CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é nomadismo digital?
Vantagens e desvantagens do nomadismo digital
Como adotar o nomadismo digital?
Dica de Ouro!

O nomadismo digital e as possibilidades do trabalho remoto

Aprenda o que é o nomadismo digital, quais são as vantagens e desvantagens desse estilo de vida, e ainda, como adotá-lo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O nomadismo digital e as possibilidades do trabalho remoto

Liberdade geográfica e busca por qualidade de vida hoje em dia são os dois principais objetivos de quem quer aderir ao nomadismo digital como estilo de vida. Afinal, com todas as mudanças de mercado, é possível juntar a paixão por viagens ao modelo de trabalho remoto.

O nomadismo digital apesar de não ser um estilo de vida tradicional, vem ganhando cada vez mais adeptos. Com ele, muitas pessoas enxergam a possibilidade de realizar sonhos sem fugir de suas obrigações.

De acordo com um estudo elaborado pela MBO Partners, o nomadismo digital é um dos estilos de vida que mais ganha adeptos no mundo. Apenas em 2020, o número de nômades digitais aumentou 50%. Um dos fatores que aceleram isso, foi a pandemia do Covid-19 e o crescimento do trabalho remoto.

Quer conhecer mais sobre o nomadismo digital e saber como ser uma dessas pessoas? Confira este artigo até o final!

●     O que é nomadismo digital?

●     Vantagens e desvantagens do nomadismo digital;

●     Como adotar o nomadismo digital?

O que é nomadismo digital?

Existem diversos tipos de nomadismo na atualidade, mas o conceito principal se volta ao fato de não residir em um local fixo, o nomadismo digital pega um pouco desta filosofia ao ser um estilo de vida com maior liberdade. Cada vez mais popular em todo o mundo, o conceito de poder trabalhar de qualquer lugar tem a flexibilidade de uma rotina que pode ser exercida com apenas um requisito: uma boa conexão com a internet.

Como você já deve imaginar, os nômades digitais aumentaram muito nos últimos tempos. Com a disseminação do home office, milhões de brasileiros trabalhando remotamente enxergaram a possibilidade de aproveitar e viajar pelo mundo.

Mas além desses trabalhos corporativos que podem ser executados de forma remota, também há muitas possibilidades de profissões para quem deseja empreender. Estão entre elas:

●     Programadores e web designer;

●     Tradutores, escritores e revisores;

●     Analistas de redes sociais;

●     Afiliados digitais;

●     Freelancers em geral.

É claro que você está curioso para entender ainda mais a fundo quais são as vantagens do nomadismo digital. Mas não se engane. Adotar esse estilo de vida também envolve algumas desvantagens.

Por isso, separamos as principais perspectivas dos dois lados para que você consiga entender melhor.

Vantagens e desvantagens do nomadismo digital

Como você já deve imaginar, junto com a liberdade do nomadismo digital também existem alguns desafios a serem enfrentados. Mas não se preocupe. Com planejamento, é possível superá-los!

Para te ajudar a entender os dois lados da moeda, preparamos uma lista com as principais vantagens e desvantagens de aderir ao nomadismo digital!

Vantagens

Vamos começar pelo lado dos benefícios. Afinal, muitas pessoas sonham com esse estilo de vida e ficam curiosas de quais serão os lados positivos dele. Por isso, confira:

1. Liberdade Geográfica

Não é preciso pensar muito para entender que o principal motivo do aumento do número de nômades digitais é a liberdade geográfica.

Com esse estilo de vida, as pessoas passam a poder trabalhar de qualquer lugar, sem a necessidade de ir a escritórios, visitar clientes de forma presencial ou até mesmo perder horas com deslocamentos para ir ao trabalho.

Na maioria das vezes, quem adere ao nomadismo digital conta com a liberdade de precisar apenas de uma boa conexão com a internet. Independente de qual ambiente proporcione isso, seja dentro de caso ou à beira mar, por exemplo.

2. Liberdade de Rotina

O nomadismo digital também se caracteriza muitas vezes por oferecer autonomia para os seus praticantes.

Isso significa que eles podem escolher os horários que irão se dedicar ao trabalho e também o tempo que irão passar se dedicando a outras atividades.

3. Estilo de Vida

O movimento nomadismo digital também pressupõe um estilo de vida menos materialista.

Com isso, é comum que as pessoas adotem um consumo mais consciente, se dediquem mais à saúde mental, física e àquilo que eleve a qualidade de vida.

Desvantagens

Como tudo na vida, há também que se ponderar os desafios que podem ser enfrentados ao escolher o nomadismo digital. Por isso, separamos alguns dos principais para que você consiga pensar e se programar para eles.

1. Possível Instabilidade

É muito comum que a maior parte dos nômades digitais adotem o trabalho autônomo. Afinal, com esse estilo de vida é necessário que a pessoa seja capaz de comandar a sua própria rotina e prioridades.

No entanto, empreender exige dedicação. Por isso, trabalhar de forma autônoma requer que a pessoa se planeje financeiramente e também se dedique a elaborar as melhores estratégias para o seu negócio.


Um Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar é essencial para todos aqueles que querem planejar suas despesas e gastos, principalmente durante a crise.

Foi pensando nisso que criamos a Planilha de Controle Financeiro Pessoal e Familiar. Com o intuito de para facilitar o controle das suas finanças e, consequentemente de quem você mais ama.

Com a Planilha de Controle Financeiro Pessoal e Familiar, você contará com espaços necessários para organizar e registrar suas finanças, contas e gastos, como plano de saúde, esporte, lazer, etc.

Baixe agora a Planilha de Controle Financeiro Pessoal e Familiar e aprenda de uma vez por todas a controlar suas finanças!

Planilha de Controle Financeiro Pessoal e Familiar


Pensando nesse contexto, se você quer aderir ao nomadismo digital, não deixe de estudar também sobre os mercados de trabalho, gerenciamento de negócios, tecnologias exponenciais, entre outros assuntos que podem alavancar a sua carreira.

2. Organização

Se você quer se tornar um nômade digital e acredita que a organização é um dos seus pontos fracos, é preciso repensar!

Com esse estilo de vida, é necessário aprender a manter o foco e gerenciar o tempo. Afinal, por mais que a rotina conte com muita liberdade, também é necessário cumprir prazos nos trabalhos.

O nomadismo digital requer que as pessoas busquem pela gestão da própria vida, exigindo equilíbrio entre o pessoal e profissional. Por isso, se organizar é fundamental para que tudo dê certo.

Depois de descobrir quais os principais desafios que o nomadismo digital pode trazer, é hora de entender como superá-los e adotar esse estilo de vida na prática!

Como adotar o nomadismo digital?

Adotar o nomadismo digital não é algo que deve ser feito do dia para a noite. Afinal, é preciso se programar para que essa transição seja feita de forma tranquila.

Antes de mais nada, é preciso que você faça um planejamento. O ideal é que ao mudar de estilo de vida você tenha pelo menos:

●   Dinheiro suficiente para se sustentar durante 6 meses;

●   Alguns, mesmo que poucos, contratos de trabalho fechados se você for freelancer;

●   Documentos para viagens nacionais e internacionais em dia;

●   Equipamentos para exercer o seu trabalho de qualquer lugar, incluindo pacote de celular preferencialmente com internet 5G;

●   Programação dos primeiros locais que você irá, com passagens e hospedagens garantidas.

Vale também lembrar que você deve terminar todos os contratos de serviços. Desde o aluguel até o cancelamento dos pacotes de academia, aulas de idiomas e esportes.

E aí, agora que conheceu mais sobre o nomadismo digital, está preparado para adotar esse estilo de vida?

Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse, e ainda, não se esqueça de verificar nossa super dica de ouro que trouxemos para vocês!

Dica de Ouro! 

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.