O que é uma franquia?
Existe uma lei que regulamenta franquias?
Como funciona o modelo de negócio de uma franquia?
Quais são os benefícios de se ter uma franquia?
Exemplos e formatos de franquias
Dica bônus

Franquia é uma boa alternativa para abrir o meu próprio negócio?

Veja como as franquias podem ser solução para quem quer empreender. Conte com suporte de gestão e operação e se vincula a grandes marcas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Franquia é uma boa alternativa para abrir o meu próprio negócio?

Você já parou para pensar na quantidade de lojas do McDonald 's, O Boticário, entre outras que existem por todo o Brasil? Muitas dessas marcas que podem ser encontradas em todo lugar existem por meio de franquias.

Esse modelo de negócios permite que diversas empresas aumentem o seu campo de atuação, enquanto também são oportunidades para empreendedores que buscam suporte quanto à gestão e também à operação.

As franquias dão o direito de uso de todos os processos associados à marca, desde o know how do segmento até mesmo cursos de padronização de processos e diferenciais competitivos. Mas se você se interessou e quer saber mais, esse é o lugar certo. Confira os seguintes tópicos:

  • O que é uma franquia?
  •  Existe uma lei que regulamenta franquias?
  • Como funciona o modelo de negócio de uma franquia?
  • Quais são os benefícios de se ter uma franquia?
  • Exemplos e formatos de franquias;

O que é uma franquia?

Uma franquia é uma estratégia de capilarização de um negócio. Isso significa estar em mais locais, alcançar cada vez mais clientes e também aumentar a visibilidade de uma marca.

Para tanto, o franqueado irá receber toda a expertise do negócio. Isso inclui o direito de uso da marca, das patentes se houver, do modelo de infraestrutura, produção e também distribuição.

Ou seja, todo o suporte necessário para manter a padronização com qualidade e que siga suprindo as expectativas dos clientes.

Em troca de todos esses benefícios, cabe ao franqueado distribuir royalties para a franquia. Em termos práticos, isso significa que parte do lucro que cada uma das lojas obtiver será partilhado com a matriz.

Para que esse processo seja bem instituído, o Brasil criou uma lei que regulamenta o modelo de negócios de franquia. Entenda melhor sobre ela.

Existe uma lei que regulamenta franquias?

Com o objetivo de regulamentar a relação entre o franqueado e o franqueador, no Brasil está vigente a Lei das Franquias (nº 8.955/94). Isso permite que não exista uma relação prejudicial para nenhuma das partes.

Assim, é garantido ao franqueador que os processos por ele criados sejam mantidos em sigilo, que as patentes ainda estejam sob sua custódia, além de outras implicações.

A lei também protege o franqueado de que não sejam cobradas parcelas abusivas e que todos os acordos de suporte feitos sejam cumpridos.

Porém, para que sua franquia dê certo e você tenha retorno financeiro, é ideal não só se basear na lei, como se planejar. Foi por isso que a Voitto criou especialmente para você o Kit de Planilhas Marketing e Vendas.

Clique no banner abaixo e receba todas as planilhas necessárias para alavancar sua franquia.

Kit de Planilhas de Marketing e Vendas

Como funciona o modelo de negócio de uma franquia?

Ao contrário do modelo tradicional, quando uma nova unidade de uma franquia é aberta, muitos dos processos devem ser padronizados tirando a autonomia do dono.

Isso acontece devido a interdependência entre cada uma das lojas e a rede como um todo.

Como vocês já sabem, há a cobrança de royalties. Normalmente, esses são cobrados de acordo com um percentual do faturamento bruto das unidades e são eles que dão o direito ao uso de todo o know how da franquia.

Como as franquias podem ser comparadas a clones de uma loja, é comum que as exigências sejam altas. Afinal, cada uma das unidades representa a mesma marca e por isso deve seguir o mesmo padrão de qualidade.

Mas isso não deve ser visto como um problema. Afinal, é justamente essa padronização que faz com que inúmeros clientes busquem determinada marca.

Diante de tudo isso, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de uma franquia, entenda melhor no próximo tópico.

Quais são os benefícios de se ter uma franquia?

A relação entre o franqueado e o franqueador é muito benéfica para ambos os lados.

O franqueado conta com a oportunidade de começar um modelo que já foi validado, além de ter por trás uma marca já conhecida entre os consumidores.

Outro fator importante é que ele estará amparado nos âmbitos de gestão e operação, além de contar com uma rede de parceiros para trocar experiências e receber indicações dos melhores fornecedores de matérias primas e equipamentos.

Já para o franqueador o maior benefício está na expansão rápida dos negócios e o fortalecimento da marca. Com uma rede de franquias cada vez maior, é possível focar em melhorias contínuas benéficas para toda a cadeia.

Exemplos e formatos de franquias

Por mais que as pessoas associam o modelo de franquia apenas às lojas físicas, existem outras opções cada vez mais populares. Para entender melhor sobre cada uma delas, leia mais detalhes a seguir.

Lojas físicas

Quando se pensa em investir em uma franquia, logo vem à mente as grandes empresas existentes no Brasil. O Subway, a Localiza e Wizard são alguns dos exemplos de lojas físicas que aderiram a esse modelo.

As exigências para montar uma franquia dessas podem ser muitas. Afinal, o padrão de decoração, localização e até mesmo de atendimento deve ser o mesmo da marca franqueada.

Quiosques

Ir aos shoppings e encontrar pequenas lojas em meio aos corredores é uma prática muito comum hoje em dia. E nesse modelo também é possível encontrar inúmeras opções de franquias.

A Chilli Beans, por exemplo, é uma das empresas que oferecem a opção de quiosques. Em comparação com uma loja padrão, essa alternativa pode apresentar um valor de investimento menor, além de baixo custo mensal.

Home-based

Para quem busca um valor acessível para investir em um negócio, as franquias com o modelo de home-based podem ser a melhor opção. Apesar de ser uma alternativa mais nova, vem ganhando cada vez mais investidores.

Com opções em diversos segmentos como educação empreendedora (Omie S.A), limpeza e cuidados (Maria Brasileira) e turismo (Hostnet), as franquias home-based permitem que a nova unidade seja criada na sua própria casa.

É comum que essas opções necessitem de processos tecnológicos mais robustos. Afinal, a maior parte delas envolve aplicativos e sites.

Mas não se desespere, o contrato de franquia normalmente institui que diversos treinamentos sejam dados para qualificar o novo investidor.

Dica bônus

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Técnicas De Vendas E Excelência No Atendimento

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.