pode e deve, aliar  outras habilidades e ferramentas para te auxiliar a desenvolver o pensamento estratégico, como soft skill, ferramentas OKR´s,  habilidades para lidar com o mundo VUCA, organização, e habilidades mindset.

Não se esqueça que toda essa ideia é baseada e envolve uma visão estratégica, pois, é necessário levantar um plano de ação que deve ser desenvolvido com base nas metas e objetivos.

Para que desta forma o gestor consiga lidar com o nivelamento para enfrentar os desafios atuais e lidar com os possíveis desafios além de identificar uma perspectiva para o futuro de acordo com sua visão apurada da empresa.

Você tem dificuldades para implementar a mentalidade estratégica?  Então continue a leitura para descobrir as cinco principais etapas para colocar em prática essa habilidade!

Quais são as 5 principais etapas da mentalidade estratégica?

Para te ajudar nisso, elencamos cinco dicas,  que compõem as etapas do desenvolvimento, para entender como a mentalidade estratégica, é fundamental a implementação delas no seu dia a dia, e são elas:

Observar identificar padrões

É preciso manter todos os sentidos cognitivos para observar ele conseguir identificar como funcionam os negócios da sua área!  para quê dessa forma você esteja ciente de quais caminhos optar.

Além disso, isso pode oferecer a identificação de padrões para ter um panorama das situações, isso cria possibilidade pensar fora da caixa e levantar novas considerações a serem adotadas!

Ter o hábito de fazer perguntas

Saber questionar e construir o hábito de fazer perguntas pode ser um aliado no exercício de reflexão e na linha do pensamento estratégico! Faça perguntas direcionadas aos outros e a si mesmo!

Quais são os entendimentos ou as oportunidades?  Qual o melhor caminho a seguir e como concorrência cara e pode superar essa minha nova ideia? Por exemplo.

Ter uma postura firme

Você precisa agir e manter uma postura para ir de encontro com tudo que você pensa e você fala! Você quer que as pessoas acreditem e nem força para aquilo que você fala não é mesmo?  Então aja de acordo!

Seja expressivo e compartilhe seus conhecimentos, pois isso pode incentivar e ajudar outras pessoas adquirirem esse hábito e modificar todo seu redor! E é claro, isso também pode ficar a favor da sua veracidade!

Dedicar tempo para pensar e compreender

Algumas atividades requerem mais tempo, e isso inclui a arte da estratégia e pensamentos,  afinal muitas reflexões só possuem respostas após  algum tempo que dedicamos do nosso dia para isso!

Tomar decisões com base também no futuro

Não se esqueça que as decisões que você toma hoje podem influenciar um futuro médio e a longo prazo! Portanto, não desconsidere essas questões quando for tomar alguma decisão.

Agora que você já sabe como implementar isso,  entenda quais são os benefícios de construir essa habilidade, e como ela pode te auxiliar em diversas questões!

Como a mentalidade estratégica pode te ajudar?

Essa habilidade te coloca à frente de milhares de pessoas e profissionais,  pois ela te liga habilidades muito importantes,  e te prepara para aproveitar as soluções e oportunidades e transformar isso em crescimento.

Um bom líder tem diversas características, e é preciso que eles pensem estrategicamente, para enxergar as oportunidades é essencial dentro de uma empresa,  os gestores valorizam isso,  afinal todos crescem a empresa e a sua carreira!

Além disso, isso te dará mais abertura sobre adoção de novas metodologias para sua equipe e o comando de projetos que somem e promovam uma mudança dentro das organizações a fim de colocar em prática as soluções.

Outro fator super importante é que o pensamento estratégico nas organizações é, que permite aos líderes prevenir e levantar soluções para os problemas que ainda não ocorreram mas que estão a caminho.

Podemos citar como exemplo a adoção do modelo de trabalho remoto que foi estudada e aplicada,  após o grande impacto início da pandemia que foi causada pelo covid-19! 

Não é isso impacto como um todo,  amenizando os impactos da crise mundial de saúde,  e promovendo de uma certa forma um giro na economia. Além  de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e promover o trabalho deles.

Essa característica pode fazer muita diferença para o sucesso dos negócios,  pois a partir dela é possível prever tendências e padrões,  pois o objetivo é adequar caminhos para acompanhar essa realidade.

Conseguiu absorver o conceito e a importância de desenvolver e aplicar a mentalidade estratégica em sua vida?  Inicio esse conceito pode assustar,  mas agora finalizando a nossa leitura e conseguimos entender que é bem simples!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog! Por fim, se liga nessa super dica!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

VOITTO PRO

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Pensamento Crítico

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pensamento Crítico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.