Pensar em qual carreira seguir é uma tarefa difícil, afinal, existem diversas possibilidades que podem ser seguidas. Por isso, hoje vamos te contar sobre uma dessas opções que promete muito para o futuro: a Biotecnologia!
Você sabe o que é essa ciência? Apesar de ser uma técnica muito antiga, como profissão, a atuação do biotecnologo é bem recente e muito mais interessante do que se pode imaginar!
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura desse artigo, pois te contaremos todos os detalhes sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
O termo biotecnologia significa o estudo da relação entre as ciências biológicas e a tecnologia. Ou seja, essa ciência mede todos seus esforços para implementar a tecnologia em mecanismos biológicos, visando melhorias e inovação.
Ao contrário do que se pensa, ela não é uma ciência recente: já em 6000 a.C foram registradas práticas típicas de biotecnologia na história da humanidade, como a fermentação natural.
Ainda sim, essas práticas são muito comuns hoje em dia, como na fermentação de bebidas alcoólicas e na produção de pães através da fermentação química.
É evidente que, com o avanço da tecnologia, técnicas cada vez mais modernas puderam ser implementadas nessa ciência e os avanços são notáveis desde a indústria alimentícia até mesmo na medicina.
Mas, qual é a relevância da biotecnologia moderna para a sociedade? Para saber a resposta para essa e outras perguntas, não deixe de conferir o próximo tópico!
Como já citado anteriormente, a biotecnologia é muito relevante para diversas etapas do setor industrial alimentício, como nas práticas que utilizam a fermentação biológica.
Mas, a importância dela não se restringe apenas a essa área!
Na medicina, antes mesmo da formalização da biotecnologia como ciência, ela foi muito importante para a descoberta da penicilina em 1928, que por sua vez é essencial para o tratamento de doenças da saúde humana.
Além disso, essa área recebe muito destaque no campo das pesquisas científicas, sendo imprescindível para o desenvolvimento de novas tecnologias em áreas como a engenharia e inovação.
Outro ponto que vale ressaltar é que o estudo da genética é uma importante parte da biotecnologia, logo, a tecnologia do DNA recombinante, células tronco, alimentos transgênicos e organismos geneticamente modificados são algumas das aplicações da biotecnologia em interface com a engenharia genética.
Por fim, a indústria também é uma forte beneficiada pelos estudos da Biotecnologia, sendo a agroindústria uma das principais. Assim, direta ou indiretamente, todos sentimos o impacto dos estudos dessa ciência tão vasta!
Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.
Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel
Muito interessante não é mesmo? Depois de ter conhecimento dessas informações, você chegou até mesmo a considerar cursar Biotecnologia, certo?
Por isso, não deixe de conferir o próximo tópico para entender melhor os detalhes técnicos de como você pode se tornar um profissional da Biotecnologia!
O curso de graduação em Biotecnologia é uma opção mais recente, visto que, essa ciência era considerada uma especialização, de modo que pessoas graduadas em outros cursos relacionados com a área poderiam se especializar na mesma.
Hoje, um Biotecnologista pode fazer uma graduação que durará entre 4 e 5 anos. Entre as áreas do conhecimento mais abrangidas, esse curso envolve bastante a física, a química, a engenharia e a matemática.
Além disso, vale ressaltar que há diversas áreas de atuação de um Biotecnologista, o que revela a característica de amplo mercado, afinal é possível atuar em áreas como:
Diante disso, ficou curioso para saber mais sobre esses campos de atuação? Confira o próximo tópico e aprofunde seus conhecimentos nesse assunto!
Na Biotecnologia, suas áreas são divididas por cores. Assim, para conhecer quais são elas e um pouquinho mais de como se dá a atuação desse profissional nas mesmas, confira:
Diante disso, deu pra entender mais sobre a amplitude e diversidade desse curso, certo? Esperamos que esse artigo tenha sanado suas principais dúvidas e agregado seus conhecimentos!
E se gostou deste conteúdo, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para estar sempre por dentro das informações mais relevantes!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!