Você sente que muitas vezes se perde e acaba esquecendo de fazer várias atividades no seu trabalho, estudos e dia a dia? Existem diversas ferramentas que ajudam as pessoas para que isso não aconteça mais. Uma delas é o Google Keep.
Sua grande vantagem é ser gratuito e ter integração com outros produtos da Google.
Ficou interessado em conhecer sobre o Google Keep? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Google Keep é uma ferramenta que tem o objetivo de facilitar e melhorar a vida dos usuários, através da organização com fluxos de informações do dia a dia das pessoas em tempo real.
Ele permite que o usuário faça anotações, lembretes e listas (lista de compras, por exemplo) tudo de forma completamente digital.
Uma grande vantagem é que esta ferramenta é do Google, ou seja, possui integração direta com outras ferramentas de organização de produtividade do grupo, como por exemplo: Google Agenda e o Google Docs, através de um único e-mail de cadastro.
Além de tudo isso, o Google Keep é gratuito e pode ser baixado para Smartphone (iOS e Android) e também acessado pelo computador através do site, caso você já possua conta do Google ou utilize outros serviços da companhia, é possível acessar o Google Keep de forma automática.
Também é possível instalar uma extensão no Google Chrome de seu desktop para utilizar a ferramenta.
Uma dica é você também conhecer o Notion App, uma ferramenta similar que também poderá te ajudar a se organizar melhor.
Algumas pessoas podem perceber uma leve semelhança com o método kanban presente em outras ferramentas, mas em geral, o Google Keep se diferencia um pouco, você sabe por que?
Dentro do Google Keep é possível definir tarefas, quem será o responsável, a data, lembrete, checklist, anexos, etc. Isso é muito similar ao Trello, um aplicativo que roda um quadro Kanban dentro dele.
Porém a grande diferença é que no Google Keep não fica claro quais atividades precisam ser executadas, quais estão sendo executadas e quais estão prontas.
Em um quadro kanban, conseguimos ver com mais facilidade em qual etapa cada atividade se encontra.
Porém ambas as ferramentas são de extrema importância e eficácia para ajudar você a organizar suas atividades.
Se fosse para eu escolher, eu diria que o Google Keep funciona muito bem para atividades da sua rotina individual enquanto outras ferramentas kanban funcionam melhor para trabalhar em times com grandes quantidades de pessoas, atividades e obrigações.
Mas independente disso, o Google Keep possui muitas funcionalidades que podem ser ótimas para gerenciar seu dia a dia. Vamos conferir?
Viu como o Google Keep pode ser ótimo para auxiliar você a ser uma pessoa mais organizada e gerenciar suas tarefas? Separamos algumas funcionalidades incríveis da ferramenta para apresentar para você.
Sabe quando você está com aquela preguiça para escrever no celular e prefere mandar um áudio no Whatsapp? Você pode fazer isso com o Google Keep também, com o diferencial que a ferramenta irá transcrever seu áudio.
Para isso, basta procurar pelo ícone de microfone em seu Smartphone e em seguida grave uma nota de voz. Quando terminar de gravar, será apresentado a você um texto com a sua mensagem. Crie um título e salve-o para ser compartilhado com o Google Keep web.
Através do reconhecimento óptico de caracteres, o Google Keep permite que você transcreva o texto de uma imagem e crie uma nota. Muito fácil não é?
Faça o esboço de um desenho dentro do aplicativo e selecione o ícone de caneta para ser mostrado a você várias opções para melhorar o seu desenho. Depois de finalizado, você poderá compartilhar com seu time.
Lembra que falamos que a ferramenta permite integração com outros serviços da Google?
É possível você criar uma nota e arrastar diretamente o Docs.
Dentro do Docs, clique em Ferramentas no menu e depois em Manter o bloco de notas. Será mostrada uma barra lateral com todas as opções de notas.
Você poderá percorrer a lista ou usar a barra de pesquisa para que você encontre o que precisa mais rapidamente. Depois, basta arrastar e soltar no corpo do documento.
Usar a extensão pode ser mais cômodo, principalmente pelo fato de que quando você cria uma nota usando a extensão, a URL da página já é salva.
Alguns times costumam salvar as informações de outros aplicativos de mensagens ou redes sociais no Keep para usar como referência mais tarde. É possível utilizar o Keep para escrever e-mails e criar postagens nas redes sociais. Clique nos três pontinhos no canto inferior do aplicativo e em enviar, em seguida escolha em qual aplicativo você deseja compartilhar a nota.
A ferramenta permite que você organize as notas com diversas cores, você pode por exemplo: usar uma cor para determinar tarefas urgentes e outra cor para determinar tarefas não urgentes.
Também é possível organizar as notas por categorias. Vai da criatividade de cada um para criar um padrão e se organizar da melhor maneira possível.
Uma das funções mais úteis do Keep é poder criar lembretes! Defina um lembrete com base na data que tem que terminar a tarefa.
Desta forma, outras ferramentas do Google, como por exemplo a Agenda, irá te alertar e lembrar de realizar a tarefa.
Sendo assim, não haverá chances de você esquecer.
Aposto que com tantas funcionalidades você está querendo saber como começar a utilizar a ferramenta, separamos o tópico seguinte exclusivamente para tratar deste assunto, bora lá?
Vamos aprender agora como criar uma nota e ser mais produtivo em seus estudos, trabalho e até mesmo nas atividades diárias?
Viu como é fácil?
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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