Diferentes iniciativas para recompensar os colaboradores têm mostrado bons resultados em organizações. Isso porque essas recompensas são uma forma de motivação e reconhecimento de talentos que vão além da remuneração salarial. Para organizar esses tipos de iniciativas, você pode fazer uma gestão de benefícios.
Com colaboradores mais motivados e reconhecidos, as taxas de turnover e absenteísmo diminuem, aumentando a retenção de talentos.
Portanto, a gestão de benefícios mostra-se uma prática necessária em uma empresa que quer atingir bons resultados. Nesse artigo você entenderá mais sobre o tema. Ao longo da leitura encontrará:
Prepare-se para a leitura. Vamos lá!
A gestão de benefícios é a prática de criação e administração de um sistema de incentivos para os funcionários.
Quando falamos de incentivos não estamos referindo apenas ao salário, mas a um sistema paralelo que recompensa os colaboradores de acordo com resultados.
Isso gera a cultura de orientação para resultados e motiva os funcionários a entregarem mais e melhor. Para identificar como andam as entregas da empresa ou do seu time, preparamos um presente para você!
A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.
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No início do artigo, algumas vantagens da gestão de benefícios foram apontadas. Agora, no tópico a seguir, você verá, de fato, o porquê de aplicar e gerenciar incentivos, continue a leitura.
Os principais benefícios oferecidos dentro das organizações são:
Ao fornecer benefícios como os citados acima, a empresa demonstra dois pontos muito importantes. Primeiro, mostra que entende as necessidades dos funcionários e, segundo, mostra que reconhece a importância do bem-estar no ambiente corporativo.
Ao adotar essa postura os funcionários sentem-se mais motivados na entrega de resultados e sentem-se mais fiéis à empresa.
Imagine que um dos seus melhores colaboradores receba a proposta de uma empresa concorrente e a proposta contenha o mesmo valor salarial que você já paga para ele, porém existem benefícios como plano médico e bônus mensal de acordo com o atingimento da meta.
E, nesse cenário, você acha que o seu funcionário sente-se atraído em continuar trabalhando com você?
Certamente, não!
Entender que é importante fornecer outros tipos de recompensas para motivar e engajar seus colaboradores é o primeiro passo. No entanto, não significa que você deve implementar todos os tipos de benefícios que verá por aí no mercado.
O papel da gestão de benefícios é preparar um plano de recompensas alinhado com o orçamento da empresa.
Sem adotar uma boa gestão de benefícios, você poderá tornar o fluxo de caixa negativo. Portanto, aprenda no próximo tópico a organizar uma gestão de benefícios excelente!
As principais práticas ao fazer a gestão de benefícios de uma empresa são:
Ter uma política clara e transparente é importante para que os colaboradores e novos talentos vejam efetivamente quais são os benefícios da empresa. Não prometa além do que você oferecerá.
Ninguém gosta de uma propaganda enganosa, não é mesmo?
Não veja os benefícios fornecidos como um gasto, mas sim como um investimento.
E como todo investimento, você precisa controlar o montante investido com os resultados atingidos. Tente automatizar esse processo de controle para facilitar as análises dos resultados. Você pode utilizar planilhas MS Excel ou Power BI para organizar e gerenciar os benefícios.
Adotar a prática de personalização dos benefícios mostra o quanto você entende as reais necessidades de cada um dos seus funcionários e isso torna a empresa um lugar mais empático.
Imagine que você decida oferecer um benefício geral para seus funcionários comprarem material escolar para os filhos.
Você procurou entender qual o perfil dos seus colaboradores antes de fornecer esse benefício? Os funcionários que não têm filhos vão ficar como? Será que eles acharão o benefício justo?
O que poderia ser feito é fornecer um benefício de educação geral, que pode ser utilizado na compra de materiais escolares ou no pagamento de taxas em minicursos, por exemplo.
No tópico anterior, você viu como é importante reconhecer o perfil dos funcionários antes de adotar algum tipo de benefício.
Então mapeie a faixa etária, a situação civil, acadêmica, interesses e outras características que são importantes para entendê-los e, assim, oferecer um plano de benefícios personalizado e estratégico.
Crie uma parceria com empresas de outros setores que oferecem serviços os quais você pretende fornecer como benefícios. Ou seja, clínicas médicas, SPA, restaurantes, supermercados, papelarias, faculdades entre outras.
Essa é uma forma de negociar o valor desses serviços de modo a conferir algum desconto ao firmar os acordos.
Já pensou em fornecer um benefício de massagem aos funcionários e disponibilizar R$ 250,00 para cada um? Sendo que você pode fechar um acordo com uma clínica específica e esse valor ficar em torno de R$ 150,00, por exemplo.
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Quem tem a capacidade de gerar resultados é recompensado, portanto, não perca tempo: torne-se um consultor e garanta excelência e eficiência por onde for! Esperamos você para estudar com a gente e atingir o próximo nível na sua carreira! Clique e se inscreva!
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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