O processo de aprendizagem é algo fundamental para que os alunos tenham uma melhor e mais eficaz absorção do conteúdo. Por isso, escolher uma metodologia de ensino que faça sentido para cada contexto é essencial.
Isso se justifica no fato de que uma abordagem assertiva e projetada para promover a aprendizagem significativa, envolve os alunos em atividades práticas e se adapta às suas características e necessidades, fazendo com o conhecimento seja passado de maneira leve e com mais fácil absorção.
Sendo assim, se você é educador ou quer se especializar mais no assunto, está no lugar certo! Aqui, preparamos um conteúdo que te explicará tudo o que você precisa saber sobre o tema, desde os conceitos básicos até os passos para aplicação escolha da metodologia de ensino que mais faz sentido para cada contexto. Para isso, confira:
As metodologias de ensino consistem em práticas, técnicas de estudo, estratégias, abordagem, ferramentas e técnicas utilizadas por educadores a fim de aprimorar o processo de aprendizagem e torná-lo mais fácil para os seus alunos.
Sendo assim, elas se tornaram cada vez mais o foco da educação 4.0. Ou seja, os métodos de ensino e aprendizagem atualmente são considerados o cerne para impulsionar nos alunos uma melhora de aspectos como:
Isso acontece, pois, essas metodologias de ensino são aplicadas e adaptadas de acordo com o contexto, levando em consideração aspectos como a instituição de ensino, as características de cada aluno e os objetivos de aprendizagem.
Em resumo, as metodologias de ensino são importantes para garantir que os alunos tenham uma experiência de aprendizagem significativa e efetiva, além de auxiliar os professores no planejamento e na organização das atividades em sala de aula.
Por isso, é importante conhecer a fundo quais são as possibilidades, saber em quais cenários cada uma delas mais se encaixa e aplicá-las de maneira assertiva. Por isso, vamos começar entender mais sobre os princípios das metodologias de ensino. Vamos nessa?
Existem diversos princípios que podem orientar as metodologias de ensino utilizadas por professores e educadores, mas alguns dos mais importantes incluem:
Esses princípios podem variar de acordo com a abordagem pedagógica adotada, mas são importantes para garantir que as metodologias de ensino sejam eficazes na promoção da aprendizagem dos alunos.
Por exemplo, na metodologia ativa, temos 7 princípios definidos. Apesar de estarem em alguns pontos diretamente relacionados com os básicos, existem algumas diferenças. Por isso, confira mais sobre a definição de cada um deles:
1. Aprendizagem centrada no aluno: possui o aluno como o principal agente de seu próprio processo de aprendizagem, fazendo com que os estímulos funcionem individualmente para todos;
2. Aprendizagem colaborativa: incentiva a aprendizagem colaborativa e a participação ativa de cada um dos alunos em equipes de trabalho;
3. Contextualização: valoriza o conhecimento e aprendizado em situações ou contextos reais, relacionamento sempre a os temas com a vida cotidiana dos estudantes;
4. Aprendizagem significativa: em linha com o princípio anterior, há a constante busca por estabelecer uma relação entre a aprendizagem e o mundo real do aluno. Com o objetivo de que o conhecimento adquirido seja significativo e aplicável;
5. Aprendizagem baseada em problemas: foco na resolução de problemas como uma forma de ensinar, permitindo que os alunos sejam capazes de aplicar a teoria em situações práticas;
6. Tecnologia educacional: uso da tecnologia como uma ferramenta para impulsionar a aprendizagem;
7. Flexibilidade: busca pela liberdade do aluno, dando a ele a possibilidade de escolher o caminho que deseja seguir em seu processo de aprendizagem, adaptando-se às suas necessidades e ritmo individuais.
Agora que você conhece mais sobre os princípios das metodologias de ensino, é hora de conhecer mais a fundo quais tipos existem. Vamos lá?
Como você já sabe, existem diversos tipos de metodologias de ensino, cada uma com suas características e objetivos específicos. Por isso, separamos detalhes sobre os principais.
Como você acabou de conhecer os princípios das metodologias ativas, vamos com elas! Elas se caracterizam por incentivar os alunos a serem mais participativos no processo de aprendizagem, utilizando atividades práticas e interativas para construir seu conhecimento.
Para isso, são aplicadas técnicas como a sala de aula invertida e o uso de recursos como vídeos, áudios, jogos, infográficos, estudos de caso e atividades práticas.
Essa é uma das novas metodologias de ensino que podem ser aplicadas no ensino à distância (EAD) e no presencial.
A metodologia de ensino tradicional, como o próprio nome já sugere, é a utilizada de maneira padrão. Nela há uma relação clara, entre o docente detentor do conhecimento; e os alunos, pessoas que estão passando pelo processo de aprendizagem.
Nesse contexto, as instruções são passadas pelo professor e o dia a dia se baseia em conteúdos escritos, leituras e atividades para a fixação. Segue um plano de estudos.
Além disso, em determinados períodos, há a aplicação de avaliações escritas ou orais com questões discursivas ou de múltipla escolha.
Vale ressaltar que essa é uma metodologia possível no ensino presencial, à distância ou no ensino híbrido.
A metodologia de ensino Walderf busca alinhar diferentes estímulos para que o processo de aprendizado seja completo, coletivo e democrático. Isso significa que ela visa permitir que os alunos entrem contato com as mais diferentes formas de conhecimento e inteligências, para que ele se desenvolva nas que tiver mais interesse e/ou habilidade.
Em geral, ela também busca criar um ambiente inclusivo, no qual todos se respeitam e entendem as suas diferenças.
Para que isso seja possível, o seu idealizados Rudolf Steiner, incentiva que diversos temas sejam abordados. Alguns exemplos são: aulas de dança, marcenaria, costura e música.
Paulo Freire criou uma metodologia de ensino conhecida como Freiriana. Ela se pauta em três etapas principais:
O principal objetivo dessa metodologia é permitir que o processo de alfabetização seja iniciado pelo aluno e não apenas absorvido por ele.
Diferente da metodologia de ensino tradicional, a construtiva tem o aluno como o agente principal do seu processo individual de aprendizagem. Sendo assim, os docentes se tornam apenas facilitadores desse desenvolvimento.
Para que isso seja possível, o idealizador foi o psicólogo suíço Jean Piaget, idealizou salas de aula com turmas reduzidas. Dessa forma, é possível que as necessidades sejam moldadas de acordo com a necessidade de cada discente. Ou seja, personalizada.
Um dos pontos principais dessa metodologia é o fato de que a competição é desestimulada. Com isso, não há formas padrões de avaliação. Afinal, cada aluno aprende diante de suas capacidades e interesses.
A metodologia de ensino desenvolvida por Pikler, diferente das outras, possui uma faixa de idade alvo: crianças de 0 a 3 anos. Isso acontece porque ela tem como fundamentação o foco no desenvolvimento psíquico e motor dos alunos.
Dessa forma, quando a metodologia Pikler é utilizada, espera-se que haja o aumento dos laços afetivos, da liberdade em expressar sentimentos, do autoconhecimento e da cognição por meio de cuidados com higiene e alimentação.
A metodologia de ensino conhecida como Montessori possui três pilares:
Na aplicação dessa metodologia, o aluno é o cerne do processo de aprendizado. Enquanto isso, os professores são agentes de incentivo.
Para que isso seja possível, o ambiente deve estar preparado. Ou seja, conseguir por si só estimular a criatividade e o aprendizado.
Esses são apenas alguns dos exemplos mais conhecidos de metodologias de ensino. Mas, independentemente de qual for a sua escolha, é importante lembrar que cada uma delas pode ser adaptada e combinada de diferentes maneiras para atender às necessidades e objetivos específicos de cada contexto e cada aluno.
Incrementar e aperfeiçoar as metodologias de ensino são formas claras de aumentar os níveis de interesse do aluno e consequentemente a facilidade de absorção de conteúdos, facilitando o processo de aprendizagem.
No entanto, os benefícios podem ir muito além disso! Entre as vantagens das metodologias de ensino é possível destacar
Mas é claro que essas vantagens só são usufruídas quando a metodologia correta é escolhida para cada situação. Por isso, confira abaixo como fazer essa triagem de maneira assertiva.
Escolher a melhor metodologia de ensino pode ser um desafio para muitos profissionais e instituições de educação. Afinal, o processo de entendimento e decisão deve levar em consideração diversos fatores, como por exemplo: idade do público-alvo, nível de conhecimento prévio e o objetivo de aprendizagem do conteúdo.
Mas não se preocupe! Apesar de existirem muitas variáveis, preparamos um processo simples de ser aplicado para que você chegue na melhor alternativa para o seu contexto. Confira:
No primeiro momento, o mais importante é entender a fundo qual o perfil dos seus alunos, suas habilidades, interesses e nível de conhecimento, para escolher uma metodologia de ensino que seja adequada para eles.
Por exemplo: alunos com déficit de atenção têm mais dificuldade de absorver conteúdos através da metodologia expositiva. Por isso, abordagens ativas podem fazer mais sentido para esse nicho.
Depois de entender mais a fundo qual o seu público-alvo, é importante entender qual o objetivo que ele possui ao buscar conhecimento no conteúdo que você irá transmitir. Isso será fundamental para tratá-lo de maneira mais assertiva.
Por exemplo: em cursos de pós-graduação em gestão de empresas, a metodologia para resolução de problemas pode ser mais eficaz quando comparada com abordagens por pesquisas. Afinal, assim os estudantes colocarão em prática os conceitos aprendidos, sendo mais fácil transportá-los para o ambiente de trabalho.
Como você já deve imaginar, existem conteúdos que demandam certas formas de ensino e isso deve ser levado em consideração no momento da escolha da metodologia a ser utilizada.
Para exemplificar essa situação basta imaginar uma aula de culinária. Os conteúdos precisam aguçar os cinco sentidos. Sendo assim, uma metodologia exclusivamente expositiva não trará a profundidade necessária para o tema.
O tempo disponível para a aula também deve ser considerado na escolha da metodologia de ensino. Algumas metodologias requerem mais tempo para serem implementadas do que outras.
Por exemplo: alunos dos anos iniciais da escolha costumam possuir mais tempo para abordagens de gameficação e por competências, enquanto alunos de um Master in Business Administration (MBA) comumente conciliam a rotina de estudos com trabalho e por isso demandam algo mais objetivo e prático.
A escolha de uma metodologia de ensino não deve ser algo estático. Afinal, novidades sempre surgem e é importante que o profissional esteja sempre se atualizando e se adaptando.
Visto isso, mesmo após a escolha de uma forma para iniciar as práticas educacionais, é importante continuar incrementando e testando novas frentes de atuação.
Uma das possibilidades é alinhar duas ou mais metodologias, proporcionando vivências cada vez mais completas para os alunos.
Depois de entender mais a fundo qual a melhor metodologia para cada contexto, é importante entender como aplicá-la. Por isso, separamos um passo a passo prático. Não deixe de conferir o próximo tópico!
Aplicar de maneira assertiva uma metodologia de ensino é crucial para alcançar os resultados esperados. Por isso, todo o processo deve ser planejado detalhadamente e executado de forma correta. Para isso, você deve seguir os seguintes passos:
Um educador que irá conduzir o momento de aprendizagem deve ter domínio da metodologia de ensino utilizada. Por isso, é essencial dedicar tempo para conhecer todos os seus princípios, fundamentos e meios de aplicação.
Após conhecer a metodologia, é preciso planejar como ela será aplicada na aula. Isso inclui definir o objetivo do momento, escolher as atividades que serão realizadas e definir como elas serão organizadas.
Lembrando sempre de que o planejamento deve ser pautado nos fundamentos e princípios da metodologia de ensino escolhida.
De maneira similar ao planejamento, é preciso preparar o material necessário para aplicar a metodologia. Isso inclui todas as ferramentas de apoio, como: textos, vídeos e atividades, além de materiais de suporte, equipamentos e recursos tecnológicos.
Depois de planejar as aulas e preparar os materiais, é fundamental colocar as ideias em teste. Afinal, só dessa maneira será possível entender sua eficácia e identificar os pontos falhos passíveis de melhorias.
Finalmente, chegou a hora de colocar a metodologia de ensino em prática. Esse será o momento de seguir o plano previamente definido e monitorar o desempenho dos alunos. É importante fazer ajustes ao longo do processo, se necessário.
Em busca da melhoria contínua, é fundamental avaliar os resultados alcançados através das novas e antigas abordagens de ensino colocadas em prática. Isso pode ser feito por meio de testes, avaliações de desempenho e feedback dos alunos.
Os resultados obtidos serão valiosos e ajudarão a identificar pontos positivos e negativos da metodologia e a fazer ajustes para melhorá-la.
Como você já sabe, a aplicação de uma nova metodologia de ensino não deve ser um processo estático. Por isso, é importante continuar aperfeiçoando-a com base nos insumos obtidos e no feedback dos alunos, de modo a maximizar sua eficácia.
O aperfeiçoamento pode incluir ajustes na abordagem, no material utilizado, nas atividades realizadas, na forma como os resultados são avaliados, ou até mesmo na troca da metodologia por outra que faça mais sentido.
É importante destacar que a aplicação de uma nova metodologia de ensino pode ser desafiadora e exigir um esforço adicional por parte do professor e dos alunos. Por isso, deve haver persistência nos testes e aperfeiçoamentos.
No entanto, os benefícios potenciais, como um maior engajamento dos alunos e uma melhor assimilação do conteúdo, justificam esse investimento de tempo e recursos para a construção de um sólido e eficaz.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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