Você sabia que mais importante do que adquirir novos clientes, é reter os clientes já existentes? Isso é possível através da estratégia de marketing de fidelização.
Isso porque, o cliente sempre irá optar pela sua marca independentemente do que aconteça. Além disso, ele será um grande propagador e divulgador da marca, sendo ele até mesmo o responsável por adquirir novos clientes.
Ficou interessado em aprender mais sobre o Marketing de Fidelização? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Marketing de Fidelização é uma estratégia de marketing que parte da Gestão do Relacionamento com o cliente e consiste em transformar clientes eventuais em clientes fiéis e recorrentes, ou seja, retenção de clientes.
Desta forma, podemos dizer que seu principal objetivo é criar laços fortes e duradouros com a base de clientes, fazendo com que ele continue comprando os produtos ou serviços da empresa, garantindo um maior faturamento.
Apesar desta estratégia estar bastante ligada a criar conexões com o cliente, ele não se trata do Primal Branding ou marketing de relacionamento, que inclusive pode ser excelente a união destas estratégias!
Isso traz diversos benefícios, pois o cliente fiel sempre irá optar por sua marca e não se importará com a concorrência.
Mas para que isso seja possível, é necessário investir em diversas ações em busca de aumentar a fidelidade com os clientes. Abaixo vamos apresentar alguns tipos principais de fidelização de clientes que podemos encontrar.
Existem várias maneiras de fidelizar clientes. As formas mais comuns de como isso acontece na prática são:
Podemos dizer que a fidelização pelo preço é o que oferece maior volatilidade, isso porque o cliente fiel ao preço só comprará da sua empresa enquanto o preço dela for o mais baixo. Desta forma, ele não é fiel a marca ou a qualidade do produto, e sim, ao preço!
Desta forma, quando um concorrente oferecer um produto a um preço mais baixo, sem dúvidas ele irá optar pela concorrência.
A fidelização pela experiência busca a satisfação do cliente e de fato a fidelização pela marca. Isso porque é a partir dela que o cliente experimenta em seus produtos ou serviços inúmeras experiências positivas, e desta forma será um promotor de sua marca.
Mas grande atenção neste ponto. Se algum ponto for alterado de modo que o prejudique, ele também será o primeiro a reclamar e optar pela concorrência.
Este tipo de fidelização acontece quando o cliente opta pela sua marca devido a comodidade. A comodidade pode ser a facilidade no pagamento, frete grátis, localização do estabelecimento, velocidade da entrega, etc. Sendo esta, uma ótima maneira de tornar o cliente fiel, principalmente quando unido a outros tipos de fidelização.
Este é um dos mais conhecidos, podendo ser um grande atrativo para os consumidores. Neste modelo o público decide pela sua marca devido aos benefícios e descontos por ter o plano.
O plano por fidelidade também pode ser aqueles que por exemplo: você corta o cabelo 5x e a sexta o corte é gratuito.
Porém, se este plano de fidelidade tiver multas, prazos longos de vigência, muita burocracia e qualidade ruim, seu cliente estará insatisfeito, como se ele estivesse preso dentro do serviço.
Neste tipo de fidelização o cliente irá ser fiel a sua marca, independentemente de qualquer coisa, e irá consumir seus produtos e serviços. E por isso são chamados de fidelidades que todas marcas buscam. Afinal, quem não quer que o cliente sempre compre de você e além de tudo divulgue seu produto para colegas e outras pessoas nas redes sociais?
Este tipo de cliente irá estar disposto a aumentar o valor da compra sempre que um novo produto da sua marca for lançado. Incrível não é mesmo?
E que tal agora aprendermos a aplicar o marketing de fidelização em seu negócio e começar a colher os resultados a longo prazo desta incrível estratégia. Vamos lá?
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Viu como a fidelização do cliente é importante? Além de aumentar o faturamento, melhora o relacionamento e aumenta a divulgação de maneira orgânica, partindo diretamente do cliente!
Vamos agora, conferir algumas dicas para aplicar esta estratégia dentro de sua empresa.
O primeiro passo para atender as necessidades do cliente na hora, no local e pelo preço adequado, é conhecê-lo e saber o que ele busca.
Busque coletar todas as informações que você consegue a partir de qualquer tipo de interação com vários clientes diferentes. A partir disso, você pode criar uma espécie de “top findings” e ver quais foram as necessidades e desejos que foram mais perceptíveis da boca de diversos clientes ao longo do processo.
Além disso, a tecnologia é um grande aliado, por meio de sistemas de coleta de dados e uso da informação a partir de inteligência artificial.
Ter um ótimo atendimento é algo básico para ter um cliente fiel. Por isso, é importante direcionar investimentos em seu atendimento, além disso, é fundamental também ter um bom pós-vendas.
Não podemos fazer com que o cliente esqueça da marca após realizar a compra!
A junção de diversas ações promocionais pode ser muito útil para fidelizar o seu cliente, dentre elas, podemos citar:
Vale lembrar que é importante que os descontos de fato sejam VERDADEIROS! Os clientes vão se lembrar dos preços antes do produto entrar na promoção. Ou seja, nada de metade do dobro, ok?
É importante que você utilize estratégia de marketing de conteúdo como forma de fidelizar seus clientes.
Isso pode ser feito a partir de vídeos informativos, artigos em blog, postagem em redes sociais e diversas outras ferramentas de marketing digital.
O que vale mesmo é produzir um conteúdo de valor ao seu cliente e que o faça entender a importância de seu produto.
É fundamental monitorar os clientes dentro de qualquer estratégia de marketing. Isso porque, através deste monitoramento é possível você saber em qual etapa da jornada de compra o cliente se encontra.
Uma das formas de se fazer isso é a partir de um bom sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o cliente).
Isso porque o CRM armazena as informações dos clientes atuais e potenciais, quais foram suas atividades, que tipo de interação ele teve com a empresa, etc.
Além disso ela consegue informar em qual etapa do seu funil de vendas o cliente se encontra. Muito importante dentro da estratégia de Marketing de Fidelização, principalmente para aplicar o pós-vendas.
O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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