O que é holding familiar?
O que faz uma holding familiar?
Vantagens de uma holding familiar
Dica de Ouro!

O que é Holding familiar? Do planejamento sucessório à preservação da herança

Entenda o que é uma holding familiar, além do quão vantajoso nos mais diversos âmbitos distintos esse sistema pode ser se executado corretamente

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Holding familiar? Do planejamento sucessório à preservação da herança

Temas relacionados à herança são pouco valorizados pela maioria das famílias. Isso costuma trazer uma série de problemas, desde confusão na divisão dos bens, até a não preservação do patrimônio. Para ajudar a resolver esse problema, surgiu a holding familiar.

Acumular um bom patrimônio é um trabalho difícil, mas apenas a existência do mesmo não é garantia de perpetuidade (até mesmo grandes fortunas acabam, se forem mal administradas).

Então, como garantir que a sucessão patrimonial ocorrerá da melhor maneira? Qual é a melhor forma de gerir um patrimônio para evitar possíveis discussões entre a família, e ainda obter vantagens tributárias? Uma holding familiarajuda a resolver todos esses critérios.

Ao tratar do patrimônio da família da maneira mais adequada, realizando um planejamento estratégico e tratando como uma empresa, as chances de proteger os bens de maneira adequada aumentam consideravelmente.

Ficou interessado em entender o que é uma holding familiar? Então acompanhe os tópicos abaixo até o final:

  • O que é holding familiar?
  • O que faz uma holding familiar?
  • Vantagens de uma holding familiar;

O que é holding familiar?

Holding familiarse refere a um modelo de gestão patrimonial que funciona pelo tratamento do patrimônio da família como capital social de uma empresa em que os familiares são os sócios.

Então, no lugar de uma herança dividida entre os herdeiros, os mesmo agora fazem parte de uma companhia que administra os bens que seriam divididos (sejam ativos financeiros, imóveis ou mesmo outras empresas).

Assim, há uma transição de bens divididos entre pessoas físicas, para bens administrados por uma pessoa jurídica composta de pessoas físicas, que são os próprios familiares.

Em caso de falecimento de um membro da família, por exemplo, a holding familiar já deve possuir diretrizes bem estabelecidas sobre como proceder, havendo a possibilidade de se escolher e definir diretamente quem será o herdeiro de cada parte da herança.

As holdings familiares não são o único mecanismo para planejamento de sucessão patrimonial. É possível, por exemplo, realizar um processo de inventário, com a criação de um testamento, dependendo da situação de cada caso.

O mais importante é que se assegure o planejamento sucessório de maneira a proteger o patrimônio da família, evitando intrigas desnecessárias, e possibilitando vantagens econômicas, no âmbito fiscal, por exemplo.

Portanto, ao optar pela holding familiar os administradores da herança permanecem com a sua função, e os herdeiros recebem cotas, de maneira análoga às cotas de fundos de investimento, que garantirão as suas futuras parcelas do patrimônio.

De qualquer forma, é extremamente necessário manter a organização e o planejamento quanto as finanças pessoais e da família. Por isso, preparamos para você a planilha de Controle de Orçamento e Despesas no Excel.

Realizar o controle de orçamentos e despesas é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Além disso, para realiza-lo é necessário muito organização e atualização constante.

Pensando nessa necessidade desenvolvemos para você uma planilha especialmente para esse controle, de forma que com ela, você poderá evitar gastos além do planejado.

Invista na organização de suas finanças clicando no botão abaixo e fazendo o download desse material!

Planilha controle de orçamentos e despesas

Mas o que faz uma holding familiar? Continue lendo para descobrir!

O que faz uma holding familiar?

Sendo fundamental para a organização do planejamento sucessório do patrimônio da família, diferentemente de outras modalidades de proteção patrimonial, a criação de uma holding familiarvai muito além disso.

Assim, confira abaixo as principais funções desse mecanismo extremamente útil:

Planejamento financeiro

Justamente por ser administrada como uma empresa, a holding familiar garante um planejamento financeiro muito mais eficiente. Com o tratamento contábil e administrativo devido, se estabelecem demonstrações como o balanço patrimonial, bem como políticas de investimentos e distribuição dos lucros bem definidas.

Planejamento tributário

Uma das vantagens mais interessantes das holdings familiares é a possibilidade de um planejamento tributário mais eficaz. Graças às opções que surgem com a criação de uma pessoa jurídica, é possível diminuir a carga tributária.

Por meio de estratégias, como a de elisão fiscal, a empresa familiar consegue pagar menos Imposto de Renda de forma legal, por meio da escolha de qual regime fiscal é mais vantajoso para a situação.

Perpetuação do patrimônio

Com a mesma mentalidade de gestão financeira na perpetuidade de uma empresa, uma holding familiarajuda na perpetuação e na proteção do patrimônio de cada um de seus sócios.

Planejamento sucessório 

Por fim, com a holding familiar o processo de planejamento sucessório se torna menos caro e demorado. Com todas as regras bem definidas no contrato social da empresa, o processo se torna muito mais objetivo e eficiente.

Como já deve ter ficado claro, a holding familiar apresenta vantagens diversas para as famílias que conseguem executá-la com êxito. Mas existem diversas outras vantagens. Por isso, continue lendo para conferir.

Vantagens de uma holding familiar

Na sua própria definição, diversas vantagens já são explicitadas, mas isso não é tudo!

Quer descobrir ainda mais vantagens da holding familiar? Então confira algumas das mais importantes logo abaixo:

Melhor controle do patrimônio 

Como o controle patrimonial de uma holding familiar passa a ser por meio de uma pessoa jurídica, no geral, há mais eficiência no controle do patrimônio coletivo. Com o estabelecimento a priori do planejamento sucessório, seja pelo modelo S.A., ou pelo LTDA, se os contratos forem bem estabelecidos, há mais chances do patrimônio prosperar.

Não entendeu muito bem? Então vamos explicar a diferença entre os modelos S.A. e LTDA para que os conceitos fiquem mais claros. Enquanto as sociedades anônimas (S.A.) são reguladas por lei própria, as limitadas (LTDA) são reguladas pelo Código Civil Brasileiro.

Normalmente, as holdings familiaressão estruturadas como LTDA, que, em geral, são um modelo mais simples e barato. Nesse modelo, há a necessidade de apenas um contrato social que define o capital social (por meio de cotas) e a sociedade.

Em contrapartida, o modelo S.A. é mais caro e complexo. Nele, o capital social é dividido em ações, e a responsabilidade dos acionistas fica limitada ao preço da emissão das ações.

Estabelecimento dos termos de saída da holding

Com uma holding familiar é possível estabelecer contratualmente as consequências da saída de algum membro da empresa. Então, em caso de brigas familiares, por exemplo, estará bem definida a quantia a que se tem direito em caso de saída.

Criação de uma governança corporativa 

Com os interesses familiares alinhados, é possível estabelecer um mecanismo poderoso de governança corporativa, possibilitando a um planejamento de longo prazo com um crescimento patrimonial sustentável.

Definição de critérios e limites de gastos 

Por meio da holding familiar, a companhia pode estabelecer critérios objetivos para uso dos ativos (estabelecendo limites para uso pessoal, por exemplo), facilitando a redução das despesas familiares com gastos desnecessários, prática indispensável que protege o patrimônio no longo prazo.

Dica de Ouro!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro Pessoal E Familiar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.