Follow up é uma das principais estratégias de um negócio, e pode ajudar a aumentar a fidelização de clientes e o número de vendas.
Isso porque ela permite que a empresa possa estreitar o relacionamento com seu público ao longo da jornada de compra, enquanto também se destaca dos concorrentes.
No entanto, é fundamental conhecer bem essa técnica antes de colocá-la em prática, para não obter o efeito oposto do desejado. Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre como fazer um follow up eficiente e potencializar os resultados do seu negócio.
Follow up é uma estratégia de pós-venda aplicada por diferentes tipos de estabelecimentos. Seu principal objetivo é fidelizar o cliente e acompanhá-lo durante o processo de venda.
Inclusive, a tradução deste termo pode ser entendida como "acompanhamento", que indica a função deste conceito. De forma geral, adotar a técnica de follow up permite que o vendedor possa conduzir o cliente durante sua jornada de compra.
E apesar de ser mais utilizada após a venda do produto ou serviço, essa estratégia também torna possível uma maior assertividade quanto a orientação do funil de vendas.
Assim, a empresa pode guiar seu público de maneira mais consistente por todas as etapas de compra, até que se tornem, de fato, clientes. A forma mais comum de implementar o follow up no negócio é estabelecer planos de contato posterior, por meio de um cronograma e pesquisa de mercado.
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O follow up pode trazer diversas vantagens para a empresa, caso seja devidamente implantado. Por isso, se ainda está considerando adotar a estratégia, confira alguns dos principais benefícios desse sistema.
A princípio, o follow up é implantado com o objetivo de fidelizar mais clientes. Isso porque ele demonstra preocupação com o público, mesmo depois da compra já ter sido realizada.
Ao manter o contato com o comprador, as chances dele se lembrar da empresa no futuro aumentam consideravelmente, o que colabora para que ele se torne um cliente assíduo.
Além disso, como afirma a revista PEGN, do grupo Globo, cerca de 65% de todo o faturamento da empresa vem de clientes fiéis. Assim, é fundamental buscar essa fidelização por meio de diferentes estratégias.
A experiência do usuário não termina quando ele finaliza a compra. Pelo contrário, suas impressões também são reforçadas pelo pós-venda.
Se a empresa realizar um contato adequado, isso eleva a satisfação do cliente, que se sentirá mais valorizado pelo estabelecimento.
Enquanto isso, utilizar estratégias como o follow up permitem que a empresa identifique um problema com a compra e possa resolvê-lo o quanto antes.
A competitividade empresarial é outra vantagem fundamental para a empresa, que permite que ela se destaque no mercado. Quando se cria um contato com o cliente, ele sente que o estabelecimento é acessível.
Isso porque, é mais fácil criar um vínculo e ter suas necessidades atendidas. Posteriormente, as chances do público se lembrar da empresa, acima dos concorrentes, também aumenta.
Além disso, o cliente é essencial para a credibilidade da organização, uma vez que promove mais feedbacks positivos.
Depois de conhecer a importância do follow up, chegou o momento de conhecer algumas dicas para implantar essa técnica no seu negócio.
Confira as 5 dicas que separamos para você elaborar uma estratégia eficiente.
Sem um planejamento adequado, o follow up pode ter o efeito contrário do esperado, e acabar por afastar o cliente. Por isso, a empresa precisa desenvolver um cronograma que respeite o espaço do comprador, mas que seja incisivo.
Primeiramente, é preciso pensar: "Como acontecerá meu follow up?". Por exemplo, quais serão os canais, as mensagens e os objetivos. Além disso, é importante estabelecer o tipo de cliente e qual a melhor abordagem para ele.
Para isso, pode ser interessante utilizar um Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Também é interessante pensar em um fluxo de cadência, ou seja, vários follows up em sequência, a longo prazo.
É fundamental estabelecer um canal de comunicação exclusivo para o follow up da empresa. Isso porque o cliente precisa reconhecer a marca do negócio quando entrar em contato, e também para saber que aquele canal está à disposição, se precisar.
Os meios mais comuns são por mensagens de telefone, como SMS ou aplicativos, e e-mails, que, apesar de tradicionais, ainda são eficientes. Algumas empresas podem optar por ligações, mas é importante analisar se este contato não se torna inoportuno para o cliente.
Enquanto isso, muitas também concentram seu atendimento pelas redes sociais. Atualmente, não é incomum estabelecimentos relatarem que fecharam negócio inteiramente pela internet.
Assim, todas as etapas de venda acontecem online, inclusive o acompanhamento.
Um follow up eficiente precisa de medidas práticas, não apenas planejamentos e estudos. Por isso, é fundamental fazer contato o quanto antes.
Assim que finalizar o processo de venda, é importante que a empresa se manifeste, até mesmo para identificar possíveis problemas. Realize o envio de mensagens, e-mails, links de avaliação e convites para retornar à loja, por exemplo.
Dessa forma, o cliente se sentirá amparado, mas na medida certa. Inclusive, o contato deve ser periódico, mesmo após um tempo maior, principalmente se a empresa perceber o interesse em novas compras.
Uma estratégia verdadeiramente eficiente precisa oferecer uma comunicação de mão dupla. Assim dizendo, não apenas entrar em contato com o cliente, mas permitir que ele faça o mesmo.
Por isso, é fundamental tirar todas as dúvidas do público, com rapidez e eficiência. Isso aumenta o nível de satisfação e melhora a experiência de compra.
Por fim, é interessante utilizar o marketing de conteúdo no follow up da empresa.
Conteúdos interessantes para o cliente promovem um maior engajamento, além de manter o relacionamento ativo.
Alguns exemplos incluem:
Dessa forma, se aumenta o fluxo de leads, ao mesmo tempo que informa o público.
O envio de um e-mail com marketing ou um artigo é follow up também, e deve incorporar a estratégia.
Para que todas essas dicas sejam possíveis é indispensável um bom atendimento. Com certeza, um atendimento de qualidade em que o consumidor possui prioridade e valor, é algo que gera impactos positivos na sua marca.
O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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