O que São Modelos Mentais?
Impactos dos Modelos Mentais no Comportamento do Ser Humano
Relação Entre Modelos Mentais e Produtividade
Dica Bônus!

Descubra O que são Modelos Mentais e Como eles Afetam o seu Comportamento

Você sabe o que são modelos mentais? Descubra qual é a sua relação com a produtividade e como ele influencia o seu comportamento.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Descubra O que são Modelos Mentais e Como eles Afetam o seu Comportamento

Você sabe o que são modelos mentais? Eles são construções que influenciam o modo como as pessoas enxergam o mundo.

Os modelos mentais podem ser alterados ao longo da vida, contribuindo para uma comunicação mais assertiva e para a evolução pessoal e profissional.

Ficou curioso(a) para entender mais sobre? Então confira os tópicos que este artigo abordará:

  • O que são modelos mentais?
  • Relação entre modelos mentais e produtividade;
  • Impactos dos modelos mentais nos comportamentos do ser humano.

Ficou interessado? Então vamos para o próximo tópico aprender um pouco mais sobre esse conceito.

O que São Modelos Mentais?

Os modelos mentais são determinantes para a capacidade de ação e reação do ser humano em relação ao seu cotidiano. Isso define o seu comportamento.

Dessa forma, pode-se dizer que o modelo mental é a maneira como o ser humano interpreta e vê o mundo ao seu redor. É por isso que observamos tantos pontos de vista e opiniões diferentes, inclusive entre pessoas do mesmo círculo social.

O grande desafio é ter a mente aberta para saber ouvir e respeitar as opiniões alheias, por mais que você não concorde. Assim, você evita conflitos e aprende a conviver de forma mais harmônica com as pessoas ao seu redor.

Impactos dos Modelos Mentais no Comportamento do Ser Humano

Como você viu, os modelos mentais têm grande influência na forma como as pessoas se comportam diante de diversas situações.

Quando os modelos mentais são construídos por meio de boas experiências e ações, é bem provável que isso influencie positivamente na maneira com que a pessoa irá agir posteriormente.

Isso porque, a pessoa ganhará mais confiançae a sua auto estima estará muito mais elevada para encarar situações. Além disso, esse ganho de confiança propicia, inclusive, muitas conquistas e realizações pessoais, transformando vidas.

Já quando os modelos mentais são construídos a partir de experiências ruins e negativas, a tendência é que a influência na vida da pessoa também seja negativa.

Isso pode impactar por meio de crenças limitantes, bloqueios e pensamentos pessimistas. Além disso, o sujeito poderá ter dificuldades de se relacionar com as pessoas e com as situações.

Basicamente, os modelos mentais podem determinar o sucesso e o fracasso do ser humano.

Relação Entre Modelos Mentais e Produtividade

Agora que você já sabe o que são modelos mentais, você vai descobrir como ele se relaciona com a produtividade, podendo ajudar, inclusive na sua carreira!

Assim, há diferentes maneiras de um modelo mental ajudar a aumentar e fomentar a produtividade, como:

1. Reduzir o tempo de resolução de problemas

Imagine se você tivesse que  descobrir como resolver um problema toda vez que se deparasse com um ao longo do dia? A utilização de modelos mentais permite isso!

Ao aplicá-los, você pode entender o problema de forma mais fácil e rápida e, o mais importante, chegar a uma solução melhor e mais produtiva.

2. Enxergar fora da caixa 

Muitas vezes, quando você tem um problema que à primeira vista não tem solução, se você olhar como uma terceira pessoa, é provável que conseguirá resolvê-lo.

Isso acontece, também, por meio dos modelos mentais! Ao se retirar da situação e abordá-la de uma maneira observadora, você deixará de limitar o seu pensamento e começará a ver a situação de forma mais positiva.

Quando você aprende a usar os modelos mentais de forma assertiva,  deixa de se sabotar em muitas situações e consegue crescer pessoal e profissionalmente.

3. Ser mais adaptável às situações

As pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que podem enfrentar as adversidades e se adaptar às coisas como elas são.

Dessa forma, quanto mais modelos mentais você compreender, mais aptidão terá para ver as situações de forma mais clara e assertiva. Além disso, você terá mais adaptabilidadee flexibilidade para resolver os problemas.

Dica Bônus!

Agora que você já sabe o que são modelos mentais e como essas construções são importantes para a evolução pessoal, está na hora de dar um passo adiante.

Para te auxiliar nisso, separamos o nosso Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback.

Por meio de uma metodologia transformadora, o curso ajudará você a ser capaz de identificar as oportunidades de melhoria em membros da sua equipe, a melhorar o seu desempenho, a ter uma comunicação assertiva e a utilizar a oratóriade forma correta.

Além disso, ele te prepara para liderar equipes, ajudando você a desenvolver habilidades importantes para esse cargo e muito mais, que você só descobrirá ao se inscrever no curso.

E aí? Vai deixar essa oportunidade passar? Clique no botão abaixo e se inscreva agora mesmo!

Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.

Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.

Comece a trabalhar sua comunicação para ser mais assertivo na transmissão de ideias e propiciar um ambiente construtivo e colaborativo de desenvolvimento contínuo na sua empresa agora!

Inscreva-se já no nosso Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback use o cupom BLOG50, obtenha 50% de desconto e esteja mais próximo de um mindset positivo, de sucesso e em crescimento!

Clique aqui e saiba mais!

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.