O que é gestão de benefícios?
Vantagens da gestão de benefícios
Como fazer a gestão de benefícios?
Última dica, desenvolva o seu sistema de RH

Gestão de benefícios: o que é e como aplicar na empresa para motivar os colaboradores

A gestão de benefícios é uma das práticas essenciais para a construção de um ambiente de trabalho produtivo e motivador. Veja como aplicar!

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Gestão de benefícios: o que é e como aplicar na empresa para motivar os colaboradores

Diferentes iniciativas para recompensar os colaboradores têm mostrado bons resultados em organizações. Isso porque essas recompensas são uma forma de motivação e reconhecimento de talentos que vão além da remuneração salarial. Para organizar esses tipos de iniciativas, você pode fazer uma gestão de benefícios.

Com colaboradores mais motivados e reconhecidos, as taxas de turnover e absenteísmo diminuem, aumentando a retenção de talentos.

Portanto, a gestão de benefícios mostra-se uma prática necessária em uma empresa que quer atingir bons resultados. Nesse artigo você entenderá mais sobre o tema. Ao longo da leitura encontrará:

  • O que é gestão de benefícios?
  • As vantagens de fazer gestão de benefícios?
  • Como fazer gestão de benefícios?

Prepare-se para a leitura. Vamos lá!

O que é gestão de benefícios?

A gestão de benefícios é a prática de criação e administração de um sistema de incentivos para os funcionários.

Quando falamos de incentivos não estamos referindo apenas ao salário, mas a um sistema paralelo que recompensa os colaboradores de acordo com resultados.

Isso gera a cultura de orientação para resultados e motiva os funcionários a entregarem mais e melhor. Para identificar como andam as entregas da empresa ou do seu time, preparamos um presente para você!

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No início do artigo, algumas vantagens da gestão de benefícios foram apontadas. Agora, no tópico a seguir, você verá, de fato, o porquê de aplicar e gerenciar incentivos, continue a leitura.

Vantagens da gestão de benefícios

Os principais benefícios oferecidos dentro das organizações são:

Ao fornecer benefícios como os citados acima, a empresa demonstra dois pontos muito importantes. Primeiro, mostra que entende as necessidades dos funcionários e, segundo, mostra que reconhece a importância do bem-estar no ambiente corporativo.

Ao adotar essa postura os funcionários sentem-se mais motivados na entrega de resultados e sentem-se mais fiéis à empresa.

Imagine que um dos seus melhores colaboradores receba a proposta de uma empresa concorrente e a proposta contenha o mesmo valor salarial que você já paga para ele, porém existem benefícios como plano médico e bônus mensal de acordo com o atingimento da meta.

E, nesse cenário, você acha que o seu funcionário sente-se atraído em continuar trabalhando com você?

Certamente, não!

Entender que é importante fornecer outros tipos de recompensas para motivar e engajar seus colaboradores é o primeiro passo. No entanto, não significa que você deve implementar todos os tipos de benefícios que  verá por aí no mercado.

O papel da gestão de benefícios é preparar um plano de recompensas alinhado com o orçamento da empresa.

Sem adotar uma boa gestão de benefícios, você poderá tornar o fluxo de caixa negativo. Portanto, aprenda no próximo tópico a organizar uma gestão de benefícios excelente!

Como fazer a gestão de benefícios?

As principais práticas ao fazer a gestão de benefícios de uma empresa são:

1. Crie uma política clara e transparente

Ter uma política clara e transparente é importante para que os colaboradores e novos talentos vejam efetivamente quais são os benefícios da empresa. Não prometa além do que você oferecerá.

Ninguém gosta de uma propaganda enganosa, não é mesmo?

2. Utilize ferramentas para controlar o investimento

Não veja os benefícios fornecidos como um gasto, mas sim como um investimento.

E como todo investimento, você precisa controlar o montante investido com os resultados atingidos. Tente automatizar esse processo de controle  para facilitar as análises dos resultados. Você pode utilizar planilhas MS Excel ou Power BI para organizar e gerenciar os benefícios.

3. Personalize os benefícios

Adotar a prática de personalização dos benefícios mostra o quanto você entende as reais necessidades de cada um dos seus funcionários e isso torna a empresa um lugar mais empático.

Imagine que você decida oferecer um benefício geral para seus funcionários comprarem material escolar para os filhos.

Você procurou entender qual o perfil dos seus colaboradores antes de fornecer esse benefício? Os funcionários que não têm filhos vão ficar como? Será que eles acharão o benefício justo?

O que poderia ser feito é fornecer um benefício de educação geral, que pode ser utilizado na compra de materiais escolares ou no pagamento de taxas em minicursos, por exemplo.

4. Reconheça o perfil dos seus funcionários

No tópico anterior, você viu como é importante reconhecer o perfil dos funcionários antes de adotar algum tipo de benefício.

Então mapeie a faixa etária, a situação civil, acadêmica, interesses e outras características que são importantes para entendê-los e, assim, oferecer um plano de benefícios personalizado e estratégico.

5. Faça parcerias

Crie uma parceria com empresas de outros setores que oferecem serviços os quais você pretende fornecer como benefícios. Ou seja, clínicas médicas, SPA, restaurantes, supermercados, papelarias, faculdades entre outras.

Essa é uma forma de negociar o valor desses serviços de modo a conferir algum desconto ao firmar os acordos.

Já pensou em fornecer um benefício de massagem aos funcionários e disponibilizar R$ 250,00 para cada um? Sendo que você pode fechar um acordo com uma clínica específica e esse valor ficar em torno de R$ 150,00, por exemplo.

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Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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