O que é o Copywriting?
Qual a diferença entre Redação publicitária e Copywriting?
Quais são as principais técnicas de Copywriting?
Como se tornar um Copywriter?
Continue aprendendo!

Como funciona o processo que provavelmente trouxe você até aqui? Conheça o Copywriting!

Entenda como uma das ferramentas mais importantes do marketing atual consegue conduzir os leitores pelo processo de venda.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como funciona o processo que provavelmente trouxe você até aqui? Conheça o Copywriting!

Você já sentiu que um texto na Internet falava diretamente com você, de uma maneira que era quase impossível ignorá-lo? Provavelmente isso não foi um efeito ao acaso, mas sim consequência de um bom Copywriting.

Estamos todos constantemente sendo inundados de informações aqui na rede, mas, no final das contas, apenas alguns textos acabam conseguindo nos convencer a eventualmente comprar um produto. Qual é o diferencial desses textos?

Fazer com que o seu texto seja encontrado naturalmente por outras pessoas, e que seja capaz de cativá-lo e transformar o mesmo em um cliente, são algumas das habilidades de um bom copywriter.

Assim, quer entender melhor sobre o que realmente é Copywriting? Então, não deixe de acompanhar o texto abaixo até o final:

  • O que é o Copywriting?
  • Qual a diferença entre Redação publicitária e Copywriting? 
  • Quais são as principais técnicas de Copywriting? 
  • Como se tornar um Copywriter? 

O que é o Copywriting?

Copywriting é o processo de escrita de textos persuasivos focados no Marketing e na promoção de algum material, que instiga o leitor a realizar um comportamento esperado (comprar um produto ou serviço, compartilhar com um amigo, engajar com comentários, etc).

Nesse sentido, copy se refere aos textos que são escritos com foco em despertar algo no leitor e, eventualmente, realizar a conversão para cliente. Por isso o nome Copywriting (write em inglês significa escrever).

Um texto de Copywriting pode se apresentar de diversas formas distintas:

  • Artigos para sites e blogs;
  • E-mails;
  • Anúncios;
  • Peças publicitárias;
  • Catálogos;
  • Cartas de vendas;
  • Roteiro para vídeos.

Entre diversas outras maneiras nos mais variados veículos de comunicação.

Qual a diferença entre Redação publicitária e Copywriting?

Apesar de muito parecidos, Copywriting e redação publicitária não são a mesma coisa.

Enquanto a redação publicitária possui um foco na produção de conteúdo informativo, ainda que voltado para as vendas diretas com anúncios mais suaves, o Copywriting pretende causar uma reação no leitor, com forte presença de Calls To Action (CTA).

Assim, o Copywriting é ideal para executar estratégias de Inbound Marketing, ou marketing de atração, que fazem com que os leitores sejam atraídos, através do texto, para se tornarem clientes.

Na prática, essa distinção muitas vezes não é clara, e as duas estratégias são utilizadas em conjunto,  tal que o copy é responsável pelo processo de guiar o leitor por uma jornada que leve a uma ação (uma venda, por exemplo), e a redação publicitária pode se encarregar de favorecer a venda em si.

Não é segredo pra ninguém a importância do controle interno dentro de organizações. O Controle de Documentos então, nem se fala!

Ele é essencial para manter a organização eficiente e segura dos processos e dos colaboradores.

Para facilitar a sua vida, produzimos uma planilha gratuita de Controle de Documentos! Nela você conseguirá registrar desde datas de vencimento até gerar gráficos dos documentos revisados. incrível, né?

Para ter acesso é só clicar no botão e baixar. Não perde tempo!

Planilha Controle de Documentos

Quais são as principais técnicas de Copywriting? 

Diante das diversas possibilidades de estratégias e técnicas de Copywriting, é normal que quem comece a estudar o assunto se sinta perdido.

Para ajudar nisso, selecionamos as principais técnicas de Copywritingpara você. Confira abaixo:

1. Entenda bem para quem você está escrevendo

O primeiro passo para conseguir escrever um bom copy é definir o seu público-alvo. A partir disso, já é possível começar a definir as estratégias que serão utilizadas, a linguagem, os veículos de comunicação, a persona para quem você deve se dirigir, e diversas outras informações valiosas que vão guiar o seu trabalho.

2. Utilize os gatilhos mentais a seu favor

Os gatilhos mentaisestão intimamente ligados ao propósito de um Copywriting. Afinal, eles são mecanismos que desencadeiam ações específicas nos indivíduos, sendo justamente o principal objetivo do copy.

Há diversas maneiras de ativar um comportamento esperado em alguém, e, consequentemente, existem diversos gatilhos mentais.

Dentre os principais gatilhos mentais estão:

  • Escassez (“Restam apenas 3 unidades,  garanta o seu!”);
  • Reciprocidade (“Confira agora o manual gratuito que preparamos para você”);
  • Autoridade (“Com 10 anos de experiência, o nosso analista que estudou em Harvard...”);
  • Novidade (“Nosso produto inovador irá mudar completamente a sua experiência com as redes sociais”);
  • Prova social (“Utilizado por 95% dos profissionais da área…”);
  • Urgência (“Hoje é o último dia de desconto, aproveite!”).

3. Storytelling

Um Copywrinting só será bem-sucedido se os leitores se sentirem envolvidos pelo texto, de forma que ele se destaque e não seja “mais do mesmo”.

Para isso, uma das estratégias mais poderosas é o storytelling, ou narração de história. A ideia é construir uma narrativa que transmita a mensagem que você deseja passar de maneira cativante, com um enredo que chama a atenção do público.

4. Utilize dados que comprovem o seu ponto 

Além de saber se expressar, é importante referenciar dados concretos que comprovem o que você diz, saindo da subjetividade e da superficialidade.

Os dados a serem utilizados dependem do seu objetivo e da informação que precisa ganhar credibilidade. Entre os principais dados que você pode utilizar estão os depoimentos de clientes e pesquisas de fontes confiáveis.

5. Escolha um bom título

Os títulos são a porta de entrada para o seu texto. Através dele, o leitor tira as primeiras conclusões sobre o que ele está prestes a ler, podendo inclusive abandonar a leitura por falta de interesse.

Ainda, um bom título contribui significativamente para a “Otimização para Motores de Busca” (SEO), do seu texto, podendo ser um diferencial para conseguir um bom alcance orgânico.

Como se tornar um Copywriter? 

Sendo cobiçado por muitos, pela alta remuneração e pelo potencial disruptivo oferecido, ser um copywriter não é um trabalho simples, mas, para aqueles que se identificam, vale o esforço.

Por ser um dos principais processos das estratégias de marketing digital ou tradicional, em uma realidade extremamente dinâmica e volátil, não existe uma fórmula exata para escrever um texto perfeito.

No entanto, a capacidade de se reinventar, de forma criativa e eficiente, é um dos pilares para se tornar um bom copywriter. É preciso estar aberto para as  ferramentas e estratégias que estão surgindo a todo momento.

Para isso, é importante dominar diferentes formas de conhecimento, que vão desde conceitos fundamentais de Psicologia, até domínio de ferramentas como o Google Analytics.

Acompanhe abaixo alguns conceitos fundamentais que vale a pena entender bem para se tornar um bom copywriter:

Outra dica bastante importante é acompanhar as principais páginas e canais de conteúdo do Copywriting, e consumir materiais  na área, como livros e artigos.

Continue aprendendo!

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!

Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.