O que é Equity?
Qual a importância do Equity para os investidores?
Como funciona o Equity?
Como realizar o Equity de uma empresa?
Continue aprendendo sobre Gestão Financeira!

Você sabe o que é Equity? Aprenda mais sobre esse investimento!

Aprenda os vários significados que Equity possui e como funciona esse investimento que pode trazer retornos bem maiores que a bolsa de valores.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Equity? Aprenda mais sobre esse investimento!

Apesar de que quando se fala em investimentos logo é pensado na bolsa de valores, e com razão, já que ela nos permite fazer investimentos em diversos títulos e empresas, não se pode esquecer do Equity.

Os investimentos em Equity podem trazer retornos maiores ainda do que os presentes na bolsa e ativos menos arriscados.

As ações podem ser negociadas em fundos de investimento. Essa opção é utilizada para quem investe em empresas de maneira mais segura. Dependendo do tipo de ativo, pode ser complicado ficar acompanhando as variações de preço no dia a dia.

Então, se você se interessou e quer aprender sobre o Equity, siga lendo esse artigo que abordará os seguintes tópicos:

  • O que é Equity?
  • Qual a importância do Equity para os investidores?
  • Como funciona o Equity?
  • Como realizar o Equity de uma empresa?

O que é Equity?

Equity é a posse de parte de uma empresa. As companhias do mercado financeirogeralmente têm diversos proprietários, ou sócios, que compram partes da empresa na forma de ações.

Na realidade, o termo Equity pode ter vários significados dentro das ciências contábeis. Entretanto, no contexto de investimentos, ela pode dizer três coisas: propriedade de ações, o valor de uma empresa em seu balanço patrimonial ou uma forma de propriedade em uma empresa privada (private equity). E vamos te explicar cada um desses significados melhor agora.

Propriedade de Ações

O Equity pode significar a propriedade de ações ordinárias ou preferenciais. Quando usamos o termo neste contexto, normalmente estamos nos referindo a uma carteira de ações, ou seja, o conjunto das participações acionárias de alguém.

Balanço Patrimonial

Outro significado de Equity é o de valor patrimonial ou balanço patrimonial de uma empresa, que seria a totalidade de suas propriedades. Para descobrir esse valor, podemos consultar o patrimônio líquido no balanço patrimonial.

Este número diz quanto dinheiro vai sobrar para os proprietários de uma empresa (o que inclui os acionistas), se ela usar seu ativo circulante para pagar suas dívidas atuais. Nesse sentido, o patrimônio líquido pode ser positivo ou negativo, e é uma forma útil de medir a saúde financeira de uma empresa.

Se uma empresa teve muitos lucros em períodos anteriores, está com dinheiro na reserva e poucas dívidas, o Equity provavelmente será alto.

Por outro lado, se ela não tiver dinheiro para saldar suas dívidas, mesmo depois de vender todos os seus ativos, o patrimônio líquido será negativo. Isso normalmente é uma bandeira vermelha para um investidor.

Private Equity

O último significado é o de Private Equity. Ele é um tipo totalmente diferente deestrutura de propriedade do que as ações negociadas publicamente.

Em primeiro lugar, o investimento em private equity não envolve a compra de ações ou quotas da empresa, uma vez que elas não estão disponíveis na bolsa de valores mobiliários.

Em vez disso, os investidores de capital privado procuram comprar sua parte de empresas privadas por meio de financiamento direto ou por meio de aquisições totais.

Dessa forma, eles têm mais influência no gerenciamento da companhia, podendo contribuir para aumentar seu valor de mercado.

A ideia do Private Equity é que empresas de grande porte adquirem partes de empresas de pequeno e médio porte com potencial de crescimento. Depois, elas lucram abrindo o capital e vendendo ações, ou negociando sua parte com outras empresas.

Em qualquer um desses casos, o Equity pode mostrar informações importantes sobre uma empresaou um investimento, e por isso é importante saber o que significa em cada contexto.

E apesar das diferenças de contexto, podemos perceber que em todos os casos, o Equity se refere à posse de uma empresa. Por isso, no próximo tópico explicaremos como o Equity funciona.


Está gostando do artigo até aqui? Antes de continuarmos...

Transforme sua gestão financeira em uma vantagem competitiva!

Conheça agora mesmo o curso "Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira" da Voitto e domine as principais estratégias para o sucesso financeiro do seu negócio.

Aproveite o desconto exclusivo (de 100%) utilizando o cupom BLOG100 e inscreva-se hoje mesmo!

Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades e impulsionar sua carreira!

Banner do curso Fundamentos Essenciais da Gestão financeira.

Qual a importância do Equity para os investidores?

A importância do Equity para os investidores está relacionada aos seguintes aspectos:

Retorno sobre o investimento

Ao deter uma participação acionária na empresa, os investidores têm a oportunidade de se beneficiar dos lucros e do crescimento da organização.

O Equity permite que os investidores obtenham retornos financeiros por meio da valorização das ações ou do recebimento de dividendos.

Voz nas decisões

Os acionistas têm o direito de participar das assembleias gerais, exercendo seu poder de voto e influenciando as decisões estratégicas da empresa. Isso permite que os investidores tenham uma voz ativa nas políticas e direcionamento da organização.

Transparência e governança corporativa

O Equity está diretamente ligado à governança corporativa e à transparência na gestão da empresa. Investidores interessados em adquirir ações de uma empresa buscam informações claras e confiáveis sobre suas operações, desempenho financeiro e políticas internas.

Atração de investimentos

Uma empresa que possui uma estrutura de Equity sólida e bem gerenciada tende a atrair mais investimentos. Os investidores em potencial valorizam a presença de acionistas engajados, uma estrutura de governança robusta e uma distribuição equitativa de poder e benefícios.

Como funciona o Equity?

O Equity funciona de maneira simples, sendo: um investidor abre sua conta em uma corretora de investimentos e a partir disso, ele faz uma análise de mercado e escolhe sua carteira de ações.

Assim feito, o dinheiro pode ser aplicado na compra desses títulos na bolsa de valores, por meio da corretora, tornando-se um acionista.

Os acionistas normalmente recebem direitos de voto, o que significa que podem votar em candidatos para o conselho de administração e, se sua participação for grande o suficiente, influenciar as decisões da gestão.

Porém, o que mais interessa nos investimentos em Equity é a valorização das empresas, e consequente valorização de suas ações. Isso porque os títulos acionários são investimentos de renda variável.

Isso significa que ao invés de outros investimentos tradicionais de renda fixa, como a poupança ou os títulos da dívida pública (tesouro direto), não sabemos quanto dinheiro haverá de retorno do investimento.

Por exemplo: vamos investir R$1000,00 na poupança. Com um rendimento hipotético de 0,5% todo mês, podemos prever quanto dinheiro haverá na conta. Entretanto, quando investimos a mesma quantidade em Equity, não temos uma porcentagem fixa. A empresa pode ter seu Equity valorizado em 1%, 5%, 20% e até mais.

Como realizar o Equity de uma empresa?

Veja a seguir o passo a passo para realizar um Equity em sua empresa:

1. Requisitos e Responsabilidades

Quando uma empresa vai realizar seu Equity, o que significa que está abrindo a compra de ações, ela deve primeiro colocar todos os seus registros e relatórios no formato adequado. Ela também deve atender a uma série de requisitos de responsabilidade.

Em outras palavras, antes de se tornar uma corporação, uma empresa deve agir como uma corporação. Isso inclui a contratação de um consultor para ajudar a garantir que tudo esteja em ordem. Então, finalmente, a empresa pode realizar seu Equity.

2. Subscrição

Durante a fase de subscrição, um subscritor avalia o valor da empresa e estima quanto a empresa precisa arrecadar, quanto deve arrecadar e quanto é provável que arrecade. Essa mesma pessoa verifica se a empresa cumpre todos os requisitos para ser uma sociedade anônima e vender ações.

3. IPO

Depois disso, a empresa pode fazer seu primeiro IPO. Um IPO, ou oferta pública inicial, ocorre quando uma empresa vende ações ao público. Assim, a empresa usará o dinheiro que as pessoas pagam pelas ações da empresa para comprar coisas que ela precisa para operar ou expandir.

Os acionistas que compram ações da empresa durante o IPO constituem o chamado mercado primário, porque participam da venda inicial de ações. Depois que o estoque inicial é vendido ao público, ele pode ser revendido continuamente, mas a empresa não ganha mais dinheiro.

Essa venda subsequente de ações é apenas uma troca de propriedade entre investidores por um preço negociado. É o caso do chamado mercado secundário, e as transações não arrecadam mais dinheiro para a empresa.

Continue aprendendo sobre Gestão Financeira!

Alcance a excelência na gestão financeira do seu negócio com o Kit Gestão Financeira da Voitto.

Tenha acesso a materiais exclusivos, planilhas, e-books e muito mais, tudo o que você precisa para impulsionar o sucesso financeiro da sua empresa está neste kit!

Clique no banner abaixo e garanta o seu! Não perca tempo, invista no seu conhecimento e transforme a sua gestão financeira!

Banner do Kit de Planilhas Gestão Financeira.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.