O que é Cultura Organizacional?
Quando implementar uma Mudança de Cultura Organizacional?
Quais as vantagens da Mudança de Cultura Organizacional?
Quais os desafios de uma Mudança de Cultura Organizacional?
Torne-se um líder que inspira!

Como a Mudança de Cultura Organizacional ajuda a sua empresa?

Entenda quando uma Mudança de Cultura Organizacional deve ser feita, como aumentar seus resultados e os desafios a serem enfrentados pela empresa.

Alice Becker
Por: Alice Becker
Como a Mudança de Cultura Organizacional ajuda a sua empresa?

A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças, normas e comportamentos compartilhados dentro de uma organização. É um aspecto fundamental da identidade de uma empresa e influencia como os colaboradores interagem entre si.

Uma das mais desafiadoras transformações que podem ocorrer em uma organização é a mudança de cultura organizacional. Apesar do desafio, essa atitude pode trazer diversos frutos positivos para o seu negócio.

Interessado em realizá-la, mas com dúvidas sobre o processo? Neste artigo, traremos, na forma dos tópicos abaixo, informações para você realizar essa mudança do melhor jeito possível! Confira:

  • O que é Cultura Organizacional?
  • Quando implementar uma Mudança de Cultura Organizacional?
  • Quais as vantagens da Mudança de Cultura Organizacional?
  • Quais os desafios de uma Mudança de Cultura Organizacional?

O que é Cultura Organizacional?

A cultura organizacional é o modo de fazer e de pensar de uma organização, isto é, são os valores, atitudes, crenças e normas adotados pelos colaboradores da empresa.

Ela é de extrema importância, já que é responsável por um ambiente de trabalho com bom convívio, que permite maior rendimento e produtividade.

Diferentemente do que você pode imaginar, a cultura corporativa existe mesmo que os líderes deixem de pensar nela ativamente. Nesse caso, ela acaba sendo as práticas inconscientes e indiretas praticadas pelos indivíduos.

Com isso, pode acontecer que várias práticas prejudiciais se propaguem e, nesse caso, pode ser extremamente negativo para o seu negócio. Então, é vital manter uma cultura organizacional positiva e que reflexões sejam feitas sobre o que está sendo cultivado nas relações profissionais.

O que pode ser de extrema ajuda é o domínio de ferramentas de gestão, que organizarão os diversos setores da empresa, permitindo que exista um tempo para dedicar atenção à situação da cultura corporativa e também a utilização de ferramentas de cunho motivacional como, é o caso da Gamificação, para maior engajamento dos colaboradores na cultura da empresa.

Procurando saber quando é o momento certo para realizar uma mudança de cultura organizacional? É o que explicaremos no próximo tópico!

Quando implementar uma Mudança de Cultura Organizacional?

Existem duas possibilidades para o momento em que a mudança se faz necessária, que caracterizam os tipos de mudanças, são eles: voluntária e involuntária.

O primeiro tipo representa a situação em que o desempenho da empresa se encontra satisfatório e a implementação da mudança visa evitar futuros danos.

Já o segundo compreende o momento em que existem tensionamentos e problemas no desempenho, ou ainda, conflitos que impeçam o bom relacionamento entre os colaboradores.

Como identificar o clima organizacional da sua empresa?

Se você ainda não sabe em qual aspecto a sua empresa se adequa, que tal usar essa Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional que preparamos para que você possa avaliar o clima organizacional da sua organização!

Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional

Ainda não tem certeza que a mudança é a melhor opção para você? No próximo tópico explicamos como ela pode te ajudar!

Quais as vantagens da Mudança de Cultura Organizacional?

A mudança na cultura corporativa pode auxiliar no engajamento dos colaboradores, no corte de despesas e no aumento da produtividade. Além disso, pode auxiliar na expansão do negócio para atuação em outros setores do mercado.

Por meio dessa transformação, também é possível melhorar a comunicação entre setores e posições hierárquicas dentro da organização. Ainda, pode ser uma forma da empresa se adequar melhor às necessidades do mercado, trazendo mais inovação.

A transição será um momento de reavaliação, isso significa que é provável que seja preciso reavaliar a missão, a visão e os valores da organização. Por meio disso, será possível fazer um alinhamento entre os colaboradores e a empresa, diminuindo a rotatividade.

Princípios e valores claros e condizentes aumentam a sensação de pertencimento entre os colaboradores, fazendo-os trabalhar com melhor eficiência.

Uma das mudanças que podem ocorrer durante uma mudança de cultura é a implementação de metodologias ágeis, que estão sendo amplamente usadas no mercado atualmente. Com esses métodos, é possível trazer entregas mais rápidas, maior satisfação do cliente e conceder maior autonomia às equipes de trabalho.

Em resumo, poderíamos listar as seguintes vantagens:

  1. Aumenta no engajamento dos colaboradores;
  2. Possibilita corte de despesas desnecessárias;
  3. Aumenta a produtividade;
  4. Ajuda a expandir o negócio para um setor do mercado antes inexplorado;
  5. Melhora a comunicação entre setores;
  6. Traz mais inovação;
  7. Diminui a rotatividade dos colaboradores;
  8. Aumenta a sensação de pertencimento dos colaboradores.. 

Entretanto, uma modificação tão profunda, que altera valores e estruturas dentro da corporação, traz consigo desafios e dificuldades. Curioso para entender quais são? Então, continue a leitura!

Quais os desafios de uma Mudança de Cultura Organizacional?

Os principais desafios a serem enfrentados durante uma mudança de cultura corporativa são:

  1. Resistência por parte dos colaboradores à nova cultura;
  2. Falta de alinhamento de visão entre a liderança da empresa.

A implementação de uma nova cultura organizacional exige muito planejamento, dedicação e organização, realizados especialmente por uma equipe focada para isso. Ainda, exige também o apoio de gestores e líderes, visto que o principal desafio é a resistência por parte da equipe em aderir à nova cultura.

É muito comum que tenhamos medo daquilo que é novo, pelas incertezas que vêm junto com a situação. Então, é natural que as equipes fiquem receosas mediante tantas mudanças.

Para evitar esse cenário, é importante manter uma comunicação clara e aberta, explicando os benefícios que a mudança trata. É imprescindível também o apoio dos líderes e de seus exemplos para que a implantação seja efetiva a longo prazo.

Lembre-se também de investir em capacitação dos colaboradores para que eles possam transitar de maneira mais tranquila a fim de que a gestão de mudanças proporcione bons resultados.

A nível da equipe que será responsável pela mudança de cultura corporativa, é um grade desafio manter o alinhamento entre os membros da equipe.

Nesse sentido, é preciso que os membros tenham a mesma visão sobre o destino que terá a cultura corporativa. Caso contrário, esse processo, que já é difícil, pode ficar ainda mais complicado.

Tendo isso em mente, tenha consciência da importância de se manter uma comunicação, alinhamento e capacitação adequadas para que os desafios possam ser contornados da melhor forma possível.

Torne-se um líder que inspira!

Você deseja se tornar um líder que vai além de simplesmente gerenciar? Deseja inspirar e motivar a sua equipe e alcançar resultados extraordinários para a empresa?

Nosso e-book gratuito reúne tudo isso e mais um pouco! Faça o download agora de as "5 Práticas Exemplares de Liderança" que irão transformar o modo como você entende o que é liderar.

Inspire, motive e alcance novos patamares de sucesso, é só clicar no botão abaixo:

E-book 5 práticas de liderança

Alice Becker

Alice Becker

Grad. em Engenharia Acústica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior como membro da Base Jr. Participou de projeto de pesquisa relacionado ao desempenho acústico de alvenaria estrutural. Conquistou 3º lugar no I Concurso Nacional Conrado Silva de Acústica de Salas. Possui formação em Scrum, Produção de Conteúdo Web, Copywriting e Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.