O que é a Carreira Acadêmica?
O que é a carreira no mercado de trabalho?
Como escolher entre a carreira acadêmica e Mercado de Trabalho?
Invista na sua qualificação profissional

Qual escolher: carreira acadêmica ou mercado de trabalho?

Veja as vantagens e desvantagens de uma carreira no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico, e decida a opção que melhor se adequa ao seu perfil!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Qual escolher: carreira acadêmica ou mercado de trabalho?

Atuar no mercado de trabalho ou exercer uma carreira acadêmica são excelentes oportunidades para obter a realização pessoal e profissional.

Mas, a decisão entre essas duas opções não é fácil. Para quem está próximo da colação de grau ou para recém-formados, essa é uma etapa que pode guiar tanto para o sucesso quanto para frustrações.

Portanto, é necessário que essa escolha atenda sua real possibilidade de desenvolver conhecimentos e habilidades, para que no futuro não possa ter arrependimentos quanto a isso.

Para ajudar nessa decisão, que é tão importante, colocamos neste artigo as diferenças, as opções profissionais, as vantagens e desvantagens de trabalhar no mercado e de exercer uma acadêmica.

Dessa forma, será possível ter uma visão melhor das duas áreas e com isso auxiliar na decisão. Vamos abordar esse tema por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é a carreira acadêmica?
  • Vantagens, desvantagens e como ingressar na carreira acadêmica;
  • O que é a carreira no mercado de trabalho?
  • Vantagens, desvantagens e como ingressar no mercado de trabalho;
  • Como escolher entre carreira acadêmica e mercado de trabalho?
  • Invista na sua qualificação profissional.

O que é a Carreira Acadêmica?

A carreira acadêmica é a que proporciona uma formação como professor ou pesquisador. Ela envolve a realização de estudos e projetos com o objetivo de contribuir com o avanço da ciência e da .

Portanto, essa carreira deve ser exercida por quem gosta e tem interesse em pesquisar, produzir e transferir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento industrial, social e cultural.

A carreira profissional de um mestre ou doutor, envolve a publicação de artigos e a participação em congressos e seminários.

Vantagens da Carreira Acadêmica

Vamos citar algumas das principais vantagens de seguir na carreira acadêmica:

  • Horários flexíveis: principalmente para quem pretende atuar como professor, as instituições geralmente permitem que o profissional complete sua carga horária de acordo com as aulas ministradas
  • Aprendizado constante: seja atuando como pesquisador ou professor, a carreira acadêmica proporciona a ampliação do conhecimento acadêmico
  • a participação em congressos e seminários, além do contato com outros profissionais da área nas próprias instituições, oferece a esse profissional uma boa oportunidade para ampliar sua rede de trabalho.

Desvantagens da Carreira Acadêmica

A maior desvantagem que pode ser sentida pelos profissionais que escolhem essa carreira é o distanciamento com o mercado de trabalho .

O trabalho com pesquisa e aulas não oferece o contato com o trabalho na prática do mercado, que envolve outras competências, que podem ser voltadas para o gerenciamento e aplicações.

Além disso, ao ingressar no mercado de trabalho o profissional certamente vai adquirir conhecimentos antes não abordados durante a graduação. E a experiência de trabalho é um diferencial para quem compete a vagas no mercado, logo seria mais difícil uma pessoa migrar da carreira acadêmica para o mercado de trabalho.

Como ingressar na Carreira Acadêmica

O caminho mais indicado para quem deseja seguir nesse ramo é investir em uma formação stricto sensu, que forma mestres, doutores e pós-doutores. Principalmente as vagas para pesquisadores e professores de universidades públicas exigem essas formações, pois ela é mais voltada para a área de pesquisa.

Mas, nada impede que formações do tipo lato sensu, especializações e MBA, também sigam nesse caminho, mesmo tendo um objetivo maior de qualificação para o mercado de trabalho. Faculdades e universidades que tem seu foco maior para o desenvolvimento de profissionais para o mercado podem optar por professores com essas especializações.

Vale lembrar que para atuar em universidades e instituições públicas o processo de admissão é feito a partir de concursos.

O que é a carreira no mercado de trabalho?

Atuar no mercado de trabalho é prestar mão de obra remunerada para empresas dos setores público e/ou privado, mista e para pessoas físicas, obedecendo a normas específicas de conduta, salários e benefícios.

Quem faz essa opção profissional busca por vagas de emprego formal com registro em carteira de trabalho e garantias trabalhistas. O setores para exercer atividade no mercado de trabalho são:

  • Setor Primário: denominação dada ao setor de produção de matéria-prima como: agricultura, pecuária, pesca e extração mineral e vegetal
  • Setor Secundário: esse setor da economia é responsável por transformar matérias-primas advindas do setor primário em bens utilizáveis
  • Setor Terciário: classificam-se nesse setor as atividades de serviços e comércio de produtos.

Vantagens do Mercado de Trabalho

Da mesma forma que a carreira acadêmica traz vantagens para quem a escolhe, o mercado trabalho também permite o desenvolvimento do profissional em diversas áreas:

  • Contato com a atividade prática: aplicar o que foi aprendido em teorias nos cursos de graduação é uma vantagem para quem escolhe essa carreira
  • Aprimorar e desenvolver habilidades técnicas: o mercado proporciona o conhecimento de novas técnicas e aprofundamento em assuntos que podem ser abordados superficialmente nos cursos
  • ter contato com as relações de trabalho de diferentes gerações existentes em empresas é uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento de habilidades comportamentais
  • isso envolve também a aplicação prática de novas tecnologias.

Desvantagens do Mercado de Trabalho

As variações no mercado podem atingir diretamente o profissional que escolhe essa . As taxas de desemprego podem variar no país, ofertando mais ou menos oportunidades. Dependendo, assim, das áreas que estão aquecidas para o oferecimento de vagas.

Podemos citar, também, como uma desvantagem a distanciamento com as pesquisas e novas tecnologias, que podem demorar um longo tempo até serem empregadas em suas áreas.

Como ingressar no Mercado de Trabalho

Da mesma forma que os concursos são grandes desafios para quem deseja ser professor ou pesquisador, almejar uma vaga de trabalho em uma empresa pode ser tão ou até mais difícil.

Para ingressar no mercado de trabalho é necessário entender qual o seu perfil profissional, encontrar empresas que oferecem vagas na sua área de formação e ainda, para ter um diferencial, realizar uma pós-graduação lato sensu.

Não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso nessa carreira, as experiências adquiridas ao longo da graduação e em atividades profissionais podem ajudar a trilhar um caminho nessa área.

Como escolher entre a carreira acadêmica e Mercado de Trabalho?

Seguir uma carreira acadêmica ou ingressar no mercado de trabalho é uma escolha individual que deve atender seus objetivos profissionais, sua vocação e seu perfil profissional.

Quais são seus objetivos profissionais acurto, médio e longo prazo? Qual é o seu perfil profissional? Quais atividades profissionais despertam seu interesse?

Para ajudar a responder essas perguntas você pode seguir duas dicas:

  • Invista em autoconhecimento: antes de fazer a escolha que vai direcionar e ditar seu futuro profissional é necessário se conhecer. Descubra quais são suas habilidades, talentos e perfil e como utilizá-los para atender seus ideais profissionais através de uma formação profissional adequada. No nosso você vai encontrar algumas opções para praticar o autoconhecimento
  • o próprio curso de graduação oferece diversas oportunidades em atividades extracurriculares. Experimente participar de projetos de pesquisa, grupos estudantis e empresas júnior, esse é um bom caminho para descobrir se gosta ou não de uma área.

Invista na sua qualificação profissional

Independentemente da sua escolha, investir na sua qualificação profissional, por meio de cursos extracurriculares, é uma boa forma de sair na frente na disputa por um emprego.

Então, para te ajudar nisso, te convido a conhecer a Voitto Premium! No nosso plano de assinaturas você pode optar por ter acesso a todos os cursos da Voitto!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Voitto Pro, Programa de Aceleração de Carreira, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, com 200 certificações, um plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte ao  currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Comece agora, clique naimagem abaixo!

VOITTO PRO

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.