O que é o modelo de Gestão Remota?
Principais desafios da Gestão Remota
7 dicas para a Gestão Remota de equipes
Quero estar pronto para implementar a gestão remota!

Aprenda 7 dicas incríveis para fazer uma Gestão Remota de alto nível!

Conheça um pouco mais sobre o modelo de gestão remota e como ele pode impactar positivamente no sucesso do seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda 7 dicas incríveis para fazer uma Gestão Remota de alto nível!

A Gestão Remota é um termo utilizado para designar um novo modelo de gestão da era digital. Com empresas sofrendo cada vez mais transformações tecnológicas importantes, como a combinação de soluções mobile com a Internet das Coisas (IoT), torna-se necessário a ampliação dos horizontes na gestão do acesso remoto.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes para te ajudar a entender e aplicar a gestão remota em sua empresa. Neste artigo você vai aprender:

  • O que é o modelo de Gestão Remota?
  • Principais desafios da Gestão Remota
  • 7 dicas para liderar equipes na Gestão Remota.

Vamos lá?

O que é o modelo de Gestão Remota?

A gestão remota é um modelo de gerenciamento de uma equipe que permite aos funcionários trabalharem fora das instalações do escritório, em dias específicos ou de forma permanente.

Com a transformação digital cada vez mais presente no nosso dia a dia, as empresas buscam uma gestão que proporcione mais autonomia para os colaboradores e que, além disso, gere um aumento de produtividade, melhora na criatividade e na capacidade de gerenciamento, além da melhoria na comunicação e colaboração com os demais funcionários.

Para estabelecer tal visão e construir esse modelo de negócio, o gestor precisa aprender a liderar equipes e manter todos alinhados no mesmo propósito, já que fazer tudo à distância pode ser bem mais complicado para empresários com mais tempo de jornada.

Porém, quando estes gestores aprenderem a lidar com seus colaboradores trabalhando remotamente, a empresa se beneficiará do trabalho e terá grandes conquistas pela frente.

A seguir veremos quais os desafios impostos aos gestores no trabalho remoto.

Principais desafios da Gestão Remota

Devemos reconhecer que um dos maiores desafios da gestão remota é não poder supervisionar em tempo real tudo o que o colaborador está produzindo. Além disso, liderar equipes de forma remota pode parecer completamente impossível para o gestor no começo.

Toda essa ideia de trabalhar em casa e deixar parte ou total da equipe em depende muito de como cada colaborador encara o seu papel. Também é importante que todas as estratégias e tarefas estejam bem definidas para uma gestão remota de sucesso.

Portanto, o que um gestor deve fazer é cada vez mais pensar em formas de avaliar o resultado e não em manter o colaborador sempre ocupado para fazer valer seu salário. O foco maior são os resultados!

Só assim é possível tirar toda a pressão de ter que supervisionar uma equipe e passar a dar mais suporte, direção e incentivo aos bons colaboradores que se adaptarem ao trabalho remoto.

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Agora mostrarei para você 7 dicas para que consiga alcançar bons resultados com a implementação da gestão remota!

7 dicas para a Gestão Remota de equipes

A seguir vamos dar 7 dicas para você liderar a sua equipe remotamente e fazer o trabalho fluir melhor com boas práticas de gestão à distância.

1 - Realize um planejamento das atividades

Deixe o seu time de trabalhadores remotos com todas as informações necessárias sobre o planejamento do trabalho. É recomendado que você crie um cronograma para que todos entreguem seus resultados no tempo certo e cumpram com o prazo estipulado.

Neste caso, programas de gestão de equipes e tarefas são essenciais e podem fazer toda a diferença ao direcionar atividades e prazos.

Se você quer aprender mais sobre cronograma conheça o nosso artigo "O que é cronograma? Aprenda a gerenciar suas tarefas".

2 - Deixe as tarefas bem definidas

Você precisa deixar definido a responsabilidade de cada um, com um briefing completo do que deve ser feito e os prazos para entrega dos trabalhos.

Não economize nas informações, pois cada detalhe que você deixa passar em branco pode fazer diferença no resultado final no trabalho remoto. A comunicação deve ser clara, pois não é possível recorrer ao trabalhador sempre que lembrar de algum detalhe.

3 - Conheça os membros do time

É fundamental que você entenda que cada pessoa se adequa a um tipo de trabalho. Você vai precisar conhecer mais sobre os membros do seu time para tomar melhores decisões sobre as funções de cada um.

Por isso, é necessário que você entenda as necessidades de cada um, sempre perguntando mais detalhes sobre a qualidade de vida no trabalho e o que eles precisam para desempenhar melhor suas funções.

4 - Mantenha a equipe envolvida

O maior desafio da gestão remota é manter a equipe envolvida e motivada. Alinhar a comunicação e os objetivos é uma das formas de contornar esse problema.

Promova confraternizações, premiações e formas de incentivo para que todos se sintam parte de um time vencedor. As formas de recompensa ajudam o colaborador a entender que está desempenhando um bom trabalho e criar uma postura de defensor do seu negócio.

5 - Faça reuniões periódicas

Você precisa fazer o acompanhamento das atividades do seu time. Para isso, tenha reuniões periódicas para alinhar as estratégias para o futuro.

Você pode fazer reuniões particulares ou em grupo. Algumas das ferramentas para reuniões de forma remota são Google Meet, Zoom, Skype, Google Hangouts e até mesmo o Facetime.

6 - Tenha uma boa comunicação interna

Faça o possível para ter uma ótima comunicação interna. Como já falamos anteriormente, cada detalhe que você deixa passar pode afetar no desempenho da sua equipe remota.

Por isso, utilize formas de melhorar cada vez mais a comunicação interna com o seu time de trabalhadores remotos. Você pode criar uma intranet, trabalhar o endomarketing, incentivar a comunicação entre setores e muito mais.

Utilize também aplicativos para facilitar a comunicação interna, pois fazer tudo por e-mail pode ser cansativo e pouco produtivo. Algumas das ferramentas de colaboração instantânea que mais podem ajudar sua equipe são:

  • Slack;
  • Discord;
  • Telegram;
  • WhatsApp.

7 - Utilize ferramentas de gestão

Utilize todas as ferramentas que puder para fazer uma boa gestão remotamente. Dentre as mais simples, podemos indicar o Google Agenda, Calendário e os blocos de notas (Evernote, Google Keep).

Você também pode utilizar a nuvem para arquivar documentos (Google Drive, Dropbox), além de utilizar aplicativos simples como Microsoft Office Excel, Power Point e Word.

Recomendamos também que você dê uma olhada em aplicativos de gestão de projetos. Eles são responsáveis por organizar todas as etapas, além de facilitar que você marque o responsável, defina prazos e analise os arquivos compartilhados.

Uma ótima opção de aplicativo de gestão de projetos é o Trello. Ele é gratuito e possui muitas ferramentas interessantes para você manter todo o seu time alinhado.

Dica Bônus: invista em um workplace personalizado

Por último, vamos te deixar com uma dica importante: se puder, invista em um workplace personalizado. Um workplace é a forma de juntar todas as ferramentas necessárias para fazer a gestão remota da sua equipe home office.

Por meio dele você oferece aos colaboradores um local de trabalho online onde são tratados praticamente todos os assuntos relacionados à empresa. Esta pode ser uma ótima forma de manter o seu time sempre unido!

Quero estar pronto para implementar a gestão remota!

Com esse novo modelo de negócio, as empresas buscam por profissionais capazes de gerenciar equipes utilizando os novos meios de comunicação e ferramentas.

Além disso, para uma gestão de pessoas remotamente, o profissional que comandará uma equipe precisa ser uma referência!

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O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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