O que é CSS3?
Para que serve o CSS3?
Quando foi lançado o CSS3?
Diferença entre CSS e CSS3
Exemplos de CSS3

Aprenda a tirar do papel as suas ideias visuais com CSS3 e criar layouts diferenciados!

Descubra como os recursos inovadores da CSS3 são capazes de transformar o visual de páginas web em algo responsivo, adaptável, personalizado e único.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a tirar do papel as suas ideias visuais com CSS3 e criar layouts diferenciados!

No contexto do desenvolvimento web, a capacidade de criar interfaces visualmente atraentes e responsivas é muito importante para se destacar frente aos concorrentes. Para isso, uma das ferramentas mais utilizadas é o CSS3.

Por ser altamente adaptável, essa ferramenta permite aos desenvolvedores web especificar o estilo e a formatação dos elementos HTML. Afinal, ela oferece uma gama de propriedades que vão desde a definição de cores, fontes e border radius até detalhes mais complexos, como a adaptação do design responsivo.

Essas propriedades podem ser aplicadas de forma seletiva a diferentes elementos, permitindo que o estilo seja ajustado de acordo com demandas específicas. Por isso, aqui você encontrará as inúmeras facetas do CSS3 e da sua aplicação. Confira os seguintes tópicos:

  • O que é CSS3?;
  • Para que serve o CSS3?;
  • Quando foi lançado o CSS3?;
  • Diferença entre CSS e CSS3;
  • Exemplos de CSS3.

O que é CSS3?

O CSS3 é a sigla que designa a terceira versão da linguagem conhecida como CSS. Essa sigla se refere às palavras CascadingStyle Sheets, que podem ser traduzidas como Folha de Estilos em Cascata. Por definição, esses conceitos se integram através das seguintes etapas:

  • Cascading: estilos aplicados aos elementos em uma página da web se propagam para os elementos dentro dela em cascata;
  • Style: as indicações CSS são a base para aplicar estilos visuais aos diferentes elementos das páginas web;
  • Sheets: após a criação dos estilos de uma página web, eles são adicionados em arquivos ou planilhas separadas com a extensão .css.

Dessa maneira, como o próprio nome sugere, essa é uma abordagem que permite que documento já estruturado e escrito em uma linguagem de marcação, principalmente HTML, possa ser transformado ou utilizado como base para uma apresentação.

Como um conjunto de style sheets, essas regras são escritas em uma sintaxe simples e organizadas em um arquivo separado do HTML.

Sendo assim, o CSS3 permite gerar um design visual do site, de páginas da web e interfaces de usuário sendo utilizado junto com linguagens de programação tradicionais. Mas, você sabe quais são as funcionalidades que tornam isso possível? Conheça as principais no tópico a seguir!

Para que serve o CSS3?

Como você já sabe, o CSS3 é uma linguagem poderosa e essencial para a criação de designs atraentes e funcionais para páginas web.

Mas, para que ele possibilite que as ideias saiam do papel e sejam materializadas, trabalha junto com o HTML ou HTML5 para definir a aparência e o layout de uma página, melhorando a experiência do usuário e possibilitando a expressão criativa dos desenvolvedores e designers.

No entanto, para que tudo fique conforme o idealizado, é muito importante conhecer as funções do CSS3. Por isso, separamos as principais:

Estilização

A estilização consiste no processo de aplicar aparência visual a elementos em uma página web para melhorar o design, incluindo cores, fontes, espaçamento, preenchimento, margens e layout.

Essa é uma das principais vantagens que podem ser alcançadas usando CSS3. Isso porque a ferramenta permite criar layouts atraentes, personalizados e consistentes

Layout Responsivo

Outro ponto de destaque no que tange às funções do CSS3 são os recursos para criar layouts responsivos.

Em outras palavras, isso significa que com a utilização dessa linguagem de marcação é possível criar estruturas que se adaptam automaticamente a diferentes tamanhos de tela, dispositivos e orientações.

Além disso, com as media queries do CSS3, os desenvolvedores podem aplicar estilos diferentes com base nas características do dispositivo, como largura da tela, densidade de pixel ou orientação, permitindo criar páginas otimizadas para diferentes contextos.

Dessa forma, é possível proporcionar uma experiência melhor ao usuário em dispositivos móveis, tablets e desktops.

Animações, Transições e Efeitos Visuais

Se a ideia é criar páginas e designs diferenciados e que se destaquem, algumas funções do CSS3 também podem ajudar! Afinal, com ele criar animações e transições suaves entre diferentes estados de um elemento é relativamente simples.

  • Entre as possibilidades estão:
  • Mudanças de cor;
  • Rotações;
  • Desaparecimentos;
  • Gradientes;
  • Sombras;
  • Bordas arredondadas;
  • Efeitos 3D.

Fontes Personalizadas

Se a necessidade é criar algo exclusivo e uma identidade visual única, o CSS3 também é útil. Entre as suas funções há a possibilidade de incorporar fontes personalizadas em páginas.

Sistemas de layout avançados

O CSS3 introduziu sistemas de layout avançados, como o Flexbox e o Grid Layout. Eles facilitam o posicionamento e o alinhamento de elementos em layouts complexos.

Dica!

Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

Quando foi lançado o CSS3?

A linguagem de marcação de estilo CSS3 foi lançada em 2012. Atualmente, ela consiste na versão mais recente do CSS. Os seus avanços são significativos e por isso ela é a opção mais utilizada hoje em dia para estilização de páginas da web.

Mas para que você compreenda a evolução desse tipo de linguagem, é preciso entender as diferenças entre cada uma das versões lançadas. Veja detalhes a seguir!

Diferença entre CSS e CSS3

Para entender as diferenças entre CSS e CSS3 é preciso compreender a evolução das versões dessa linguagem. Afinal, só assim é possível criar uma ordem cronológica quanto aos avanços na capacidade de formatação e layout de páginas web.

De maneira geral, elas se diferenciam em pontos de melhoria nos recursos, voltados para melhorar a experiência de design e estilização na web. Por isso, separamos as principais diferenças que caracterizam cada uma das eras. Confira:

CSS1

O CSS1 foi introduzido em 1996 e foi a primeira versão do CSS a ser padronizada. Dentre os seus recursos básicos de formatação é possível destacar:

  • Cores;
  • Fontes; 
  • Margens;
  • Posicionamento. 

Vale ressaltar que em comparação às versões seguintes, o CSS1 possui uma capacidade de controle sobre o layout e a aparência era bastante limitada.

CSS2

Já a segunda versão, conhecida como CSS2, foi lançada em 1998 e foi um grande marco para os avanços dessa linguagem. Entre as melhorias significativas que ela representa estão:

  • Capacidade de posicionar elementos de forma mais precisa, usando propriedades como "position" e "float". 
  • Recursos como pseudo-classes, seletores de atributos e suporte para mídia de impressão;
  • Estabelecimento de uma base sólida para a formatação e layout de páginas web.

CSS2.1

Outra versão lançada do CSS foi a revisão do CSS2, conhecida como CSS2.1. Finalizada em 2004, ela promoveu a correção de erros e esclarecimentos para a especificação original.

Vale ressaltar que não houve o lançamento de novos recursos, mas foi necessária para melhorar a consistência e a interpretação das funcionalidades já existentes.

CSS3

O CSS3 é a última versão lançada da linguagem. Porém, ele se caracteriza por não ser um modelo único, mas sim uma coleção de módulos independentes que foram sendo desenvolvidos e implementados ao longo do tempo. Sendo assim, cada um deles adicionou recursos avançados de estilização.

Exemplos de CSS3

Como você já sabe, o CSS3 pode criar layouts mais visuais e atraentes para páginas da web. Através dos seus códigos, é possível materializar ideias adaptáveis a diferentes projetos.

Por isso, trouxemos alguns exemplos genéricos que você pode aplicar de acordo com as suas necessidades. São eles:

Gradientes

Criação de gradientes suaves de cor para elementos. Como por exemplo fundos de caixas ou botões.

background: linear-gradient(to bottom, #ff9900, #ffcc00)

gradientes css3

Transições

Quando a intenção é suavizar mudanças de estado de um elemento ao longo do tempo, pode-se criar transições.

transition: width 0.3s ease-in-out;

Transformações 3D

Para realizar transformações 3D em elementos, como rotações e perspectivas, também é possível utilizar o CSS3.

transform: rotateY(45deg) translateZ(100px)

Sombras

Para dar uma sensação tridimensional, o CSS3 permite a utilização de sombras em elementos.

box-shadow: 3px 3px 5px rgba(0, 0, 0, 0.3)

sombras css3

Flexbox

A utilização do Flexbox facilita a criação de designs flexíveis e responsivos.

display: flex;

justify-content: center;

align-items: center;

Bordas arredondadas

É possível aplicar cantos arredondados a elementos.

border-radius: 10px

bordas arredondadas

Grid Layout

Já o Grid Layout oferece um sistema de posicionamento bidimensional de elementos.

display: grid;

grid-template-columns: repeat(3, 1fr);

grid-gap: 20px;

Fique ligado!

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.