Você já parou para pensar na quantidade de lojas do McDonald 's, O Boticário, entre outras que existem por todo o Brasil? Muitas dessas marcas que podem ser encontradas em todo lugar existem por meio de franquias.
Esse modelo de negócios permite que diversas empresas aumentem o seu campo de atuação, enquanto também são oportunidades para empreendedores que buscam suporte quanto à gestão e também à operação.
As franquias dão o direito de uso de todos os processos associados à marca, desde o know how do segmento até mesmo cursos de padronização de processos e diferenciais competitivos. Mas se você se interessou e quer saber mais, esse é o lugar certo. Confira os seguintes tópicos:
Uma franquia é uma estratégia de capilarização de um negócio. Isso significa estar em mais locais, alcançar cada vez mais clientes e também aumentar a visibilidade de uma marca.
Para tanto, o franqueado irá receber toda a expertise do negócio. Isso inclui o direito de uso da marca, das patentes se houver, do modelo de infraestrutura, produção e também distribuição.
Ou seja, todo o suporte necessário para manter a padronização com qualidade e que siga suprindo as expectativas dos clientes.
Em troca de todos esses benefícios, cabe ao franqueado distribuir royalties para a franquia. Em termos práticos, isso significa que parte do lucro que cada uma das lojas obtiver será partilhado com a matriz.
Para que esse processo seja bem instituído, o Brasil criou uma lei que regulamenta o modelo de negócios de franquia. Entenda melhor sobre ela.
Com o objetivo de regulamentar a relação entre o franqueado e o franqueador, no Brasil está vigente a Lei das Franquias (nº 8.955/94). Isso permite que não exista uma relação prejudicial para nenhuma das partes.
Assim, é garantido ao franqueador que os processos por ele criados sejam mantidos em sigilo, que as patentes ainda estejam sob sua custódia, além de outras implicações.
A lei também protege o franqueado de que não sejam cobradas parcelas abusivas e que todos os acordos de suporte feitos sejam cumpridos.
Porém, para que sua franquia dê certo e você tenha retorno financeiro, é ideal não só se basear na lei, como se planejar. Foi por isso que a Voitto criou especialmente para você o Kit de Planilhas Marketing e Vendas.
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Ao contrário do modelo tradicional, quando uma nova unidade de uma franquia é aberta, muitos dos processos devem ser padronizados tirando a autonomia do dono.
Isso acontece devido a interdependência entre cada uma das lojas e a rede como um todo.
Como vocês já sabem, há a cobrança de royalties. Normalmente, esses são cobrados de acordo com um percentual do faturamento bruto das unidades e são eles que dão o direito ao uso de todo o know how da franquia.
Como as franquias podem ser comparadas a clones de uma loja, é comum que as exigências sejam altas. Afinal, cada uma das unidades representa a mesma marca e por isso deve seguir o mesmo padrão de qualidade.
Mas isso não deve ser visto como um problema. Afinal, é justamente essa padronização que faz com que inúmeros clientes busquem determinada marca.
Diante de tudo isso, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de uma franquia, entenda melhor no próximo tópico.
A relação entre o franqueado e o franqueador é muito benéfica para ambos os lados.
O franqueado conta com a oportunidade de começar um modelo que já foi validado, além de ter por trás uma marca já conhecida entre os consumidores.
Outro fator importante é que ele estará amparado nos âmbitos de gestão e operação, além de contar com uma rede de parceiros para trocar experiências e receber indicações dos melhores fornecedores de matérias primas e equipamentos.
Já para o franqueador o maior benefício está na expansão rápida dos negócios e o fortalecimento da marca. Com uma rede de franquias cada vez maior, é possível focar em melhorias contínuas benéficas para toda a cadeia.
Por mais que as pessoas associam o modelo de franquia apenas às lojas físicas, existem outras opções cada vez mais populares. Para entender melhor sobre cada uma delas, leia mais detalhes a seguir.
Quando se pensa em investir em uma franquia, logo vem à mente as grandes empresas existentes no Brasil. O Subway, a Localiza e Wizard são alguns dos exemplos de lojas físicas que aderiram a esse modelo.
As exigências para montar uma franquia dessas podem ser muitas. Afinal, o padrão de decoração, localização e até mesmo de atendimento deve ser o mesmo da marca franqueada.
Ir aos shoppings e encontrar pequenas lojas em meio aos corredores é uma prática muito comum hoje em dia. E nesse modelo também é possível encontrar inúmeras opções de franquias.
A Chilli Beans, por exemplo, é uma das empresas que oferecem a opção de quiosques. Em comparação com uma loja padrão, essa alternativa pode apresentar um valor de investimento menor, além de baixo custo mensal.
Para quem busca um valor acessível para investir em um negócio, as franquias com o modelo de home-based podem ser a melhor opção. Apesar de ser uma alternativa mais nova, vem ganhando cada vez mais investidores.
Com opções em diversos segmentos como educação empreendedora (Omie S.A), limpeza e cuidados (Maria Brasileira) e turismo (Hostnet), as franquias home-based permitem que a nova unidade seja criada na sua própria casa.
É comum que essas opções necessitem de processos tecnológicos mais robustos. Afinal, a maior parte delas envolve aplicativos e sites.
Mas não se desespere, o contrato de franquia normalmente institui que diversos treinamentos sejam dados para qualificar o novo investidor.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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