A internet e a consolidação do marketing digital demandam que as empresas melhorem e se aproximem no atendimento ao cliente. Para isso, a Customer Data Platform pode ser de grande ajuda.
Conhecida também pela sigla CDP, essa é uma plataforma que faz a gestão de maneira eficaz de qualquer quantidade de dados e informações. Com ela, é possível campanhas de marketing mais assertivas e condizentes com perfil de cliente a ser alcançado.
Outro ponto importante é o fato de que a Customer Data Platform também tem a vantagem de fornecer mais segurança para a base de dados coletados. Gerando até mais credibilidade para as marcas que a utilizam.
Quer saber mais sobre o assunto? Para isso, confira os tópicos a seguir:
● O que é Customer Data Perform (CDP)?
● Quais os benefícios em utilizar uma CDP?
● Quais as diferenças entre CRM e CDP?
● Como a CDP pode auxiliar na proteção de dados dos clientes?
O nome Customer Data Perform (CDP) tem como tradução literal o termo plataforma de dados de clientes. Como o próprio nome já propõe, essa é uma maneira de gerir as informações dos usuários e trabalhá-las de maneira estratégica.
Sendo assim, ela captura dados relevantes de todos os aspectos, como: geográficos, comportamentais, transacionais, demográficos e perfil de compras. Possibilitando que eles sejam trabalhados e perfis detalhados de clientes sejam traçados.
Dessa forma, a Customer Data Platform pode ajudar empresas a trabalharem melhor os dados de clientes, fazendo campanhas de marketing mais assertivas e também lançando produtos e serviços que estejam alinhados com as suas necessidades.
Agora que você já entendeu o conceito de CDP, é hora de conhecer melhor os benefícios da utilização dessa plataforma. Leia mais a seguir!
Existem diversas vantagens em utilizar uma Plataforma de Gestão de Clientes. Afinal, ela permite que muitas áreas da empresa se tornem mais assertivas, baseando as suas estratégias em dados reais.
Mas essa não é a única vantagem da CDP. Também é possível destacar:
● Interação de dados: permite que diversas fontes sejam unificadas e sem duplicidade, criando um perfil de consumidores ainda mais completo;
● Redução de custos operacionais: apesar de demandar um investimento inicial, as plataformas permitem a criação de planos de ação para alavancar o pipeline de vendas e fidelizar os clientes. Por isso, a médio prazo reduz custos e ineficiências;
● Mapeamento das demandas de mercado: pelo acompanhamento mais próximo do perfil dos consumidores, é possível mapear suas dores e lançar produtos e serviços que as pessoas realmente precisem;
● Automatização do marketing digital: com o uso de machine learning e a identificação de padrões, é possível usar o CDP para ações ágeis e tempestivas.
O conceito de CDP é muitas vezes confundido com o termo Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). Para que você entenda as diferenças entre eles, não deixe de conferir o tópico a seguir.
A Plataforma de Gestão de Clientes é uma ferramenta mais nova quando comparada ao sistema conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Por isso, a confusão entre os conceitos ainda é muito comum.
Mas antes de entender o que diferencia os dois, é preciso conhecer o que é CRM. Essa é uma estratégia de negócio que coloca em prática ações que criam e melhoram o relacionamento entre um negócio e seus clientes.
Visto isso, em uma dessas ações a empresa pode ser alinhada com a implantação de da CDP. Assim, será possível entender o comportamento do cliente, engajar os diversos níveis do funil de vendas e dar segurança para o armazenamento e para as fontes de dados coletados.
Fora esses pontos, também é possível destacar as seguintes diferenças:
O CRM possibilita a gravação de dados similares e a reaplicação dos mesmos. Já o CDP pode ser ainda melhor, abrangente e eficaz.
Por ser uma tecnologia mais avançada, a Plataforma de Gestão de Clientes permite a identificação de diferentes fontes, unificando as mesmas para que não tenha duplicidade. Dessa forma, cria-se uma gestão de clientes mais completa.
Sendo assim, compila-se dados de comportamento e navegação nos sites, com outros mais objetivos como idade, sexo, local de residência e valor da compra.
Ao escolher um sistema CRM, é comum que seja necessária uma equipe especializada para gerenciar os dados. Com isso, é comum que essa ferramenta demande mais trabalho e também tenha um custo maior.
Em contrapartida, a CDP tem uma utilização mais simples. Apesar de ser recomendado um suporte de TI no momento da implantação, o gerenciamento é fácil e pode ser feito até mesmo pelos próprios gestores.
Esse é um ponto importante quanto às diferenças entre o CRM e a CDP. O primeiro mecanismo capta informações apenas após a inscrição ou a realização de compras dos clientes.
Já a CDP consegue fazer o acompanhamento de cada cliente mesmo antes desse ponto de contato direto. Isso acontece porque ele já mapeia a jornada dos usuários, captando informações de navegação mesmo antes da conversão.
Esse ponto é fundamental para acompanhar os diversos estágios do funil de vendase permite que as estratégias sejam ainda mais assertivas.
Agora que você entendeu a fundo as diferenças entre a Plataforma de Gestão de Clientes (CDP) e a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), é hora de entender a fundo sobre um dos quesitos mais importantes do CDP: a segurança de dados. Veja a seguir!
A CDP auxilia na proteção dos dados, afinal, o seu desenvolvimento é comumente feito com base no Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e outras leis desse âmbito.
Isso pode ser feito através de dois pontos principais:
● Limitação da quantidade de dados coletados;
● Diretrizes fixadas pela organização quanto a governança corporativa e as estratégias de coleta de informações.
Sendo assim, é possível afirmar que as Plataformas de Gestão de Clientes são softwares completos. Dessa forma, a empresa deve conduzir a sua utilização de acordo com os valores éticos e legais.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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