O que é Digital PR?
Como o Digital PR funciona?
Quais mudanças na área de Relações Públicas o Digital PR trouxe?
Como desenvolver uma estratégia de Relações Públicas Digital?
Como ampliar o seu conhecimento em Marketing Digital?

Aprenda como aprimorar a estratégia da sua empresa com o Digital PR!

O Digital PR é uma estratégia que promete aumentar a exposição e engajamento da sua marca na mídia. Saiba tudo sobre esse tema neste artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como aprimorar a estratégia da sua empresa com o Digital PR!

Digital PR é uma extensão das práticas tradicionais de Relações Públicas, que se concentra na gestão da reputação, na promoção e na comunicação de uma organização no ambiente digital e online.

Ela envolve o uso de estratégias e táticas específicas para alcançar públicos-alvo por meio de canais digitais, como redes sociais, sites, blogs, podcasts, plataformas de mídia digital e muito mais.

A transformação digital modificou direta ou indiretamente todas as áreas do desenvolvimento humano. Por isso, hoje vamos destacar o impacto dessa influência online em um setor muito importante.

Assim, o Digital PR vem se tornando uma tendência cada vez mais forte e seu conhecimento é muito relevante para o mundo dos negócios. Por isso, saiba mais informações sobre esse conceito acompanhando os tópicos listados abaixo!


● O que é Digital PR?

● Como o Digital PR funciona?

● Quais mudanças na área de Relações Públicas o Digital PR trouxe?

● Como desenvolver uma estratégia de Relações Públicas Digital?


Vamos à leitura?

O que é Digital PR?

O Digital PR trata-se de um mecanismo de gerenciamento da imagem e credibilidade digital de uma empresa, de modo que os canais digitais são usados para viabilizar isso.

Esses canais podem ser redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros), mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc) ou até  mesmo estratégias de marketing digital (Link Building em sites, blogs, E-mails, entre outros).

Dessa forma, a ideia do Digital PR é estabelecer um planejamento de marketing digital diferenciado para chamar a atenção do público alvo e assim, construir uma autoridade de marca.

Vale ressaltar ainda que essa metodologia é totalmente focada no ambiente remoto, visto que ela surgiu de uma necessidade de adaptação das relações públicas para o contexto de transformação digital.

Logo, a análise de dados, alinhada com a elaboração e aplicação de uma estratégia PR em meio digital, vão promover o impulsionamento do seu negócio. Por isso, não deixe de conhecer com mais detalhes como é o funcionamento desse conceito no tópico seguinte!

Como o Digital PR funciona?

Diante da definição de Digital PR abordada anteriormente, é possível inferir que essa estratégia envolve um mix de ferramentas de marketing digital, sendo possível aplicar em uma grande variedade de ações.

Dessa forma, é interessante para uma marca aderir a uma variedade de canais para a propagação do seu Marketing Digital, afinal, as chances de maior alcance são potencializadas.

Vale ressaltar também que, o estabelecimento do tráfego através do aumento da visibilidade cria a necessidade de gestão e acompanhamento das principais métricas geradas pelo engajamento do público-alvo.

Além disso, as estratégias poderão ser aprimoradas com base nos dados obtidos sobre a experiência do usuário nas mídias sociais, o que é uma ação relevante para a implementação de melhorias.

Logo, o funcionamento do Digital PR pode ser sintetizado como a veiculação de práticas de relações públicas nas mídias sociais para o alcance estratégico e assim, viabilizar a consolidação de relacionamentos entre o público e a empresa.

Mas, você sabe quais são as principais mudanças proporcionadas pelo digital PR? No tópico seguinte, não deixe de conferir mais detalhes sobre esse assunto!

Quais mudanças na área de Relações Públicas o Digital PR trouxe?

Com a globalização, as formas de fazer publicidade foram alteradas significativamente para adaptação à internet. Dessa forma, estratégias de Digital PR mudaram a área de relações públicas, veja!

Exploração de diferentes perspectivas

Com a grande variedade de canais midiáticos disponíveis para o estabelecimento de relacionamentos entre os clientes e a marca, a diversidade de percepções é uma das principais mudanças proporcionadas pelo modelo PR.

Dessa forma, há diferentes visões para serem exploradas no ambiente online, o que era limitado na forma tradicional de relações públicas. Isso ocorre porque a internet é muito ampla, podendo alcançar diversos tipos de pessoas e nichos.

Aumento do Networking

Com o aumento do alcance, o estabelecimento de conexões estratégicas também é potencializado. Assim, as possibilidades de fazer networking com pessoas do mesmo nicho de atuação ou até mesmo ampliar as referências é algo interessante proporcionado pela modalidade Digital PR.

Surgimento de Influenciadores digitais

Os digitais influencers são formadores de opinião da internet que fazem a publicidade de um produto ou serviço de determinada marca para influenciar a tomada de decisão de compra de seus seguidores.

Dessa forma, esse surgimento é uma das principais mudanças no relacionamento entre cliente e marca proporcionado pela internet. Afinal, os digitais influencers são figuras muito próximas das pessoas, e assim, possuem grande poder de influência.

Conhecimentos técnicos

Para ter um bom desempenho nas mídias sociais é necessário entender como é o funcionamento dos canais midiáticos, qual é a política de privacidade de cada um e ainda, quais são as melhores estratégias para ter um bom resultado neles.

Dessa forma, o conhecimento técnico sobre os canais em que o marketing de conteúdo será implementado é fundamental em tempos de Digital PR.

Para finalizar, não deixe de conferir os 5 passos para o desenvolvimento de uma estratégia de Relações Públicas Digitais!

Como desenvolver uma estratégia de Relações Públicas Digital?

Aprenda a implementar o Digital PR com 3 passos práticos!

1. Faça um mapeamento do seu público alvo

A localização e entendimento do seu público alvo vai ser essencial para o desenvolvimento de um relacionamento com ele, o que possibilita aumentar a visibilidade e credibilidade do seu negócio.

Isso porque, conhecer bem para quem o seu conteúdo se destina vai ser essencial para o planejamento e ajustes de estratégias, o que aumenta consideravelmente a eficiência da aplicação.

2. Utilize ferramentas estratégicas

As ferramentas devem ser usadas para facilitar o alcance das metas e objetivos. Dessa forma, implementar estratégias de SEO para destacar palavras chave nos mecanismos de busca e aplicar marketing digital vai fazer com que seu negócio se destaque de forma positiva na internet.

3. Acompanhe os indicadores e métricas

Tão importante quanto estabelecer os indicadores e metas é fazer o acompanhamento constante deles, para que insights possam ser interpretados e assim, melhorias implementadas.

Dessa forma, vale estabelecer uma periodicidade para análise de dados e revisão das principais métricas visando sempre o aperfeiçoamento de estratégias. 

Como ampliar o seu conhecimento em Marketing Digital?

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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