O que é uma Meta?
O que são as Metas SMART?
Qual o significado da sigla SMART?
Quais são as vantagens de utilizar as Metas SMART?
Exemplos de Metas SMART
3 dicas para alcançar suas Metas SMART!
Tire as suas metas do papel!

Você sabe o que são Metas SMART? Aprenda como criar metas de maneira inteligente!

Você sempre desejou criar Metas completas, diretas e claras? Então, continue neste artigo e aprenda o que são Metas SMART e como alcançá-las!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que são Metas SMART? Aprenda como criar metas de maneira inteligente!

O método Metas SMART é uma ferramenta que auxilia na definição de objetivos de forma clara e mensurável, o que ajuda a aumentar a probabilidade de alcançá-los.

A sigla SMART significa Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time based (Temporal).

É muito importante que tenhamos objetivos em nossas vidas e é claro que descobrir uma boa forma de alcançá-los é vital para nosso sucesso. É para te ajudar nisso que as metas SMART existem!

No ambiente organizacional não é diferente. A criação de metas se faz extremamente necessária a qualquer empresa que almeja melhoria contínua de seus resultados.

Nesse artigo, vou te apresentar o método SMART para definir metas. E ainda como ele auxilia e estimula os colaboradores a atingir resultados mais eficientes e produtivos.

O artigo vai te ensinar:

  • O que é uma Meta?
  • O que são as Metas SMART?
  • Qual o significado da sigla SMART?
  • Quais são as vantagens de utilizar as Metas SMART?
  • Exemplos de Metas SMART;
  • 3 dicas para alcançar suas Metas SMART!

Preparado? Vamos lá!

O que é uma Meta?

Podemos pensar em meta como se fosse uma equação matemática do tipo:


Meta = Objetivo + Valor + Prazo


Um exemplo simples seria: aumentar as vendas em 23% num período de 6 meses.

O conceito de meta busca aliar um objetivo que se deseja alcançar à medidas quantitativas, contabilizando números e estipulando período de tempo para serem cumpridas.

Elas ajudam a orientar o time de funcionários, por meio do plano de ação, a cumprir todas as tarefas tendo como base um objetivo comum. Toda meta deve avaliar o desempenhode uma instituição por meio da comparação dos resultados obtidos e dos planejados.

Dessa forma, é possível saber se seu negócio está com grau de produtividade desejável e aceitável para o mercado. As metas também viabilizam tomadas de decisão e busca a melhoria de processos.

Mas tenha cuidado! Metas precisam ser realizáveis. Se forem mal projetadas podem desanimar a equipe de trabalho e acabam atrapalhando a evolução da sua empresa.

Portanto, criar boas metas não é uma tarefa nada fácil. É necessário muito conhecimento, uma boa base de dados estatísticos para apoiar decisões e também fazer uso de métodos e ferramentas que ajudem no seu desenvolvimento.

Por meio de um bom planejamento estratégico, por exemplo, é possível permitir o autoconhecimento, e mostrar o caminho correto que a empresa deve trilhar.

Desse modo, é possível ter flexibilidade frente aos desafios, antecipando-se às ameaças e principalmente identificando oportunidades e melhorias. É uma maneira de auxiliar suas tomadas de decisões a partir das suas metas.

Mas o que são as metas SMART e como definir uma boa meta?

O que são as Metas SMART?

O método de metas SMART é uma ferramenta cujo objetivo é auxiliar o planejamento de metas de maneira mais eficiente possível.

Dessa forma, uma meta SMART é aquela que visa orientar pessoas e empresas de forma mais clara e direta, levando em conta diversos aspectos e práticas relevantes para seu planejamento e gerenciamento.

SMART é uma sigla em inglês que contém cada um dos critérios fundamentais que uma meta precisa apresentar para ser capaz de alcançar bons resultados. São eles:

Significado de cada letra da sigla SMART.


Vou lhe explicar agora, separadamente, todos esses critérios. Além disso, mostrarei a importância de cada um deles para definição de metas e elaboração de planos de ação capazes de acertar o alvo!

Qual o significado da sigla SMART?

A seguir vamos entender mais a fundo sobre a definição de cada letra da sigla SMART.

S - Specific (Específica)

Uma meta deve ser específica. É necessário que todos os responsáveis por sua elaboração tenham pleno conhecimento sobre o que será trabalhado e saibam defini-la com clareza e objetividade.

Você acha que “aumentar o faturamento” é uma boa meta? Talvez um bom objetivo, mas meta não. Porque, como definimos anteriormente, uma meta é uma associação de aspectos qualitativos e quantitativos!

Sendo assim, fazer de uma meta o aumento do faturamento por si só não faz sentido. É necessário adicionar fatores numéricos capazes de conferir maior exatidão ao que se deseja alcançar.

Além disso, uma meta específica leva em consideração diversos fatores, entre eles:

  • Quem serão os responsáveis por fazer esse aumento?
  • Como ele será feito?
  • Porque ele deve ser feito?
  • Onde acontecerá?

M - Measurable (Mensurável)

Os aspectos quantitativos são usados para comparação, avaliação e monitoramento da meta. Dessa forma, é fundamental que ela seja mensurável.

Em nosso exemplo, vamos supor que queremos aumentar o faturamento em 19% no período de 4 meses.

Sem especificar o valor do aumento desejado e o período de tempo para cumpri-lo não seria possível fazer o monitoramento da meta e nem mesmo saber se ela foi poderá ser cumprida ou não.

A - Achievable (Atingível)

Uma meta precisa ser atingível. Parece até estranho falar disso, mas acontece que muitas empresas não definem bem suas metas pois desconhecem seus reais potenciais.

Definir uma meta que não pode ser alcançada é um erro muito grave e extremamente desvantajoso para uma companhia, pois desmotiva o grupo.

Imagine trabalhar durante meses, traçando estratégias, elaborando planos de ações, mobilizando a equipe e nunca alcançar os resultados que o gestor estipulou? É realmente muito frustrante.

A elaboração de uma meta precisa levar em conta os dados históricos da empresa.É preciso saber onde esta organização já chegou para definir onde ela pode chegar!

Também é necessário alinhar com a equipe de trabalho sobre osvalores e prazos definidos. Baseados em todos os conhecimentos e qualificações que a equipe possui, é possível atingir a meta estabelecida? Se a resposta for não, reveja a meta.

R - Relevant (Relevante)

Após definir uma meta atingível e mobilizar todo o time de planejamento, é necessário analisar a relevância da mesma para o negócio.

Uma meta relevante é aquela que impacta diretamente no negócio e gera retorno estritamente positivo para uma empresa. Portanto, ela precisa ser justificável e contribuir para o crescimento e evolução do empreendimento.

Dentre alguns dos indicadores que devem ser analisados para ajudar na definição de metas relevantes, estão: quantidade declientes cadastradosno banco de dados, quantidade de vendas, custo de aquisição de clientes (CAC) e lucro gerado.

T - Time based (Temporal)

Não é possível definir uma meta alcançável sem estabelecer um período de tempo para cumprí-la.

Como vimos na fase de mensuração e também apresentamos no conceito de meta, é necessário que haja um prazo para que todas as tarefas sejam cumpridas.

O tempo é um fator decisivo para uma empresa, portanto é preciso que ela saiba como administrá-lo muito bem. Uma meta sem prazo seria catastrófica para seus cofres. Lembre-se do ditado popular:"tempo é dinheiro".

Quais são as vantagens de utilizar as Metas SMART?

Existem diversas vantagens em utilizar as metas SMART, incluindo:

  • Clareza e foco: as metas SMART devem ser específicas e detalhadas, o que ajuda a manter o foco e a clareza sobre aonde você quer chegar;
  • Maior probabilidade de sucesso: como mencionamos anteriormente, as metas SMART são realistas e alcançáveis, isso faz com que a probabilidade de sucesso aumente e evita frustrações desnecessárias;
  • Acompanhamento e avaliação: as metas SMART são mensuráveis, o que permite o acompanhamento e avaliação do progresso ao longo do tempo;
  • Maior motivação: as metas SMART são relevantes e significativas para a pessoa ou equipe envolvida, o que pode aumentar a motivação e o engajamento;
  • Tempo limitado: as metas SMART são definidas com um prazo específico, o que ajuda a evitar a procrastinação.

Agora que você já sabe o que são metas SMART e quais são as suas vantagens, que tal conhecer alguns exemplos de metas? Continue lendo!

Exemplos de Metas SMART

Após analisados e aplicados todos os elementos do método SMART, é possível construir uma meta completa, clara e objetiva. Veremos alguns exemplos a seguir:

1. Metas SMART empresariais

  • A equipe comercial será responsável por aumentar o faturamento da empresa em 19%, em um período de quatro meses;
  • Diminuir em 15 % o lead timede produção do produto x no prazo de 2 meses;
  • Aumentar a equipe de marketing, contratando 4 colaboradores em 1 mês.

2. Metas SMART pessoais

  • Emagrecer 3 quilos em 2 meses;
  • Economizar 30% do salário no período de um mês.

Como você pôde ver, por meio das metas SMART é possível criar metas bastante claras para alcançar seus objetivos tanto empresariais quanto pessoais, de forma que sejam metas plausíveis para sua realidade.

3 dicas para alcançar suas Metas SMART!

Veja agora as nossas dicas para que você possa alcançar as suas metas SMART.

1. Monitore o desempenho! 

Crie uma periodicidade de checagem nas suas metas e como você e sua equipe estão se saindo tentando alcançá-las! Se o prazo final da sua meta é de 5 meses, não deixe de ver o resultado no final do prazo.

Monitorar o seu desempenho e o da sua equipe com periodicidade te ajudará a mudar suas ações e o seu ritmo para alcançar suas metas!

2. Envolva o seu time! 

Delegue ações. Apenas assim seu time se sentirá parte desse projeto e se sentirão cada vez mais motivados para atingir as metas.

3. Resultados sempre expostos!

Alcançou a meta? Exponha. Não alcançou? Exponha da mesma forma. Transparência é essencial para um time performar junto!

Mostre à equipe o quão vocês trabalharam arduamente para atingir a meta e, se não atingirem, façam um mapeamento de erros e ações que poderiam ter feito para chegar lá.

Assim, ao montar as suas metas SMART no futuro, vocês serão ainda mais específicos.

Tire as suas metas do papel!

Confira o eBook Guia Prático de Growth Hacking e melhores os planejamentos de sua empresa!

Você aprenderá o que é Growth Hacking e como utilizá-lo para aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial através dos níveis de retenção e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Ficou interessado? baixe agora!


Guia Prático de Growth Hacking

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Pratico Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.