Muito se fala de business partner e como essa área é essencial em grandes empresas, atuando estrategicamente entre o setor de recursos humanos e entre o meio de negócios.
No entanto, você sabe qual é a função dessa profissão e como se tornar um business partner?
É o que você descobrirá, por meio dos seguintes tópicos:
Business partner, traduzido para "parceiro de negócios" em português, é a profissão responsável por conectar as áreas de recursos humanos e a de negócios, em uma organização.
O objetivo é tornar a área de gestão de pessoas mais estratégica e possibilitar, dessa forma, que a organização atinja os seus resultados.
Assim, o profissional de business partner desempenha funções como um consultor interno, para atender tanto as lideranças da organização quanto as suas equipes, solucionando demandas de forma ágil.
Falando em agilidade, é hora de começar agora a sua capacitação no Curso de Introdução ao Agile Scrum!
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Agora que você já baixou o nosso curso, vai descobrir qual é o papel do profissional de business partner.
Vamos, lá?
A principal função do business partner é atuar entre o departamento de recursos humanos e a área de negócios, mas como isso é feito?
É como se o bp tivesse dois clientes: os gestores da organização e os seus respectivos times. Dessa forma, esse profissional precisa ser flexível e empático, tendo uma visão sistêmica para lidar com ambos os lados, de maneira estratégica.
Como atividades desse profissional, podemos citar, entre outras:
Agora que você sabe o conceito e quais são as funções desempenhadas, você descobrirá o que é necessário para se tornar um business partner, por meio das seguintes dicas:
Para trabalhar como business partner de uma empresa, é recomendado que você tenha alguma experiência na área de RH e/ou de gestão de pessoas.
Existem algumas exceções, mas a recomendação é devido à similaridade do trabalho desempenhado pelo RH, além do fato de que o business partner pode demandar conhecimentos sobre o recrutamento, a seleção e como lidar com pessoas.
Como você viu, é necessário que o bp tenha uma visão sistêmica sobre a empresa e as relações. Isso porque, como a profissão lida com áreas distintas entre si, o business partner precisa entender e conhecer todo o core da empresa e suas estratégias.
Para ser um business partner, é necessário ter domínio de técnicas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, especialmente os que estão entrando na empresa.
Como a função também exige a análise de dados e de perfis comportamentais, é essencial o monitoramento de métricas e indicadores.
Esses dados serão coletados, principalmente, em pesquisas de clima e em conversas individuais com os colaboradores.
Seja em uma situação de realocação de colaborador ou em algum conflito entre áreas, o bp precisa ter pulso firme e analisar a situação da melhor forma possível.
Isso inclui mediar interesses, saber lidar com as lideranças, antecipar riscos e manter um bom relacionamento na empresa. Dessa forma, o profissional conseguirá tomar a melhor decisão.
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!