Nos últimos anos, o Instagram se tornou mais do que apenas uma rede social de interação entre pessoas, sendo hoje um grande canal de influência que é usado para a promoção de um negócio.
Mas, você sabe quais são as principais métricas do Instagram e como elas podem ser usadas de forma estratégica para alcançar os resultados almejados da sua marca?
O objetivo desse artigo é fornecer informações sobre como as métricas do Instagram podem ser ferramentas poderosas para seu negócio se destacar nas redes sociais. Logo, acompanhe os seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
De forma objetiva, podemos definir as métricas do Instagram como indicadores baseados em dados estatísticos da própria plataforma que mensuram o desempenho da sua página.
Assim, através do Instagram Insights, você tem acesso de forma gratuita a todas as principais métricas sobre o engajamento do seu público, interação com seu conteúdo e desempenho da sua página.
Dessa forma, é possível acompanhar periodicamente como seus seguidores estão reagindo ao seu tipo de conteúdo e quais são os resultados que o seu marketing de conteúdo no instagram está conseguindo alcançar.
Para acompanhar as métricas, basta ter uma conta business na plataforma, e essas informações poderão ser acessadas pela barra lateral de configurações da sua conta.
Muito interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe o que são essas métricas, não pode deixar de conferir no próximo tópico sobre o porquê vale a pena usar esse mecanismo, confira!
As métricas do Instagram funcionam como indicadores, tais que são essenciais para validação das estratégias utilizadas e formulação de novas ações visando o crescimento e melhoria.
Assim, acompanhar as métricas é muito importante para conhecer melhor os seus seguidores e te ajudar a entender como o seu conteúdo pode ser mais assertivo para com os mesmos.
Além disso, é possível ajustar a estratégia de marketing digital com base nesses indicadores e consequentemente, aumentar as chances de atingir sua persona e aumentar as vendas do seu produto ou serviço.
Logo, usar essa ferramenta ao seu favor pode ser o que falta para que o seu negócio se destaque!
Por isso, não perca a oportunidade de conhecer as principais métricas e saber mais sobre elas no próximo tópico.
Como o próprio nome já indica, essas métricas mensuram quantas as pessoas que viram seu perfil, quantos seguidores novos surgiram e quantos deixaram de seguir em determinado período de tempo personalizado.
Dessa forma, é possível entender e avaliar a eficácia das estratégias aplicadas em determinado período para o crescimento do número de seguidores.
O alcance se refere à quantidade de visitas que uma determinada postagem pode ter por usuário. Já as impressões, mensuram o desempenho de uma publicação em relação às suas visualizações no geral, contabilizando um mesmo usuário mais de uma vez.
Essa métrica diz respeito às interações possíveis em uma publicação: curtidas, comentários, compartilhamentos e ainda, salvar a publicação por parte do usuário.
Dessa forma, cada uma delas é mensurada e sua evolução pode ser acompanhada.
Essa métrica é uma das mais valorizadas pelo algoritmo do Instagram e tem uma interpretação muito interessante, pois, revela que o usuário gostou tanto do seu conteúdo que o salvou para visualizar mais vezes posteriormente.
Dessa forma, criar posts que induzem a possibilidade de salvar e de compartilhar por parte do usuário é uma estratégia muito interessante para o sucesso da sua página.
A taxa de engajamento é uma porcentagem mensurada através da divisão do número de pessoas que interagem com a quantidade total de seguidores. Ela é a principal métrica de avaliação de performance de uma página.
Conhecer qual é o seu público alvo e ter uma persona para o seu negócio é um pré-requisito para o sucesso das estratégias de qualquer marca.
Assim, o Instagram insights te proporciona detalhes sobre seu público, como gênero e faixa etária, através desta métrica de características da sua audiência.
O link de redirecionamento para outras páginas que pode ser colocado na biografia do Instagram também tem uma métrica de mensuração: cliques no site.
Dessa forma, é possível acompanhar a interação com esse link e ainda, formular estratégias para que ele fique cada vez mais atrativo e gere resultados satisfatórios em relação a sua meta.
Os stories são uma importante ferramenta de geração de conteúdo dentro do Instagram, afinal, em 24 horas seu story pode engajar e melhorar seus resultados cada vez mais.
Diante disso, é possível acompanhar a mensuração de insights como: contas alcançadas, engajamento, atividades no perfil, impressões, interações e navegação nos stories.
E então, o que você achou de todas essas métricas?
E não acaba por aqui, no próximo tópico, confira dicas de como usá-las de maneira eficiente para impulsionar seus resultados nessa rede social!
Determinar uma periodicidade de acompanhamento das métricas e fazê-lo com frequência e constância é muito relevante. Isso porque o Instagram é muito dinâmico e varia constantemente, o que requer um acompanhamento contínuo e minucioso.
Você já deve ter ouvido falar que para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho acaba servindo, não é mesmo? E para acompanhar as métricas do Instagram esse raciocínio também é válido e pode gerar frustrações.
Logo, estabeleça metas realistas para alcançar as métricas almejadas e adapte as estratégias que te levarão até as mesmas.
Ter muitos seguidores é um objetivo de muitos negócios, mas não deve ser a principal prioridade, visto que, outras métricas como taxa de engajamento e números de impressões também podem trazer resultados incríveis.
Por isso, priorize as métricas que fazem mais sentido para o seu negócio e coloque em prática todos os conhecimentos adquiridos até aqui!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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