A palavra “autônomo” vem de “ser autônomo” e tem como princípio a independência e capacidade autodidata de se reger pelos próprios costumes e crenças. Dessa forma, costumamos chamar de autônomos os profissionais liberais e que trabalham por conta própria.
Um trabalhador autônomo é aquele que não se submete ao poder de outra pessoa, ele trabalha prestando serviços, sendo, assim, o seu próprio chefe. Na atualidade, esse tipo de serviço cresce cada vez mais devido à atividade econômica instável do país.
Conseguir um emprego formal dentro das empresas se tornou uma tarefa difícil, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com isso, uma alternativa surgiu: os próprios trabalhadores podem conseguir o seu dinheiro oferecendo seus próprios serviços, de forma independente.
Você conhece alguém que trabalha de forma autônoma? Hoje em dia isso é muito comum! Venha com a gente saber mais sobre o autônomo nos próximos tópicos:
Vamos lá?
Um autônomo trabalha sem qualquer vínculo empregatício com nenhuma empresa. Isto é, sendo apenas uma pessoa física, ainda sim os autônomos são considerados prestadores de serviços e podem trabalhar ganhando sua própria renda, mas fazem isso sem estarem vinculados a alguma corporação.
Esse tipo de profissional trabalha prestando serviços à sociedade fazendo o seu próprio horário, as próprias metas e seus próprios resultados. Por outro lado, faz parte do processo também ter instabilidade e ter que lidar com turbulências imprevistas, já que tudo é centralizado em uma pessoa só.
O trabalhador autônomo precisa declarar o IR (imposto de renda) apenas em dois casos:
Fora esses dois casos, não se torna obrigatório que a declaração de imposto de renda seja feita pelo autônomo.
Interessante, não é? Vamos saber mais agora sobre como se tornar um autônomo.
Para se tornar um autônomo é preciso que você encontre alguma habilidade em que domine para levar a mesma adiante.
Por exemplo, se você trabalha em uma fábrica de doces e quer sair do vínculo empregatício hierárquico e seguir o seu próprio negócio, você pode começar a fazer os seus próprios doces e vendê-los para sua própria clientela.
Mas atenção, ao criar o seu próprio negócio, fique atento para não correr o risco de já criar um produto ou marca que outra pessoa já possui. Isso poderá resultar em problemas judiciais, multas e até mesmo o banimento do seu trabalho por tempo indeterminado.
Para evitar que isso aconteça, siga as leis:
Além disso, para ser um autônomo de sucesso, não deixe de usar estratégias do marketing digital para levar o seu trabalho para mais pessoas, tornando-o reconhecido em seu meio.
Agora que já vimos um pouco sobre o que é um autônomo e o que fazer para se tornar um, vamos saber também quais são os benefícios de trabalhar de forma independente no mercado de trabalho. Fique conosco!
Uma das maiores dúvidas sobre o mercado de trabalho para as pessoas autônomas é se realmente vale a pena ou não.
Por isso, listamos 4 benefícios do serviço independente!
O maior benefício de se tornar um autônomo é sem dúvidas, a flexibilidade. Um profissional que trabalha de forma independente pode fazer o seu horário de trabalho a hora que quiser, assim como também definir as suas férias no momento em que desejar e optar por seu local de trabalho aonde quer que seja.
No trabalho autônomo o poder é centralizado em uma única pessoa: você mesmo. Dessa forma, todas as decisões e idéias tidas são definidas por você, facilitando o manejo das táticas de empreendedorismo tampouco como também, as suas estratégias.
Um profissional autônomo a partir da sua rotina diária de trabalho acaba desenvolvendo uma maior independência não só no quesito empreendedor, mas também no quesito financeiro e pessoal da vida.
Essa forma de trabalho ensina a sermos proativos e eficientes, e também, a ter uma maior desenvoltura nos planejamentos estratégicos, uma vez que, a gestão do seu negócio depende unicamente de você.
A forma de trabalho autônomo requer menos pagamentos de impostos do que um profissional com CLT.
Os impostos que devem ser pagos são:
É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!
Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.
Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!
Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!