As novas tecnologias e redes sociais mudam os hábitos e, consequentemente, a forma como as pessoas enxergam o seu produto ou serviço. Afinal, criou-se uma vasta infinidade de estratégias de marketing que podem ser traçadas. E, se você quer entender mais sobre elas, é fundamental conhecer a fundo o marketing 4.0.
Ele evoluiu os conceitos do tradicional ao digital, estreitando a relação entre os negócios e seus clientes. Afinal, antes o consumo era pautado no contato físico, mas hoje em dia as pessoas escolhem o que querem de qualquer lugar por meio de seus computadores e celulares.
Pensando nisso, as empresas têm dois caminhos: aproveitar a era digital com as estratégias do marketing 4.0 ou ver seus concorrentes se destacarem sozinhos. De qual lado você quer estar? Com certeza, do de maior visibilidade! Por isso, não deixe de conferir este conteúdo até o final. Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:
Vamos à leitura?!
O marketing 4.0 é a quarta era do marketing. A sua criação foi totalmente pautada na integração entre os conceitos tradicionais, mas com o viés de atualizá-los para a realidade digital.
Enquanto anteriormente o foco era nos meios de comunicação impressos, na televisão e no rádio, hoje em dia o mercado se expandiu para a internet. Por isso, essa evolução criou a principal base para a estratégia de muitas empresas: o marketing digital.
Mas visto o que fez o marketing 4.0 nascer e o seus conceitos, agora é hora de entender a sua diferença para o marketing tradicional. Vamos nessa?
Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.
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Como você já sabe, o marketing 4.0 é a quarta era dessa área. Por isso, é preciso entender as evoluções nos conceitos para colocar em prática de forma mais efetiva estratégias de atração de clientes, divulgação de produtos e muito mais.
Para te ajudar, preparamos um resumo com as principais características das fases anteriores ao marketing 4.0. Confira!
O marketing 1.0 foi o início das estratégias que integravam praça, preço, promoção e produto. E é justamente esse último quesito o ponto chave dessa era!
Durante o Fordismo, o foco do marketing consistia em explorar quais os benefícios que o produto poderia oferecer para os seus consumidores. Com isso, o que os clientes precisavam nem sempre era o cerne da discussão.
Na prática, essa situação fazia com que fossem promovidos produtos padronizados, que pudessem ser feitos em massa e larga escala.
Por isso, podemos resumir o marketing 1.0 em algumas características principais:
Como você já deve imaginar, era preciso mudar e justamente por isso nasceu o marketing 2.0. A nova abordagem veio trazer para o centro de todas as estratégias o que há de mais importante: o consumidor.
Na época, o acesso à informação já estava mais difundido e para convencer o cliente a escolher o seu produto ou serviço era necessário entender quais eram as suas necessidades.
Pensando nisso, nesse momento começamos a enxergar maiores níveis de personalização, com planos de marketing que passaram a se voltar para nichos cada vez mais específicos e não mais para a população em massa.
Sendo assim, é possível ressaltar as seguintes características da segunda era do marketing:
Agora que o marketing já possui o cliente como o centro das suas atenções, o que mais seria necessário para desenvolver as suas estratégias? Essa questão nem sempre tem uma resposta óbvia, mas notou-se, com o passar do tempo, que conquistar o consumidor já não era mais o suficiente.
Por isso, essa nova tendência deu origem ao conceito de proporcionar a solução para os problemas dos clientes. Assim, o objetivo do marketing 3.0 é criar cada vez mais facilidades para quem comprar seus produtos ou serviços.
Além disso, há também quem chame a terceira era do marketing como colaborativa. Afinal, ela permite com que haja maior interação entre empresa e usuários, permitindo mapear mesmo que de forma inicial as suas demandas para assim as organizações traçarem inovações.
Nesse contexto, é possível resumir o marketing 3.0 em alguns tópicos:
Sobre o marketing 4.0, já é mais fácil entender a evolução ao ser comparado com o anterior, por meio do conteúdo visto até aqui. A sua abordagem faz mais interface com o marketing digital, as redes sociais e o alto índice de acesso à informação.
Pensando nisso, o foco é atender as necessidades da indústria 4.0. Para isso, começou a colocar em prática ações como:
Para aplicar o marketing 4.0 ao seu negócio, as grandes referências da área,Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, criaram palavras-chave para as estratégias. O modelo foi chamado de 5A's do marketing 4.0. Confira quais são eles:
Foco em difundir a sua marca para que os clientes saibam que ela existe. Nesse passo, é necessário trazer consciência ao público-alvo.
Estratégias mais utilizadas: propagandas e fomento da indicação entre conhecidos. Para o segundo, pode-se utilizar campanhas de descontos.
O segundo passo é a atração. Dado que o cliente conhece a sua marca, agora é hora de mostrar para ele o porquê os seus produtos ou serviços se diferenciam do mercado e atendem melhor como solução para o consumidor.
Estratégias mais utilizadas: depoimentos de outros clientes.
O marketing 4.0 conta com uma das melhores ferramentas: o poder de arguição. Através da proximidade com os clientes, as marcas podem fazer pesquisas pela internet, tirar dúvidas e até mesmo receber feedbacks para a melhoria.
Estratégias mais utilizadas: caixas de perguntas em redes sociais, parte de páginas na internet com respostas para as perguntas frequentes e disponibilização de chats para interação com clientes.
A ação é a quarta etapa para construir uma jornada do cliente no marketing 4.0. É nela que o cliente parte para a experimentação. Ou seja, ele pode concluir se as suas expectativas sobre o produto ou serviço foram supridas ou não.
É nesse momento que acontece a efetivação da venda por parte da empresa e da compra por parte do cliente.
A fase da apologia no marketing 4.0 é voltada para criar uma fidelização do cliente. Com isso, o foco está em fazer com que ele seja defensor da marca frente a outras pessoas e também trazer mais frequência para o consumo.
Nesse momento, as estratégias mais utilizadas podem ser: outbound marketing, pesquisas de satisfação, brindes, entre outras.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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