Você já ouviu falar sobre o que é CRM? Em uma crônica de Mario Persona, consultor, escritor e palestrante, ele conta como um comerciante usava sua caderneta para anotar as compras de seus clientes de forma detalhada e, assim, montar pacotes promocionais de acordo com as informações.
A crônica mostra a importância do relacionamento com o cliente, fazendo uma ponte com a estratégia CRM (Customer Relationship Management) e como ela não se restringe apenas às grandes empresas.
Analogamente, a Caderneta de Registro Mensal, chamada por ele de CRM, mantinha dados de preferências da clientela e as datas em que eles compravam certos produtos. Logo, era possível "prever" o que e quando cada cliente compraria.
Porém, é claro que, em nosso mundo atual regido pela tecnologia, temos muitos outros fatores que influenciam nessa estratégia, assim como ferramentas para otimizá-la. Contudo, primeiro você precisa saber o que é CRM. Então, papel e caneta nas mãos, pois hoje falaremos sobre:
Vamos lá?
O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é uma estratégia de negócio que conta com um conjunto de práticas usadas para criar ou melhorar o relacionamento entre empresa e sua clientela.
Essa gestão é totalmente focada no cliente, descobrindo padrões de acordo com as atividades dos consumidores, para prever suas ações e até apresentar ofertas que consigam despertar necessidades que eles nem sabiam que tinham.
Contudo, para usufruir dessa estratégia de forma mais produtiva e automatizada, foram criados softwares que captam e integram as informações encontradas a respeito dos fregueses. Eles são chamados ou sistemas CRM (e você vai conhecer alguns deles ao longo do artigo).
Então, vem com a gente! Mas, antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, tenho algo para te mostrar.
Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?
Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!
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Voltemos à leitura do artigo…
Em sua aplicação, encontra-se o CRM segmentado em 4 partes: CRM Operacional, Analítico, Colaborativo e Estratégico.
Vamos para a definição de cada segmento:
Esse segmento ataca diretamente o atendimento ao cliente, não só durante a compra, mas também no pós-venda, com um suporte técnico rápido e eficiente. É possível, através dele, realizar agendamento de reuniões com os clientes e documentar as suas informações.
Porém, não basta solucionar problemas e esquecê-los, é preciso prestar atenção nas falhas que geraram esses problemas, através da análise de pontos positivos e negativos.
Para o cliente, o atendimento eficaz e rápido que satisfaça à suas necessidades é um ponto chave para sua fidelização. Mas, para que isso ocorra, o vendedor precisa acessar todas as informações do cliente de forma fácil e a qualquer hora.
Vem daí a importância de um CRM Operacional disponível em dispositivos móveis, realizando o atendimento sempre que for requisitado.
Em relação ao software, o CRM Analítico é a parte encarregada de coletar dados e relacioná-los para auxiliar na tomada de decisão. É possível realizar a segmentação da clientela em grupos, o que facilita a análise de performance e previsão de vendas.
Assim, são formados padrões que possibilitam à empresa oferecer um atendimento ao cliente de forma personalizada, com promoções e sugestões direcionadas, que proporcionam resultados mais efetivos.
Além disso, fica mais fácil classificar os leads, saber em qual fase do funil de vendas cada um está e se há a possibilidade de fazer negócio.
É necessário um sistema que seja integrado e funcione em tempo real para que o atendimento seja feito de forma rápida. O CRM Colaborativo aborda a participação de todas as áreas envolvidas do negócio para que haja um fluxo de informações contínuo em cada etapa.
Para isso, a empresa deve contar com a utilização de computação em nuvem, sendo possível que diversos colaboradores tenham acesso à informação remotamente e, ao mesmo tempo, fortalecendo todo o processo de fidelização do cliente.
Com a integração, as informações captadas por um setor específico pode ser disponibilizada e visualizada para toda a equipe, contribuindo para tomada de decisão mais ágil e embasada.
O CRM Estratégico reúne todas as características dos 3 segmentos, absorvendo as informações coletadas por eles para a formação de uma estratégia que a empresa deverá seguir.
Realizando essa junção, todos os dados serão processados, tornando possível uma previsão de vendas muito mais precisa. Com isso, fica mais fácil definir as práticas que serão desempenhadas, principalmente no setor de marketing e comercial.
O verdadeiro objetivo de utilizar a estratégia CRM é fidelizar os consumidores de seu produto ou serviço. Mas por que é tão importante adquirir essa fidelidade?
A vantagem de criar esse laço é que a empresa consegue padronizar as ações dos clientes e montar suas estratégias de venda com base nelas (como fazia o comerciante da crônica), com pacotes e promoções personalizadas.
Assim, o cliente visualiza a preocupação da empresa em oferecer propostas customizadas e novas oportunidades de compra, aproveitando para gastar ainda mais do que o necessário.
Com o tempo, o cliente passa a comprar, não apenas em maior quantidade, como também mais vezes, realizando compras recorrentes e durante um longo período de tempo, aumentando, assim, o LTV.
Além disso, após o processo de fidelização, o cliente passa a fazer indicações da sua empresa para todos que estão à sua volta, se tornando mais uma ferramenta de propaganda do seu produto e/ou serviço.
Agora que você já sabe o que é CRM e seu objetivo, vamos ver como sua empresa pode utilizá-lo. Mas, para que essa estratégia seja usada em seu máximo potencial, é importante realizar um planejamento, onde alguns pontos devem ser destacados.
No geral, existem dois tipos de sistemas CRM para serem aplicados. Para escolher o melhor para sua empresa, é importante que você analise alguns pontos sobre seu negócio.
Reconhecer o porte da empresa (pequena, média ou grande) é um dos pontos mais importantes. Contudo, é essencial ter em mente quais são as necessidades do seu empreendimento, assim como o orçamento disponível.
Além disso, deve-se conhecer o perfil da sua base de consumidores e como são feitas as vendas, focando não apenas na equipe de vendas como também na de marketing.
Agora vamos conhecer as principais características dos dois tipos de sistema CRM:
O Small Business CRM é um sistema voltado para pequenas empresas, que possuem uma equipe de vendas menor. Portanto, ele conta com aplicações mais simples, porém eficazes.
Sendo assim, o sistema é facilmente instalado, sem a necessidade de técnicos. Além disso, o valor do investimento é bem menor em relação ao outro tipo.
Para uma adaptação da empresa ao sistema CRM, o Small Business se mostra uma alternativa eficiente e com ótimo custo-benefício.
Já o Enterprise CRM é mais indicado para grandes empresas, contando com um sistema muito mais complexo e cheio de funcionalidades. Com ele, é possível que a empresa customize seu sistema de acordo com o seu processo de vendas e demandas.
Para realizar o acompanhamento da parte financeira e contábil, além da integração com outros softwares de planejamento, o Enterprise CRM é a alternativa adequada.
Porém, é claro que para ter acesso a um número maior de funcionalidades e aplicações, o valor do investimento é superior ao do Small Business.
Pelo que vimos, a utilização de um sistema CRM é imprescindível para otimizar o processo e alcançar resultados melhores. Separei as 5 melhores ferramentas de CRM para você conhecer mais sobre elas e saber qual se identifica mais com a sua empresa:
Como a maior parte das técnicas e ferramentas de gestão, o uso correto do CRM gera um aumento de produtividade e lucro. Mas isso é o resultado final, após uma série de benefícios que o CRM pode proporcionar.
Cada vez mais são criadas tecnologias e estratégias para otimizar a área de gestão no mundo dos negócios. Sendo assim, sempre que possível precisamos encontrar alternativas que integrem as ferramentas umas com as outras.
Na previsão de vendas e relacionamento com o cliente, uma boa ligação para a empresa seria a junção de softwares de CRM, Business Intelligence e Data Mining. Com eles, é possível captar mais informações e conseguir insights embasados, relacionando-os com o atendimento personalizado ao cliente.
Além disso, focando principalmente no segmento de CRM Colaborativo, a integração entre todas as áreas da empresa é essencial. Para ajudar nesse processo, os softwares de ERP entram em cena, tanto na organização quanto na disseminação de informações entre os setores.
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Ana Clara Macedo é a Head de Marketing da Voitto, formada em Comunicação Social pela UFU, Estudos de Mídia pela UBI (Portugal), com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Desde 2014, atua no mercado digital trabalhando com criação de conteúdo, estratégias de inbound marketig, SEO, SEM, CRO e growth hacking. Em 2019 foi eleita uma das profissionais mais influentes dentro da comunidade RD Connect da Resultados Digitais.
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