Imaginem o que seria para uma empresa registrar lucro no mundo todo e em um ano de pandemia. Imaginaram? Foi esse o feito da Motorola, com o auxílio de seu presidente global, Sergio Buniac.
Foi assim que, no terceiro trimestre de 2020, a gigante das telecomunicações retomou esse registro após dez anos.
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Sergio Buniac é presidente Global da Motorola. Ele está a mais de duas décadas na empresa.
Em 1996 ele ingressou na empresa como gerente de marketing e vendas e em 2012 ele já ocupava o cargo de vice-presidente sênior dos negócios na América Latina.
Já em 2018, ele assumiu seu atual cargo, no qual pode contar com toda a sua experiência e formação em engenharia elétrica pela USP, pós graduação pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Universidade de Chicago.
Atualmente, ele é o responsável por liderar o feito da Motorola em registrar lucro no mundo todo pela primeira vez após uma década. Ficou curioso para saber como? Então leia o próximo tópico.
A Motorola foi fundada em 25 de setembro de 1928 pelos irmãos Joseph e Paul Galvin, em Chicago.
Quase após um século, em 4 de janeiro de 2011, a empresa foi segmentada em duas, a Motorola Mobility e a Motorola Solutions.
Já em 15 de agosto do mesmo ano, o Google adquiriu a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões e em 22 de maio de 2014, a vendeu para a Lenovo por U$3 bilhões.
A resposta para essa pergunta é clara, diminuindo o seu prejuízo operacional, bem como guiando a empresa na obtenção, por cinco trimestres consecutivos, de lucros superiores a impostos.
Isso tudo ocorreu entre outubro de 2018 e dezembro de 2019 e é o reflexo da boa gestão de Buniac, o que levou a Lenovo, que adquiriu a Motorola em 2014, a sair de um déficit de US$ 738 milhões para US$ 43 milhões.
Porém, com essa queda houve também uma outra no faturamento no mesmo período, entre 2016 e 2020, o que fez com que a empresa saísse de US$ 7,7 bilhões para US$ 5,2 bilhões.
No entanto, mesmo com a diminuição do faturamento, o presidente global da empresa afirma que o ticket médio por aparelho cresceu.
Outro fator relevante foi o fato da Motorola ter reduzido custos e parado de fabricar produtos que não geram retorno significativo para a fabricante. Desse modo, Sergio ressalta:
“Acredito que a tecnologia vai trazer um novo crescimento, principalmente de valor [unitário de aparelhos], um pouco menos em número de unidades”
Além disso, vale lembrar que Wuhan é a cidade onde se localiza uma das principais fábricas da Motorola e já foi epicentro da Covid-19, o que fez com que a corporação tivesse que se adaptar ao “novo normal”.
Isso fez com que, dois meses antes do restante do mundo, a empresa se moldasse melhor para lidar com o vírus e que, após a pandemia chegar ao restante do planeta, as mesmas estratégias fossem aplicadas nas outras fábricas.
Porém, em nove dos doze meses de 2020 , a Motorola enfrentou um déficit de US $132 bilhões, mas conseguiu se recuperar nos três meses restantes.
Desse modo, a corporação começou a apresentar lucro em todas as regiões do planeta, até mesmo naquelas que antes estavam inertes, como na Europa que apresentou um aumento de 82%.
Portanto, cabe-nos torcer e esperar que outras empresas sigam os mesmos passos da Motorola e consigam, não só, se manter no mercado, mas baterem seus próprios recordes.
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Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
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