A Nasa anunciou nesta quarta-feira, dia 1, que o design dos novos trajes será de responsabilidade das empresas Axiom Space e Collins Aerospace e que substituirão os usados há 40 anos pela agência.
As duas empresas anunciadas para este novo objetivo já possuem experiência de trabalho com a NASA, tanto na organização de voos comerciais para a ISS, Estação Espacial Internacional, quanto no desenvolvimento de outros trajes anteriores.
O valor do contrato para essa parceria é de US $3,5 bilhões e a meta para a entrega dos trajes está para o ano de 2025, quando serão usados para a missão que voltará a enviar o homem para a Lua.
Até o momento, o design dos equipamentos ainda não foi divulgado, mas o conceito inicial é de sejam flexíveis, leves e que estejam disponíveis em vários tamanhos, já que até então prejudicavam a performance das astronautas mulheres por serem roupas de proporções maiores.
Além disso, também será desenvolvido um sistema de apoio aos pilotos fora da órbita.
Segundo Vanessa Wyche, diretora do Johnson Space Center: "Ao fazer esta parceria com a indústria, estamos avançando com eficiência a tecnologia necessária para manter os americanos em um caminho de descoberta bem-sucedida na Estação Espacial Internacional”.
Todos os instrumentos e apetrechos serão desenvolvidos em Houston, no Texas, e devem pesar aproximadamente 54 kg segundo os cálculos iniciais.
A estreia dos novos trajes está prevista para o Projeto Artemis, que vai englobar diversas missões de exploração e de retorno à superfície lunar.
Illustration of Artemis astronauts on the Moon. — Foto: NASA
Os trajes serão preparados visando a mobilidade e a comunicação com o centro de controle na Terra, e não serão limitados à viagem à Lua, já que a Nasa pretende disponibilizá-los na Estação Espacial Internacional (ISS) e, quem sabe, usá-los na primeira missão tripulada a Marte.
Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos sobre educação, tecnologia e inovação! Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não perder nada!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!