O que é mídia programática?
Quais são os 5 indicadores da mídia programática?
Como ela é utilizada pelos comunicadores?
Como aplicar mídia programática em seu negócio?

O que é Mídia Programática? Entenda seus Principais Indicadores e Use no seu Negócio!

Aprenda neste artigo o que é a mídia programática e como este conceito poderá ajudar a sua empresa a bater as metas de vendas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Mídia Programática? Entenda seus Principais Indicadores e Use no seu Negócio!

Uma das estratégias mais eficientes do Marketing Digital é o uso da mídia programática! Seu grande benefício é que ela consegue segmentar o público alvo para que ele dê o match necessário com seu produto ou serviço. Por isso, cada vez mais empresas estão utilizando esta estratégia.

Vale lembrar que, de modo a complementar a mídia programática, sua empresa poderá também usar estratégias de SEO e marketing de conteúdo para aumentar o tráfego orgânico de sua plataforma.

Ficou curioso para saber mais sobre a mídia programática? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é mídia programática?
  • Quais são os 5 indicadores da mídia programática?
  • Como ela é utilizada pelos comunicadores?
  • Como aplicar mídia programática em seu negócio?

Vamos à leitura?

O que é mídia programática?

A mídia programática é um tipo de anúncio altamente direcionado e segmentado para as pessoas certas, este processo todo é realizado com a ajuda de muita tecnologia.

Com certeza você já se deparou com anunciou na linha do tempo do Facebook, no instagram ou antes do vídeo do Youtube, não é mesmo? Então, tudo isso está relacionado a mídia programática.

Basicamente, estes anúncios são banners, chamadas para links patrocinados, propagandas, entre outros formatos que são mostrados para o público segmentado.

Existem várias plataformas que podem ser utilizadas para criar este tipo de anúncio, como por exemplo: Google AdWords (vale lembrar que este é diferente do Google Adsense hein!), Facebook Ads, Facebook Business, Bing Ads, etc.

Todas essas plataformas possuem ferramentas para definir a segmentação com base na idade, sexo e em dados demográficos, geográficos e econômicos, especificar os lances maximos e minimos para alcançar o publico e fazer o upload de artes, videos, etc.

Todo o resto do processo ficará por parte da ferramenta, que será responsável por automatizar o conteúdo a ser exibido e até mesmo encontrar o melhor custo benefício da campanha.

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Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.

Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.

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Para garantir o controle dos anúncios e para saber se eles estão desempenhando bem, são utilizados alguns indicadores. Separamos o tópico seguinte falando sobre os principais indicadores da mídia programática. Vamos conferir?

Quais são os 5 indicadores da mídia programática?

Existem alguns indicadores chaves para analisar as campanhas em tempo real de mídia programática. Aqui, iremos citar alguns, mas não necessariamente você deve se restringir a apenas esses.

Com base no objetivo e estratégia da sua campanha, outros indicadores poderão também ser utilizados. Porém os que vamos apresentar agora são os mais importantes ok?

1. CPM (custo por mil)

O CPM é um dos indicadores mais importantes para ser analisado nas suas campanhas de mídia programática, porque todas as compras de mídia são feitas através dele. Ele representa o custo a cada mil impressões, que é a quantidade de visualizações que o anúncio tem.

2. CPC (custo por clique)

O CPC representa o custo que a companhia está tendo a cada clique do cliente.

3. CTR (taxa de clique)

O CTR representa uma taxa entre a quantidade de impressões e cliques, em outras palavras, mostra se o seu anúncio está atrativo para o usuário, se ela está clicando.

4. CPA (custo por aquisição)

Com este indicador será possível saber quantos usuários estão sendo convertidos em leads ou clientes (dependendo do objetivo da campanha) no processo de compra.

5. ROI (retorno sobre o investimento)

Ele representa o quanto de retorno financeiro você conseguiu com cada real gasto na campanha.

Como ela é utilizada pelos comunicadores?

Existem algumas estratégias que são utilizadas para que a entrega do anúncio seja feita alinhada com o perfil do público alvo, vamos conferir agora, algumas das principais.

Dados Third Party

Dados Third Party são segmentações realizadas por empresas especializadas, que por meio de dados, monitoram os usuários e identificam seu comportamento e perfil. Todas essas informações são colocadas à disposição para posteriormente segmentar as campanhas com mais precisão.

Site lists

Esta estratégia consiste em listas de vários sites que são definidos de acordo com um tema, por exemplo: Notícias, moda ou esportes. Mostrando qual portal seria mais interessante de vincular a campanha, direcionando o anúncio para o usuário que possui interesse naquele tipo de conteúdo.

Retargeting

Esta estratégia permite impactar as pessoas que já tiveram contato com a empresa de alguma maneira, seja acessando o site ou clicando em algum outro anúncio. O processo é feito através de tags no site do anunciante, que consegue identificar os usuários únicos para serem impactados novamente ao longo da jornada.

Dados semânticos

Os dados semânticos identificam o conteúdo e a palavra-chave da página para entregar ao usuário em um momento oportuno.

Hyperlocal

O Hyperlocal permite entregar os anúncios em um bairro, determinar um raio geográfico ou até mesmo um endereço em específico. Também funciona para mostrar para os usuários que estiveram há pouco tempo em um lugar.

Com tanta informação, aposto que você está querendo saber agora como aplicar essa essa estratégia de comunicação para a sua marca. Vamos conferir?

Como aplicar mídia programática em seu negócio?

Deseja implementar a mídia programática em sua empresa e usufruir de todas suas vantagens? Então confira quatro dicas que preparamos para você.

1. Entenda as estratégias

É extremamente necessário que o gestor da campanha entenda as estratégias de mídia programática que apresentamos acima. Conhecendo-as, ele poderá traçar as melhores estratégias para atingir os melhores resultados.

2. Faça o planejamento da campanha

Para se fazer um planejamento de uma maneira eficiente, é preciso definir algumas etapas, sendo elas:

  • Qual é o objetivo da campanha?
  • Qual é o público alvo que deseja impactar?
  • Qual é a mensagem que você deseja transmitir para o público alvo?
  • Definir uma landing page para que o usuário entre após clicar no anúncio e seja até mesmo direcionado ao site do anunciante.

3. Defina as ferramentas de mídia programática

Para veicular qualquer campanha de mídia programática, é necessário ter acesso a uma DSP Demand Side Platform. Para fazer isso, o anunciante pode fazer a procura de uma trading desk para rodar a campanha ou fechar um contrato com uma DSP.

As Trading Desks são empresas especializadas em mídia programática que realizam eventos de suporte técnico para as empresas anunciantes. Elas têm acesso a DSPs e DMPs e planejam, gerenciam e otimizam as campanhas de anunciantes.

Ambas as formas têm suas vantagens e desvantagens e caberá ao gestor da campanha definir qual será mais vantajosa.

4. Alcance os retornos financeiros que você procura

O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!

Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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