Como ocorre a mineração do Bitcoin?
O sexto maior mercado de mineração de Bitcoin do mundo
As medidas tomadas pelo Irã quanto à mineração do Bitcoin

Como o governo do Irã tem lidado com apagões causados pela mineração de bitcoin?

Entenda o porquê do Irã proibir temporariamente a mineração Bitcoin após sofrer apagões em seu território já afetado pela pandemia.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Como o governo do Irã tem lidado com apagões causados pela mineração de bitcoin?

A mineração do Bitcoin se tornou um problema sustentável no século XXI por conta da grande quantidade de pessoas que se sentem atraídas por fazer fortuna com uma moeda sem lastro.

Além disso, o fato de a criptomoeda ser mais valorizada que as moedas físicas e oficiais de alguns países a torna tão atrativa que as pessoas têm se esquecido que estão gastando energia elétrica para minerá-la.

A China já enfrentou apagões e, dessa vez, o Irã também. Desse modo, discutiremos mais sobre o assunto a partir dos seguintes tópicos:

  • Como ocorre a mineração do Bitcoin? 
  • O sexto maior mercado de mineração de Bitcoin do mundo;
  • As medidas tomadas pelo Irã quanto à mineração do Bitcoin;

Como ocorre a mineração do Bitcoin? 

A mineração do Bitcoin ocorre de forma similar a mineração de metais preciosos, só que no mundo virtual. Isso porque também há a mão de obra humana por trás desse trabalho, porém a ferramenta usada é outra.

Sob esse viés, enquanto mineradores de ouro usam peneiras, pás e outros equipamentos de mineração, quando o assunto é criptomoedas, esse processo acontece pelo computador.

Assim, é dado um problema matemático ao minerador de Bitcoin e quem resolvê-lo corretamente e em menos tempo ganha como prêmio uma quantia de Bitcoin.

No entanto, em vários países do mundo, inclusive nos Estados Unidos e na China, as pessoas passaram a ver esse mercado como a única alternativa para saírem da pobreza.

Por isso, passaram a minerar descontroladamente o Bitcoin, deixando computadores ligados por dias até conseguirem o valor desejado e, assim, buscarem um maior.

Mas e o Irã? O que vem acontecendo nesse país? É o que te contaremos abaixo. Vamos nos informar  juntos?

O sexto maior mercado de mineração de Bitcoin do mundo

O sexto maior mercado de mineração de Bitcoin do Mundo é o Irã, enquanto que o primeiro é a China. Essas informações são da Judge Business School da Universidade de Cambridge.

E agora vou te passar uma informação alarmante: cada Bitcoin consome para ser produzido a mesma quantidade de energia que uma residência nos Estados Unidos utiliza em 48 horas.

Por isso, ainda no ano passado a demanda por energia cresceu 20% no Irã e o nível de pobreza chegou a quase 80% na capital do país.

Não podemos considerar informações como essas isoladamente, justamente porque em países como esse as pessoas precisam escolher entre sobreviver ou precarizar a distribuição de energia pública.

Além disso, a moeda iraniana é mais desvalorizada que o real brasileiro, chegando a R$0,00012 se comparado ao nosso dinheiro.

Assim, enquanto apenas um Bitcoin é calculado em R$192.705,57 o Irã permanece enfrentando problemas com a mineração da criptomoeda e, por isso, já tem criado mecanismos para controlá-la.

As medidas tomadas pelo Irã quanto à mineração do Bitcoin

As medidas tomadas pelo Irã quanto à mineração desordenada do Bitcoin têm se concentrado em proibir temporariamente esse processo para tentar restabelecer a distribuição de energia atrapalhada pelos apagões.

Na semana passada, o presidente do país, Hassan Rouhani, deu ordens para parar a mineração enquanto o verão no hemisfério norte não for finalizado.

Desse modo, o processo se aplica tanto a empresas licenciadas para minerar, como àquelas que não são.

Isso porque o Ministério da Indústria Iraniana emite licenças para a mineração de criptomoedas há anos como forma de controle. Porém, o mercado ilegal é muito superior e consome mais energia que o licenciado.

Por isso, o governo do país vem tentando convencer os mineradores ilegais a se licenciarem. Desse modo, está dando descontos tarifários durante quatro meses para aqueles que querem se legalizar.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2025 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.