Ao realizar uma pesquisa na internet sobre Mulheres na Tecnologia, é comum se deparar com um fato, um pouco amargo mas muito realista. A ausência da presença das Mulheres na Tecnologia.
Todavia, outro fato que desperta bastante atenção é que a maioria dos artigos que tratam do tema Mulheres na Tecnologia falam sobre a dificuldade das mulheres em adentrar nesse mundo e não das conquistas realizadas por elas na área. Salvo algumas exceções.
Pensando nisso, nesse artigo iremos abordar conquistas femininas importantes no mundo da tecnologia. Assim como analisaremos alguns dados a respeito da diferença salarial entre homens e mulheres na área da Tecnologia da Informação (TI) e forneceremos algumas dicas de como se destacar na área.
Desse modo, se você gostaria de saber mais sobre o assunto, continue a leitura a partir dos tópicos a seguir:
Atualmente, vivemos em um mundo conectado e tecnológico, em que uma série de informações e dados são processados por segundo. Por esse motivo, o setor de tecnologia cresce cada dia mais.
Embora as informações fornecidas acima sejam verdadeiras, é possível afirmar que o preenchimento de vagas nessa área nem sempre são igualitárias. Isso porque, a grande maioria das empresas de tecnologia são majoritariamente dominadas por homens.
Esse cenário é um reflexo da estrutura social com que fomos criados. Uma vez que enquanto crianças, as meninas costumam ter que brincar com bonecas e panelinhas, enquanto homens se divertem com vídeo games e computadores. Ou seja, são incentivados desde sempre a se envolverem com tecnologia.
Atualmente, o cenário vem se modificando, o que significa que cada dia mais a participação de Mulheres da Tecnologia cresce. Isso porque no Brasil, nos últimos 5 anos, essa participação cresceu cerca de 60%.
Em números, esse dado representa que a presença de Mulheres na Tecnologia teve um aumento de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil (dados de 2019), segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Esse salto se deve ao fato que uma grande parte da sociedade está voltada para tornar o mercado de trabalho mais igualitário. Pensando nisso, algumas empresas criam vagas e oportunidades exclusivas para mulheres e mães, o que causa um grande impacto na sociedade.
Todavia, esse número corresponde a apenas 20% dos profissionais de tecnologia empregados no país. Cenário que pretendemos modificar através da luta por igualdade de gênero.
Sendo assim, outro ponto importante é que, além da dificuldade para as Mulheres na Tecnologia conseguirem uma vaga de emprego, existe a diferença salarial entre homens e mulheres, que pode chegar até 23,4%.
Isso quer dizer que um homem e uma mulher que ocupam o mesmo cargo em uma mesma empresa, recebem valores diferentes pelo seu trabalho. Sendo que o homem irá receber 23,4% a mais do que a mulher. Muito injusto, não é?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o cenário das Mulheres na Tecnologia no Brasil, é importante ressaltar as conquistas de diversas mulheres na área.
Mas antes disso, preparamos uma surpresa pra você que se interessa pela área empreendedora!
Está querendo empreender e não saber por onde começar? Fica tranquila que nós te ajudaremos!
Conheça o nosso Ebook "50 livros que toda mulher de negócios deveria ler" e aprecie essa lista com grandes nomes, nacionais e internacionais, de mulheres que são referência no mundo dos negócios.
Baixe agora o Ebook "50 livros que toda mulher de negócios deveria ler" e inspire-se!
Que o mercado da Tecnologia é majoritariamente ocupado por Homens você já sabe. Mas, você já se perguntou como a presença feminina contribuiu para o mercado da ciência e da tecnologia?
Bem, pensando que a sua resposta seja não, elaboramos uma lista com 3 nomes de mulheres incríveis que revolucionaram o mercado da tecnologia. São elas:
Foi uma Condessa, chamada Condessa de Lovelace, que tinha gosto por análises e traduções matemáticas que criou o código do primeiro programa computacional.
Por mais que ela não possuísse máquinas para testar o desenvolvimentos do seus códigos, posteriormente à morte de Ada seus códigos foram testados e aprovados em novas máquinas, o que tornou dela a Mãe da Computação.
Foi uma atriz e inventora responsável por influenciar em criações que são muito utilizadas por nós atualmente, como Wi-fi e GPS. A Tecnologia foi desenvolvida juntamente com George Antheil.
Juntos, eles desenvolveram um sistema de interferência de rádio, com o intuito de detectar mensagens dos inimigos dos Estados Unidos durante o período da Segunda Guerra Mundial.
A última mulher dessa pequena lista é Carol Shaw, considerada a primeira mulher a trabalhar com o desenvolvimento de jogos digitais, uma vez que criou diversos softwares e consoles.
Além disso, ela é a responsável pela criação da geração procedural de conteúdo, que é basicamente o aumento gradual da dificuldade nos níveis do jogo. Ou seja, o que torna uma fase totalmente diferente da anterior e traz mais dinamismo ao jogo.
Incrível a importância dessas mulheres no mercado da tecnologia, não é mesmo?
Se você também gostaria de se destacar nessa área, se liga nas dicas que preparamos para você!
Já que estamos chegando ao fim desse artigo, preparamos algumas dicas pra você que pretende ser uma das Mulheres na Tecnologia!
1. Quebre paradigmas: Lugar de mulher é onde ela quiser! O setor de tecnologia pode e deve ter uma participação feminina!
2. Invista em educação: Como em toda profissão, o setor de tecnologia exige muito conhecimento! Então estude e se capacite, certificados nunca são demais!
3. Confie em você mesmo: Você, mais do que ninguém, deve confiar em si mesmo! Desde o processo seletivo até aos cargos de liderança, nunca deixe que duvidem da sua capacidade!
4. Estabeleça uma rede de apoio: Para se desenvolver em qualquer carreira uma rede de apoio é fundamental. Isso porque através dela você será indicada a algum cargo importante, conseguirá escolher qual empresa tem mais seu perfil, etc.
5. Procure por líderes femininas: Caso esteja com dificuldades de encontrar um lugar nessa área que você se encaixe, procure empresas com lideranças femininas! Ela, mais do que qualquer pessoa, vai saber pelo o que você está passando.
Se você gostou do nosso artigo e das nossas dicas, não feche essa página ainda, preparamos uma surpresa imperdível pra você!
Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.
Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!