O que é Mentoria?
Para que serve a Mentoria?
4 Benefícios da Mentoria
Importância da Mentoria no sucesso de startups e grandes empresas
Como funciona um processo de Mentoria?
Quais são os tipos de Mentoria?
Quais as áreas de Mentoria?
Como escolher um mentor?
Como construir uma boa relação mentor e mentorado?
Qual é o salário de um mentor?
Qual o diferencial da Mentoria?
Como se tornar um mentor?
Sinta o real impacto do que é desenvolvimento e sucesso!

Mentoria: processo essencial para desenvolver suas melhores habilidades profissionais

Veja na prática como um programa de Mentoria pode ajudar nas ações estratégicas da sua carreira e entenda qual opção escolher para atingir seus objetivos!

Lícia Calvet
Por: Lícia Calvet
Mentoria: processo essencial para desenvolver suas melhores habilidades profissionais

A mentoria é o processo de crescimento profissional acompanhado por um mentor, profissional experiente que compartilha com você experiências de sucesso e auxilia como guia para alcançar seus objetivos.

Já deixou de apresentar um projeto por ficar com medo dele não ter alcançado o resultado esperado? Já desistiu de se candidatar a uma vaga por achar que não tinha conhecimento suficiente para lidar com resoluções de problemas na sua área?

O processo de mentoria pode ajudar a solucionar essas questões pessoais que agem como barreira para que você chegue até o resultado que mais deseja.

Ser mentorado vem como uma forma de desenvolver e aumentar a confiança de um profissional que almeja um direcionamento e acompanhamento que o permita melhorar a performance na sua atuação.

Você está pensando em escolher uma mentoria para desenvolver sua carreira? Neste artigo, selecionamos as informações mais completas sobre os tipos de mentorias e como elas funcionam para cada caso.

Aqui você aprenderá:

  • O que é Mentoria?
  • Para que serve a Mentoria?
  • 4 Benefícios da Mentoria;
  • Importância da Mentoria no sucesso de startups e grandes empresas;
  • Como funciona um processo de Mentoria?
  • Quais os tipos de Mentoria?
  • Quais as áreas de Mentoria?
  • Como escolher um Mentor?
  • Como construir uma boa relação mentor e mentorado?
  • Qual é o salário de um mentor?
  • Como se tornar um mentor?
  • Como me tornar um mentor?

O que é Mentoria?

Mentoria é o processo de capacitação de pessoas iniciantes em uma determinada área, por meio do aprendizado com alguém mais experiente e que entende mais do assunto. Normalmente, esse processo de mentoria é feito por profissionais Sênior ou Master, em temas e áreas específicas.

Conheça as definições dos papéis que cada pessoa assume numa relação mentor-mentorado:

  • Mentor: pessoa expert em determinada área de atuação. Com anos de experiência, é referência na área.
  • Mentorado: profissional que tem como objetivo se desenvolver pessoal e profissionalmente para atingir seus objetivos de carreira. Para isso, conta com a ajuda de um profissional mais experiente que vai facilitar sua caminhada.
  • Equipe de mentorados: referente ao profissionais que fazem parte desse processo em grupo. Por terem objetivos em comuns, auxiliam uns aos outros.

Para que serve a Mentoria?

A mentoria serve para auxiliar o mentorado no planejamento e execução de ações estratégicas e coerentes com seus anseios profissionais.

Com a devida orientação, é possível aumentar a autoestima e a autoconfiança do mentorado que pode aplicar para vagas de emprego ou buscar uma promoção.

Além disso, a mentoria é importante para a criação de um bom networking e melhoria de performance. Um mentorado consegue resolver problemas facilmente quando bem orientado.

Você está se perguntando ainda se vale ou não a pena? Então, conheça a seguir os principais benefícios da mentoria:

4 Benefícios da Mentoria

Veja a seguir 4 benefícios de fazer uma mentoria para acelerar o sucesso da sua empresa.

1. Ajuda na resolução de problemas

Sabe quando tem algum "pepino" a ser resolvido na empresa e você não sabe por onde começar?Será que vale a pena pedir a opinião para o cônjuge ou familiar que nada entende da sua área?

Na mentoria, com a ajuda do mentor, você tem a oportunidade de conversar sobre o problema com alguém que entende sobre e que pode te ajudar na resoluçãode forma mais assertiva, por já ter passado por situações similares.

Ainda tem o grupo de mentorados, seus colegas também estão dispostos a ajudá-lo na resolução de problemas!

Parece ou não um sonho?

Um profissional recém-formado ou ainda com poucos anos de atuação e inseguro sobre como atuar, tem, com ajuda do mentor, a oportunidade de ser mais autoconfiante ao propor ações.

A mentoria vai direcionar esse profissional, além de disponibilizar maior conhecimento técnico e o compartilhamento de experiências atuais de sua área. Como consequência, o mentorado se sentirá mais confiante no seu dia a dia profissional.

A probabilidade de erro reduz com uma mentoria. E já que o medo, que gera insegurança, é reduzido, a taxa de acertos e o crescimento na carreira são ampliados.

2. Auxilia no direcionamento de ações estratégias

Uma mentoria é organizada por um mentor, alguém que entende sobre a área e que tem anos de experiência. Ou seja, a mentoria é um programa montado segundo esse período de atuação, de forma a avaliar o que deu errado para evitar e o que deu certo para replicar.

Assim, é possível ao mentorado, durante o processo, saber que o aprendizado será voltado às ações já realizadas que deram certo, ou seja, ações testadas e comprovadas como estratégicas.

E estratégiasotimizam resultados, não é mesmo?

3. Aumenta networking com profissionais

"Queria tanto saber com antecedência sobre os eventos da minha área", "Quem será um bom profissional dessa sub-área que poderia fazer um trabalho em conjunto comigo?"

Caso tenha se identificado com algum desses desejos, saiba que um mentor pode ajudá-lo. A partir do momento que você entra em processo de mentoria, é possível criar network com demais profissionais da sua área de atuação, o que resulta numa troca de conhecimentos. Massa, né?

A mentoria te proporciona um aprendizado coletivo.

4. Disponibiliza materiais e ferramentas adequadas.

Uma mentoria tem como objetivo favorecer o crescimento da carreira do mentorado. Portanto, seu foco será facilitar ao máximo esse processo até o sucesso.

Um dos meios de favorecer uma atuação mais estratégica e de alta performance desse mentorado é disponibilizar materiais e ferramentas, com certificação de resultados, que podem ser simplesmente baixadas e aplicadas na área de atuação.

Importância da Mentoria no sucesso de startups e grandes empresas

A Mentoria para startups e grandes empresas pode prevenir crises e acelerar processos. Com a ajuda de um mentor, é possível ter uma visão ampla dos seus negócios e também do mercado em geral.  Assim, novas oportunidades podem ser geradas.

Outra questão fundamental que o mentor proporciona é a melhora do ambiente profissional, afinal, a mentoria ensina diversas práticas de habilidades pessoais que contribuem para boas relações entre líderes e liderados.

Além disso, a mentoria é uma ferramenta para prevenir o fracasso de certos projetos. Uma vez que a experiência do mentor consegue avaliar erros que atrasam as atividades e geram desperdício de dinheiro.

Como funciona um processo de Mentoria?

O processo de mentoria funciona através de reuniões entre mentor e mentorado.

A partir da definição dos objetivos da mentoria, o mentor será responsável por transmitir seus conhecimentos técnicos e experiências ao mentorado de forma a ensiná-lo boas práticas de atuação.

Os encontros têm frequência e temas predefinidos. Entre as reuniões o mentorado deve colocar em prática algumas atividades e, no encontro, deve comentar sobre como foi a realização, dificuldades, desafios e aprendizados.

Com o decorrer do processo, são avaliados o desempenhoe os resultados do mentorado.

Ao fim, é esperado que o mentorado tenha adquirido conhecimento e confiança suficiente para aplicar ações estratégicas no seu trabalho e alavancar na carreira.

Quais são os tipos de Mentoria?

Na mentoria há um programa de aceleração de carreira pode ser organizado de duas maneiras: interna ou externa.

Além disso, existem mentorias individuais e em grupo. Entenda melhor esses 4 tipos a seguir:

1. Mentoria interna

Os programas de mentoria internos ocorrem quando mentor-mentorado fazem parte de uma empresa.

Exemplo: Quando há um profissional recém-chegado na empresa e um colaboradormais experiente, com mais tempo de empresa, fica responsável pelo desenvolvimento do novo colaborador.

Nesse caso, o mentor é visto como aquele que entende sobre a empresa e seus processos. Logo, um exemplo a ser seguido, uma referência de atuação.

2. Mentoria externa

O programa de mentoria externa é caracterizado quando não há relação profissional entre mentor-mentorado.

Exemplo: Quando o profissional tem pouco tempo de atuação e não está muito seguro para executar suas atividades na empresa. Nesse caso, ele procura por um profissional externo que entende que a empresa é referência na área na sua cidade, estado ou até de outro lugar do Brasil.

Com avanço da tecnologia, é bem comum encontrar grupos de mentoria externa com pessoas de cada canto do país.

3. Mentoria em grupo

A mentoria em grupo é caracterizada por pessoas que debatem sobre suas ideias com foco no trabalho e desenvolvimento pessoal. Além disso, são discutidas diversas questões, nas quais, os focos estão voltados para a produtividade e rendimento empresarial.

4. Mentoria individual

A mentoria individual trata de encontro(s) entre o mentor e o mentorado, na qual, de maneira personalizada, o crescimento profissional do mentorado é discutido.

Dessa forma, o conhecimento individualizado gerado nestes encontros é uma grande vantagem. Por consequência, as vias de solução para os problemas do mentorado são estudadas e debatidas de maneira mais específica.

Quais as áreas de Mentoria?

Um mentorado pode buscar desenvolvimento em áreas específicas. Neste artigo, listamos algumas delas:

Mentoria para gestão de negócios

Mentoria voltada para empreendedores que objetivam entender mais sobre o mundo dos negócios e gestão. Nesse caso, o mentor auxiliará com orientações/sugestões e compartilhamentos de ações e estratégias que podem alavancar os resultados do negócio.

Mentoria para finanças

Mentoria voltada a questões financeiras, ela pode ser feita de maneira pessoal ou empresarial.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em média, metade dos brasileiros não sabem administrar suas finanças.

Portanto, o mentor financeiro atua com orientações de gerenciamento e/ou investimentos voltados a um caixa saudável ao fim do mês.

Mentoria de marketing/mercado

Esse tipo de mentoria é voltado para a otimização do marketing e, consequentemente, de vendas. Nesse caso, o mentor é voltado para as tendências de mercado e na orientação sobre as melhores estratégias de marketing digital que podem auxiliar na maior visibilidade, no engajamento depotenciais clientes, em vendase em fidelização.

Mentoria profissional

Mentoria voltada mais especificamente para um plano de carreira. Nesse tipo de mentoria o mentor se voltará, inicialmente, para o desenvolvimento pessoal do mentorado, descobrindo que travas podem impedir seu crescimento.

Posteriormente, há um enfoque num plano de crescimento profissional, com a entrega de técnicas e ferramentas comprovadas que dão resultados e compartilhamento de experiências que podem direcionar ações estratégicas.

Como escolher um mentor?

A mentoria é umprocesso de desenvolvimentoque deve ser um investimento que traga resultados para sua carreira.

Você tem ideia de quais pontos deve levar em consideração ao escolher um mentor? Pois se liga nas dicas!

1. Conhecimento técnico

Se você é alguém que quer se desenvolver, deve escolher alguém que saiba mais que você, certo?

Portanto, seu mentor deve possuir conhecimento técnico suficiente para ajudá-lo com suas necessidades e desafios na mentoria.

Como identificar: Siga e acompanhe redes sociais que permitam a você avaliar se os conteúdos disponibilizados por ele são de qualidade e se traz informações que você desconhece.

2. Experiência comprovada

O mentor deve ser aquele que vai facilitar sua atuação, certo? Logo, você deve esperar dele ações estratégicas, já testadas e comprovadas com resultados.

Para que o mentor possa auxiliá-lo na resolução de problemas do dia a dia e/ou para melhorar sua bagagem, é importante que ele tenha uma bagagem de atuação que permita isso, para que a mentoria seja um sucesso.

Pesquise sobre o mentor no LinkedIn, seu currículo com certificações, recomendações. A partir dessa análise saberá sobre o tempo de atuação, carreira e resultados.

3. Admiração

Você tem como referência de profissional alguém que admira, certo? A admiração pode ser contemplada por diversos fatores: conhecimento técnico, vasta experiência, resultados conquistados e cases de sucesso.

"Será que um dia vou conseguir ser um profissional assim?", "Queria saber tanto quanto ele" são algumas falas que representam sua admiração por alguém.

Avalie que profissional você acompanha: lendo conteúdos postados, comentando com amigos sobre, colocando em prática conhecimentos ensinados. Isso o ajudará a escolher um mentor adequado e uma mentoria de qualidade.

4. Compatibilidade

O mentor será aquele que estará acompanhando você em todo o processo de mentoria. Portanto, é necessário que a comunicação entre vocês seja assertiva.

Um bom relacionamento é essencial para que você se sinta confortável em falar sobre suas inseguranças e desafios. Entretanto, é necessário certocontraste de perspectivas também para que o mentor tire você da zona de conforto e o estimule a tomar ações estratégicas.

Como identificar: Avalie se você costuma comentar sobre suas dúvidas para o profissional e se ele te faz tomar ações que não fazia antes.

Como construir uma boa relação mentor e mentorado?

A relação entre mentor e mentorado deve ser produtiva para ambos, é importante lembrar que essa relação tem um propósito e deve ser finalizada dentro de um prazo acordado. Caso contrário, o relacionamento pode passar a ser dependência.

Algumas práticas para se ter uma boa relação são:

  • Desenvolver empatia: mentor e mentorado devem entender o que ambos sentem e almejam, assim como identificar pontos fortes e pontos fracos entre si.
  • Não há resultado sem prática: é preciso entender que nada vai mudar apenas ouvindo as palavras do seu mentor, é preciso que o mentorado siga o que é ensinado e pratique.
  • Colaboração mútua: o mentor precisa compartilhar seus conhecimentos e o mentorado deve colocar em prática as orientações.
  • Lembrar que fatores externos podem interferir: algumas questões podem aparecer de surpresa, por isso, é importante não se frustrar um com o outro caso a mentoria não esteja funcionando.

Qual é o salário de um mentor? 

No Brasil, o salário médio de um mentor gira em torno de R$5.000. Contudo, para estabelecer um parâmetro, segundo a Glassdoor, R$2.000 ou menos se considera salário baixo e R$11.000 ou acima é considerado salário alto.

Qual o diferencial da Mentoria?

O diferencial da monitoria com um profissional da área específica proporciona muitas vantagens de carreira, tais como:

  • Compartilhamento de conhecimento pela experiência do mentor; 
  • Análise profissional;
  • Desenvolvimento pessoal mais assertivo; 
  • Encurtamento da curva de aprendizado.

Como se tornar um mentor?

Você viu na mentoria uma oportunidade de empreender e quer saber como se tornar um mentor? Segue as dicas!

1. Conheça sua expertise e propósito

O primeiro passo para montar um programa de mentoria é o autoconhecimento. A partir disso você saberá qual sua maior expertise e seu propósito.

Esses pontos são a base para a escolha do tema e objetivo da mentoria. Faça essas perguntas a você: Em que você é bom? Como você pode auxiliar outros profissionais?

2. Defina o público-alvo

Para a mentoria gerar renda, é necessário ter um público interessado em comprar, certo?

Depois de você definir como seu acompanhamento pode ajudar pessoas, deve saber que pessoas têm essas necessidades/desafios que você soluciona.

Dica: A construção de uma persona auxilia a atrair especificamente as pessoas que vão se interessar pelo seu serviço.

3. Planeje o conteúdo

Uma das partes principais de um programa de mentoria é o seu planejamento.

Que conteúdos você ministrará? Qual será a frequência de encontros? Como você acompanhará o desempenho dos mentorados?

As respostas a essas perguntas são essenciais para a visualização de como a mentoria será conduzida.

Lembre-se de avaliar os resultados a cada fim de mentoria. Peça feedbacks e potencialize sua mentoria!

Sinta o real impacto do que é desenvolvimento e sucesso!

Saiba como e qual é a melhor estratégia de posicionamento para sua marca! Fique à frente dos seus concorrentes e ganhe liderança e um lugar de destaque entre os consumidores! Afinal, saber se posicionar te permite ser diferente dos concorrentes de maneira a projetar seus produtos/serviços e a sua marca!
Aprenda com esse Ciclo de Mentoria: Posicionamento de Mercado da Consultoria a elevar os seus negócios a outro patamar e não ficar de fora dos melhores insights de Thiago Coutinho e os melhores convidados!

Bora lá? Acesse esse material gratuitamente clicando no botão abaixo!

Consultoria #2: Posicionamento de Mercado

Lícia Calvet

Lícia Calvet

Grad. em Psicologia (UFMA) e Pós-Grad. em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (ESTRATEGO). Experiência de mais de 3 anos em Empresa Júnior, onde assumiu 4 cargos de liderança: Diretora, Vice-Presidência, Presidência e Conselho Fiscal. Participante de Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e subjetividade. Formação Master DISC Fundamental com Tecnologia para Gestão de Perfil. Apaixonada pela Psicologia Organizacional e gestão de negócios, com foco em carreira e desenvolvimento pessoal e profissional de líderes. Atua no RH do Grupo Voitto, com ênfase em gestão de pessoas.

Storytelling, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Storytelling

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.