O custo de uma nova pandemia
Acordo Global para a Era da Pandemia
Por que as pandemias são frequentes?

O custo de uma nova pandemia

Entenda porque uma nova pandemia pode custar caro para entidades governamentais, caso não seja investido em saúde nos dias de hoje.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
O custo de uma nova pandemia

Quando se trata de uma nova pandemia, os nervos vêm à flor da pele e ficamos no questionamento: será que isso ainda é possível? Como colunista, mas também estudante de Biotecnologia, te afirmo que sim, sempre é possível.

Possivelmente as pandemias se tornarão cada vez mais frequentes e letais no mundo globalizado. Isso acontecerá devido a maior amplitude das relações globais, o que faz com que os microrganismos circulem com maior facilidade.

Por isso, uma estrutura de segurança sanitária em todos os países se tornará essencial para o combate desses quadros pandêmicos. Agora vamos conversar sobre o custo de uma nova pandemia, pauta muito falada após a pandemia da covid-19.

Só de pensar diversos gatilhos se manifestam, não é mesmo? Mas fique em paz! Nesse artigo iremos conversar sobre os seguintes tópicos:

  • O custo de uma nova pandemia
  • Acordo global para a Era da Pandemia
  • Por que pandemias são frequentes?

O custo de uma nova pandemia

O G20 se reuniu recentemente em uma videoconferência para debater sobre o custo de uma nova pandemia. Após muitos devaneios em relação ao preparo mundial para novos surtos de vírus, conclui-se que o gasto de uma nova pandemia será de US$ 75 milhões.

Esse valor precisa ser coletado em até 5 anos para o caos não perdurar, caso haja uma nova pandemia. Sendo assim, Lawrence Summers, ex-secretário do tesouro dos Estados Unidos, avalia que gastar bilhões de dólares na saúde pode ser uma economia de dezenas de trilhões.

No investimento de bilhões de dólares na saúde, Lawrence se refere ao controle da vigilância de doenças infecciosas, suporte aos sistemas de saúde e logística na distribuição de vacinas contra os vírus, insumos e outros medicamentos. Caso isso não seja feito, os novos vírus poderão afetar drasticamente a população.

Como já dito anteriormente, as pandemias poderão ser frequentes nos tempos atuais, por isso, o G20 montou um Acordo Global para a Era da Pandemia. Continue na leitura desse artigo para saber mais!

Acordo Global para a Era da Pandemia

Durante o relatório do G20, pela primeira vez, foi falado sobre o Acordo Global para a Era da Pandemia, onde este conta com um fundo inicial de US$ 5 milhões para auxiliar a Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate das futuras pandemias mundiais.

Ademais, países subdesenvolvidos, ou seja, que não se fazem presentes no G20, poderão contribuir anualmente com 1% de seu PIB para investir no auxílio à saúde, visando uma nova pandemia no período dos próximos 5 anos.

Além disso, esse acordo ainda será estruturado de forma mais ampla com os ministros do G20 da área financeira e da saúde e também com os secretários executivos dos países.

Sendo assim, afirma-se que o Acordo Global da Era da Pandemia será levado adiante, mas com considerações de profissionais da área que estarão à frente de novos surtos epidemiológicos.

Por que as pandemias são frequentes?

Previamente dito acima, o fato das relações internacionais estarem afloradas nos últimos tempos é uma porta de entrada para microrganismos circularem, se mutarem e transformarem o mundo em um lockdown de ciclos pandêmicos.

No relatório da ONU, realizado em dezembro de 2020, os infectologistas e cientistas que compõem a bancada alertaram sobre a existência de 1,7 milhões de vírus presentes em mamíferos e pássaros. Desse número, cerca de 48% podem infectar os seres humanos e estes, chegarem no estado grave das doenças.

Além das relações internacionais, um dos motivos para tornar as pandemias mais frequentes é o fato do homem possuir maior contato com animais selvagens.

Vale ressaltar que a covid-19 é a sexta pandemia de gripe desde a Gripe Espanhola que possui agentes patológicos registrados nos animais por meio da sars cov-2.

Ainda é tempo de evitar um caos! A prevenção é a única saída para evitar o colapso no sistema de saúde, pois pandemias custam 100% mais caro do que a prevenção, de acordo com especialistas da ONU.

Contudo, problemas climáticos já são considerados irreversíveis e o crescimento populacional também, mas ainda é possível proteger a natureza e sua biodiversidade.

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.