
Com o avanço da tecnologia as mudanças em todos os âmbitos têm sido cada vez mais constantes. Quando se trata do mundo de negócios, muitas vezes elas estão mais alinhadas com a adaptação e o aprimoramento, que são processos de inovação incremental.
Esse termo foi elaborado por Joseph Schumpeter, economista austriaco autor do livro Business Cycles. O conceito se refere a uma situação que é melhorada continuamente, que não gera uma ruptura total, mas traz melhorias significativas para o uso de um produto ou serviço.
Quer conhecer mais sobre a inovação incremental, suas aplicações no dia a dia e como ela se diferencia dos outros tipos de inovação? Então, acompanhe este artigo até o final entenda tudo o que você precisa saber sobre o tema:
Vamos à leitura?
Antes de começarmos a falar sobre inovação incremental é preciso entender o que o conceito de inovação quer dizer. Afinal, essa palavra muitas vezes tem conotação de algo disruptivo, mas esse não é o seu único sentido.
De maneira geral, esse termo é uma combinação nova de recursos, sejam eles conhecimentos, ferramentas, ambiente ou outros fatores. Essa novidade a partir do momento que posta em prática deve gerar valor para o público que a utiliza.
Sendo assim, fica fácil de entender que nem sempre a inovação diz respeito a criar algo nunca visto antes. E é justamente nessa melhoria de tecnologias, processos e produtos que já existem que consiste a inovação incremental.
Mas esse não é o único tipo. Por isso, para que você entenda com clareza quais as diferenças entre cada um deles, separamos uma breve explicação também sobre as outras vertentes.
Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.
Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!
Inovação radical se caracteriza pela criação de um produto ou serviço completamente diferentes do que estão disponíveis no mercado ou quando o que já existe é oferecido para um público-alvo totalmente diferente.
Um exemplo é Airbnb. A empresa se propõe a organizar a relação entre pessoas interessadas em alugar determinado espaço por um tempo, de um lado quem irá se hospedar e do outro quem irá ser o anfitrião.
Outros exemplos de inovação radical são as plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime. Elas mudaram a forma de oferecer serviços de entretenimento, no entanto, utilizam de filmes e séries, ferramentas cernes das antigas locadoras.
Normalmente, a inovação disruptiva ainda é o conceito que vem à cabeça quando falamos em inovação. Ou seja, algo novo, diferente de tudo o que já foi visto e que mudará a forma com que determinados processos são feitos hoje.
Pense no mundo onde não existia a roda, por exemplo. A criação desse novo produto revolucionou o meio com que as pessoas se deslocavam, bem como transportavam materiais.
Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de inovação, é hora de descobrir quais as vantagens de investir em estratégias de inovações incrementais para o seu negócio. Vamos lá?
A inovação incremental pode ser uma das maneiras de se destacar no mercado. Afinal, com pequenas melhorias já é possível fidelizar clientes e se tornar uma marca cada vez mais presente em seus hábitos de consumo.
Mas essa não é a única vantagem desse tipo de estratégia. A inovação incremental também tem outros benefícios, como:
Você quer entender a fundo como esses fatores impactam na prática através de um exemplo de inovação incremental? Veja a seguir!
A inovação incremental pode ser vista em inúmeros produtos ou serviços utilizados no dia a dia. Afinal, a maior parte deles não foi criado da maneira como é hoje.
Por isso, separamos grandes cases de sucesso dessa metodologia que facilitam a sua rotina. Confira:
As marcas do Google em geral possuem grandes funcionalidades que vieram através de inovações incrementais.
O Gmail, por exemplo, não foi a primeira plataforma de envio de mensagens eletrônicas, armazenamento em nuvem ou chamada de vídeo. No entanto, foi pioneira na união de todas essas tecnologias em um único lugar.
As canetas transparentes com a tampa azul estão presentes na maioria das salas de aula, escritórios e casas de todo o mundo. No entanto, o que muitos não sabem é que ela foi criada através de uma inovação incremental.
O conceito surgiu de um problema simples: a necessidade de carregar tintas de canetas manualmente. A partir dessa observação, o barão Marcel Bich criou uma estrutura que fosse capaz de introduzir uma quantidade suficiente de tinta que fosse duradoura e dispensasse as constantes recargas manuais.
Sendo assim, de uma maneira simples, foi possível alinhar a criatividade e a inovação para resolver um problemajá existente.
Outra empresa que investe na estratégia de inovação incremental é a Faber Castell. Apesar de ser consolidada no ramo de papelaria e materiais escolares, a marca sempre busca lançar novos produtos e modelos para se manter como uma das líderes de mercado.
Desde uma cor fluorescente até um novo design de cadernos, a empresa aplica o conceito para manter os seus consumidores fiéis.
Se convenceu de que é necessário aplicar a inovação incremental em seus negócios? Confira abaixo como fazer isso!
Aplicar a inovação incremental pode ser muito mais simples do que você pensa. Por isso, separamos uma lista de boas práticas que podem ser o primeiro passo para a consolidação de uma organização ambidestra.
Além disso, para quem quer alinhar o empreendedorismo e a inovação, esse tipo de metodologia pode ser o caminho para novas ideias de negócios de sucesso.
A inovação incremental tem como base produtos e serviços já existentes. Por isso, nada melhor do que observar os detalhes e criar uma cultura empresarial com DNA de inovação. Para isso, algumas ações podem ser colocadas em prática:
Você já parou para pensar no quanto os pequenos cortes das embalagens de ketchup e maionese podem facilitar a sua abertura? Esse é um exemplo de inovação incremental que surgiu pela ideia de um colaborar.
Por isso, incentivo um ambiente de trabalho que alinhe autonomia e inovação. Além disso, volte sempre a atenção para as sugestões de funcionários. Boas práticas são:
Também é possível coletar ideias para inovações incrementais através de parcerias. Dessa forma, a percepção de novas utilidades para o serviço que você oferece ou para novos modelos de negócios.
Por isso, conheça o que o seu público alvo está realmente interessado. Por exemplo, com a popularização das redes sociais uma empresa de fotografia e filmagem profissional pode organizar cursos sobre produção de conteúdos.
Para oferecer esses serviços, é possível entrar em contato com alunos de academias, grupos de viagem e muito mais.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para continuar alimentando o seu conhecimento com conteúdos de qualidade!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!