O que é Estagflação?
O que causa a Estagflação?
O Brasil está em Estagflação?
Como se proteger da Estagflação?
Como a Estagflação afeta os investimentos?
Não deixe para amanhã a preparação que pode começar hoje!

Você sabe o que é Estagflação e os impactos desse cenário econômico?

Entenda a fundo sobre o que é Estagflação, suas causas, como se proteger desse cenário econômico desafiador e quais os seus impactos nos investimentos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Estagflação e os impactos desse cenário econômico?

Se você está acompanhando os noticiários, com certeza já se deparou com matérias sobre o baixo crescimento econômico de diversos países, os impactos da guerra na Ucrânia ao redor do mundo e diversas outras situações alarmantes. O conjunto desses acontecimentos, podem gerar um cenário de estagflação.

Assim como aconteceu nos Estados Unidos e Reino Unido na década de 1970, esse tipo de estagnação econômica vem através de uma combinação entre o baixo crescimento e a alta dos preços, o que gera impactos como o aumento do desemprego.

Quer saber mais sobre o que é estagflação, suas causas e consequências? Confira este conteúdo até o final e encontre as respostas para os tópicos abaixo!

  • O que é Estagflação?;
  • O que causa a Estagflação?;
  • O Brasil está em Estagflação?;
  • Como se proteger da Estagflação?;
  • Como a Estagflação afeta os investimentos?

O que é Estagflação?

O termo estagflação é o conjunto das palavras estagnação e inflação. O conceito surgiu na década de 1965, utilizado pela primeira vez por Ian Macleod, um político britânico, para caracterizar a economia do Reino Unido do período.

Na época, o cenário destacava duas situações:

1.   A acelerada alta nos preços;

2.      A brusca queda da atividade econômica.

No entanto, para caracterizar um momento de estagflação também é preciso que haja um aumento do desemprego. Situação que normalmente é tida como comum quando a procura diminui na queda da atividade econômica.

A combinação desses fatores gera preocupações e para contornar essas situações muitas vezes é preciso a atuação dos bancos centrais e do governo.

Nesse sentido, a busca é pela preservação do poder de compra se atentando ao valor do dinheiro no tempoe por impulsionar a retomada da economia. No entanto, como o cenário é desafiador, deve-se pensar em medidas que tenham impacto positivo nos dois vértices de foco.

Mas para que isso aconteça, antes é importante conhecer a fundo as causas do estagflação e o efeito cascata que eles podem ter na alta dos preços, impacto na taxa básica de juros, na oferta e demanda de bens e serviços, entre outras variáveis.

O que causa a Estagflação?

A estagflação não é um contexto econômico comum e por isso pode ter como causa a combinação de diversos eventos internos e externo não previstos, bem como a má formulação de políticas econômicas.

Diante desse cenário amplo e até mesmo subjetivo, podemos levantar algumas possíveis causas de estagflação, como:

  • Eventos globais  inesperados, como pandemias e guerras causando um grave choque na oferta de produtos e serviços, bem como nas importações e exportações;
  • Alta de preços bens essenciais, como as commodities. Afinal, elas são matérias-primas para a grande parte do que é produzido e consumido;
  • Efeitos climáticos que impactem na produção de alimentos, geração e manutenção de empregos, qualidade de vida de determinada região;
  • Políticas econômicas mal formuladas ou projeções equivocadas sobre políticas monetárias, fiscais ou cambiais.

O Brasil está em Estagflação?

Muitas pessoas ao conhecer o conceito de estagflação passam a analisar o cenário nacional para entender se essa conjuntura pode estar se formando em território brasileiro. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados.

Como a maior parte dos indicadores financeirose econômicos do país são divulgados mensalmente, é importante analisar a série histórica e comparar a evolução dos mesmos.

Apesar da guerra entre Rússia e Ucrânia, dos resquícios da recente pandemia e do fato que a economia brasileira ainda não tenha se recuperado totalmente das últimas recessões, não basta analisar essas variáveis isoladamente.

Por isso, vale avaliar as características de um cenário de estagflação de maneira conjunta. O primeiro ponto podemos relacionar ao desemprego. Apesar de uma taxa ainda muito ainda, o índice tem apresentado recuos consecutivos em 2022.

No primeiro trimestre a taxa estava em patamares de %, quanto no segundo passou para 9,3% e no terceiro para 8,7%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, perante a mesma instituição, é possível notar que a inflação também é uma variável que não está se comportando como em cenários de estagflação. Nos meses de julho, agosto e setembro deste ano ocorreu deflação, ou seja, diminuição generalizada na média dos preços de produtos e serviços.

Vale ressaltar que o Banco Central do Brasil e o mercado financeiro em geral também estão projetando um Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 maior em relação ao ano anterior. O que mostra que não há indícios gerais de desaquecimento econômico.

Como se proteger da Estagflação?

Como você já pôde perceber, o cenário de estagflação causa inúmeros impactos na rotina e nos planos de cidadão. Afinal, as suas consequências afetam diversas áreas da vida.

Por isso, é essencial que para se proteger dessas oscilações você já se prepare montando uma reserva de emergência. Em geral, é necessário acumular o montante equivalente de 6 a 12 meses do seu custo de vida mensal.

Dessa forma, caso algum imprevisto aconteça, você terá condições de se manter de maneira tranquila até que tudo se reestabeleça. Principalmente pelo fato do desemprego e do aumento de preços serem características da estagflação.

Mas, além disso, você também pode utilizar investimentos adequados a seu favor para passar por esse momento de maneira mais assertiva. Confira abaixo algumas das melhores opções de ativos para esses cenários.

Como a Estagflação afeta os investimentos?

Em qualquer situação desafiadora, a melhor estratégia costuma ser a diversificação. Afinal, com investimentos em diferentes classes de ativos, diversos países e outras estratégias alternadas, as chances de alcançar um bom equilíbrio entre risco e retorno é maior.

No entanto, existem algumas opções de investimento que se caracterizam por apresentar uma menor volatilidade diante das oscilações do cenário econômico.

Alguns exemplos no âmbito da renda variável são os Exchange Traded Funds (ETFs). Por ser um tipo de investimento que replica a composição de um índice, eles já são naturalmente diversificados. Por isso, possuem em sua composição o equilíbrio entre ativos inversamente correlacionados, mantendo uma oscilação mais baixa em momentos de crise.

Mas para quem deseja manter o seu capital mais protegido, há também opções de renda fixa. Por a estagflação ser um cenário onde a inflação é muito alta, o foco dos investidores deve ser em manter o poder de compra do seu dinheiro.

Diante disso, ativos indexados ao IPCA podem ser uma ótima opção. Afinal, além de serem corrigidos por um dos índices mais utilizados para medir a inflação do Brasil, costumam ter uma parcela pré-fixada garantindo um retorno acima dela.

Nessa vertente é possível encontrar Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras Financeiras, Debêntures e até mesmo fundos que tenham como estratégia principal o rendimento acima da inflação.

Vale lembrar que existem também boas alternativas que são menos comuns. Normalmente, elas podem apresentar desempenhos maiores em tempos de crise. Alguns exemplos são:

  •  Metais preciosos, como ouro;
  • Commodities, como opções de milho e soja;
  • Criptomoedas, como Bitcoin.

Não deixe para amanhã a preparação que pode começar hoje!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.