O feedforward é uma ferramenta de gestão que ajuda os profissionais a olhar para frente, de forma com que consigam desenvolver habilidades e assim, conquistar objetivos.
Traduzindo para o português, feedforward seria “alimentar o futuro”, e por isso esta ferramenta é utilizada para ajudar os funcionários a identificar e alcançar seus objetivos futuros.
O feedforward baseia-se em três pilares: o presente, o futuro e a positividade. Esses três pilares são fundamentais para que o profissional consiga atingir suas metas.
Então o feedforward é o mesmo que feedback? A resposta é não. O feedback olha para o passado e é reativo. O feedforward olha para o presente e é proativo.
Já posso adiantar para você que um bom feedback inclui o feedforward e, para recebê-lo e praticá-lo visando alcançar resultados, é importante praticar a inteligência emocional.
Ao longo deste artigo vamos aprender:
Vamos lá?
Feedforward é uma ferramenta capaz de auxiliar no desenvolvimento de uma pessoa, seja este pessoal ou profissional.
O seu conceito foi desenvolvido por Marshall Goldsmith, autor de mais de 30 livros, dentre eles o que aplicou essa ferramenta com vários dos principais CEOs do mundo.
A tradução de feedforward significa “olhar para frente" e a sua aplicação tem a intenção de orientar as pessoas sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas. É uma ferramenta essencial para a gestão de pessoas.
O feedforward possui três pilares, sendo eles:
A função deles é potencializar o profissional, sempre focando no presente e no futuro em busca de levar o indivíduo a alcançar os seus objetivos.
A sua utilização é importante para o desenvolvimento da alta performance de uma pessoa ou equipe, podendo ser aplicada também ao seu chefe.
Como já mencionamos anteriormente, o feedforward é uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento do funcionário
E, para entender quais são os pontos que serão evoluídos, é necessário uma conversa franca e amigável entre o líder e o profissional, de forma com que juntos, encontrem esses pontos.
A conversa deve conter tópicos sobre o que o funcionário espera da sua carreira e quais habilidades ele ainda não tem e quer desenvolver ou já possui e deseja melhorar.
O feedforward como ferramenta possui algumas características importantes para a sua aplicação sendo elas:
Olhar sempre para frente, utilizando-se da flexibilidade cognitiva para fazer dos erros uma oportunidade de melhoria.
Para isso é importante estar aberto ao diálogo, ouvindo o que o outro tem a dizer de forma empática.
É importante desenvolver o autoconhecimento, para entender os seus sentimentos e emoções em frente a uma crítica e saber reconhecer os seus pontos de melhoria. A sua importância também se dá pela necessidade de reconhecer quem você é agora e quem você quer ser futuramente.
Como o feedforward concentra-se em soluções, ele estimula o desenvolvimento dos talentos das pessoas sem que elas fiquem presas nos erros passados. A adaptabilidadeé essencial para enfrentar novos desafios em busca de crescimento.
Por meio dessas três características o feedforward nos leva a questionamentos fundamentais para o alcance do sucesso pretendido. Todos eles relacionados a questões que exigem um certo nível de inteligência emocional para as respostas.
O feedbackestá relacionado com a observação de um comportamento ou atitude passada.
Por exemplo, quando recebemos o feedback de um projeto se trata de uma crítica (construtiva) de algo que já está pronto.
Nele se objetiva reportar um erro ou um ponto de melhoria para os próximos projetos ou até para ser implementado no projeto atual.
Já o feedforward tem a característica de sugestão para o futuro. Ele foca no presente e no que ainda está por vir.
Vamos ver umexemplo de um feedback:
Imagine o seguinte cenário:
Você fez a entrega de um projeto de marketing digital solicitado pelo seu gestor. Como resposta ao seu trabalho ele diz:
Ótimo. Aqui você vê o resultado do seu trabalho, a satisfação do seu gestor com o projeto.
Quer conseguir dar feedbacks efetivos? Então assista esse vídeo:
Agora, vamos vero exemplo de um feedforward para a mesma situação.
Conseguiu perceber a diferença? O feedforward foca no desenvolvimento, no aprimoramento de competências do profissional.
Um feedback completo engloba o feedforward, como dissemos no início do artigo. Então, para esse exemplo o ideal seria:
Para ficar mais clara a diferença entre os dois conceitos e como eles podem ser usados juntos confira a imagem abaixo:
Agora que já sabemos o que é feedforward e a sua diferença em relação ao feedback, vamos entender como aplicá-lo?
Para aplicar o feedforward em sua organização é necessário que a comunicação seja clara e objetiva, sendo importante a empresa apresentar uma política de estímulo ao desenvolvimento do colaborador.
Por meio da analise feita sobre o seu colaborador ou do projeto que ele entregou é interessante levá-lo a refletir sobre algumas questões. Alguns exemplos são:
Utilizar o feedforward dentro da empresa tem inúmeras vantagens para todos os envolvidos. Os funcionários ficarão mais motivados e com isso a tendência é que a performance de cada um deles melhore e isso trará um aumento dos resultados para a empresa.
Consegue perceber a importância dessa ferramenta para a empresa? Ao investir no desenvolvimento de seus profissionais, o retorno para a instituição é praticamente garantido!
Para que tudo isso seja feito é necessário que você, como gestor de pessoas ou intermediador do processo de desenvolvimento dos recursos humanos da organização, tenha uma comunicação assertiva.
Mas como desenvolvê-la?
Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.
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Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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